Alimentos que garantem energia na malhação

qua, 02/05/2012 - 18h50

Alimentos para garantir energia para malhar

Foto Luigi Diamanti/http://bit.ly/d8Z1wV

Após começar a malhar, duas atitudes na mesa são perigosas para garantir um corpo saudável e forte. O primeiro é comer alimentos calóricos por achar que "pode" já que está se exercitando, a segunda é reduzir a dieta alimentar para garantir melhores resultados com mais rapidez.

Alguns cuidados nas refeições devem ser tomados para garantir energia e ânimo na hora de malhar, sem deixar faltar vitaminas e nutrientes que o corpo precisa para manter o bem estar. Confira algumas dicas para se manter saudável e ainda perder as gorduras indesejadas.

Nada de jejum - Seu corpo precisa ter combustível para treinar ou vai começar a queimar massa magra (músculos) em vez de gordura. O ideal é não deixar passar mais do que quatro horas da última refeição até a hora do exercício.

Coma carboidratos - Eles são nossa fonte de energia e ativadores metabólicos. Esse grupo alimentar deve representar 60% do café da manhã e almoço. São encontrados nos pães, massas, grãos e, em menor quantidade, nas frutas.

Proteínas no prato - Elas fornecem os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos. Leite ou derivados, carnes em geral, soja e ovos são ótimas fontes.

Frutas são essenciais - Coma pelo menos duas a três porções de fruta por dia. Elas, juntamente com verduras e legumes, repõem as vitaminas e os minerais perdidos durante o exercício.

Beba água - A regra de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia continua valendo. Se quiser, acrescente água-de-coco ou isotônicos antes, durante e após o exercício. Hidratar-se bem acelera o metabolismo, ajuda na recuperação muscular e auxilia no tratamento da celulite e flacidez.

Mais fibras - Coma alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço. Só evite fazer isso instantes antes do treino, pois a digestão desses alimentos é mais lenta.

Diuréticos Naturais - Consuma alimentos diuréticos naturais e nunca laxantes ou medicamentos similares. Erva-doce, salsão, coentro, berinjela e endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá ajudam a evitar a retenção de líquidos, favorecendo o emagrecimento.

Fim do estômago vazio - Não deixe o estômago vazio por mais de três horas consecutivas. O objetivo é acelerar o metabolismo e manter seu corpo ativo, usando a gordura como fonte de energia. Nos intervalos das principais refeições, saboreie lanches rápidos e leves, como uma fruta, um iogurte ou uma fatia de pão com queijo light.


Corte doces, frituras e o álcool - As chamadas calorias vazias dos doces levam o corpo a usar somente uma parte como fonte de energia, o resto é acumulado em forma de gordura. Já as bebidas alcoólicas, que são tóxicas ao organismo, serão queimadas primeiro pelo corpo, levando o restante dos nutrientes da dieta ao mesmo destino indesejado: os pneuzinhos.

Por Carmem Sanches

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