Crise em namoro longo

Seg, 17/11/2008 - 17h36

Crise em namoro longo

Namoro longo costuma dar em nada? Tempo de namoro não é parâmetro? Questões como essas já nos ocorreram em determinados momentos, não é mesmo?

“Já passei por uma situação assim. Fiquei num relacionamento de sete anos.

Publicidade

Mas, com o tempo foi esfriando e eu não sabia como dizer isso para o meu parceiro, afinal, tinha medo de ferir seus sentimentos”, contou Fabíola dos Santos, 28 anos, estudante.

Porém, com o passar dos dias, Fabíola percebeu que o namoro não dava mais pé: “Tomei coragem e falei o que sentia. Ele ficou arrasado. Mas, sei que fiz o que tinha de ser feito”.

Segundo Rita Romaro, psicoterapeuta e autora dos livros “Ética na Psicologia”, “Psicoterapia Breve Dinâmica com Pacientes Borderline”, o relacionamento deveria durar “enquanto houvesse amor, admiração, conversa (muita conversa), troca de afeto, de carinho, acompanhado de respeito e cordialidade”.

A profissional ainda completa: “Quando a relação não é marcada por essas atitudes e sentimentos, ou, quando os mesmos deixam de existir com o tempo, talvez seja o momento de se questionar o que realmente se deseja dessa relação”.

Ainda de acordo com Rita existem alguns sinais que demonstram uma crise no namoro: “As mudanças percebidas no parceiro, como por exemplo, a dificuldade para os encontros, um clima que não flui, um cansaço constante entre outras coisas, podem ser um indício de que alguma não vai bem. Talvez seja o momento de avaliar se é uma crise passageira (em função do momento de vida de cada um, troca de emprego, de função, dificuldades com amigos ou familiares, período de provas etc), se a relação está apresentando sinais de desgaste ou se o que esperavam da relação quando a iniciaram se modificou”.

Caso exista uma vontade de permanecer junto se faz necessário um diálogo. “Porém, se a decisão for a da separação é importante dar valor a tudo o que foi vivido, sonhado junto, trocado, pois isso ninguém poderá tirar, pois esse relacionamento fará sempre parte da história de cada um”, finaliza Rita.

Fonte - MBPress

4 comentários no Vilaclub

Comente!
qz qz
Dom, 20/05/2012 - 00h27 - reportar abuso

namoro a 4 anos, e temos algumas brigas que chego a pensar que estamos passando por crises.Mas creio que ñ é nosso caso,pq ainda existe muito amor e interesse em nos encontrarmos e temos planos para o futuro.Assim que conseguirmos nos estabilizar,termos casamento.

responder ao comentário
Gle Gle
Seg, 26/12/2011 - 15h51 - reportar abuso

Namoro a quase 10 anos e não temos planos futuro, ele é muito sucegado, o que me dixa chateada, penso em terminar pois nao estou vendo futuro, ja estou quase com 30 anos..

responder ao comentário
aline aline
Qui, 28/01/2010 - 09h43 - reportar abuso

Estava preocupada com o tempo do meu namoro (3 anos) e pensei q ja stavámos pessando por problemas d relacionamento; mas dpois q vi a materia senti e confirmei q meu namoro continua firme, forte e com muito amor, Ganhei o dia!!!!

responder ao comentário
Sex, 01/05/2009 - 06h17 - reportar abuso

Nao sei o que e pior um namoro longo ou um noivado longo.Conheci uma costureira do TEATRO MUNICIPAL do RJ, que estava noiva ha 25 anos .e todo ano ele jurava que ia se casar com ela.Moral da Historia, ja morreram os dois e morreram noivos.

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento clitóris fantasia sexual filmes pornô kama sutra orgasmo posições sexuais sexo sexo anal sexo oral traição
X
Menus diferentes para casamentos
Menus diferentes para casamentos Veja aqui por vilamulher