Namorado cheio de amigas - como controlar o ciúme

Sex, 29/07/2011 - 10h28

Namorado cheio de amigas

Conhecer a história do outro sem ter aquela vontade louca de modificar alguma coisa parece ser uma das tarefas mais complicadas dentro de um relacionamento. Ao longo da vida, nosso parceiro assimilou valores e cultivou o carinho de pessoas, cujos perfis e atitudes nem sempre nos agradam.

Publicidade

Estes amigos, em vez de ajudar a tornar a relação mais prazerosa, em alguns casos são motivos de cenas constantes de ciúmes entre o casal. Mas até que ponto este sentimento é aceitável nestes casos? E mais: como lidar com as amigas dele, que adoram fazer chamegos e dar presentinhos?

"Um bom começo é a namorada falar para o parceiro como se sente diante dos gestos dessas amigas. E cabe a ambos chegarem a um consenso de como agir nessa situação", aconselha o psicólogo e psicoterapeuta Marcelo Toniette. "Passar a controlar e vigiar o namorado, de forma obsessiva e exagerada, somente vai fragilizar ainda mais a relação".

Ao ouvir as queixas da namorada, uma das possíveis atitudes do homem é se afastar dos amigos. Mas saiba que esta restrição do contato social nem sempre é a melhor saída. O ideal mesmo é apostar num bom diálogo. "A conversa clara e objetiva é bem-vinda para lidar com essas crises geradas a partir do ciúme. É importante também evitar o ‘sinalizar’ ou o ‘dar a entender’, pois a parceira, quando está mergulhada no ciúme, pode ter seu bom senso abalado e não perceber o que o parceiro está tentando dizer", explica o especialista.

Outro erro que deve ser evitado é usar a célebre frase "ou ela ou eu", pois a namorada pode ouvir o que não quer como, por exemplo: "Eu quero ela, pois você me sufoca". "Quando amamos, esperamos que nosso sentimento seja retribuído na mesma medida. Porém, o desejo de exclusividade revela uma postura infantilizada, já que não temos controle sobre o sentimento e atitudes do outro", afirma Toniette. "O ciumento adere à parceria para que ele aja de acordo com as próprias expectativas, sufocando esse outro, inibindo a própria maneira de ser desse outro".

O psicólogo afirma que o homem também ‘facilita’ para que o ciúme aconteça. "Em uma relação em que a namorada nutre um ciúme doentio pelo namorado, o efeito (tê-lo sempre ao seu alcance) pode ser o inverso do que ela deseja, pois o homem pode se sentir tão desejado e tão no controle da situação que acaba por isentar-se do seu papel de cuidador da relação, seguro do sentimento da mulher".


Em algumas pessoas, o ciúme está relacionado ao zelo e à atenção com o parceiro; já em outras, ao medo de perdê-lo, o que pode resvalar para brigas - inclusive aquelas em público -, e até mesmo em violência física. "Em uma relação amorosa é fundamental existir a confiança e o respeito pela forma de ser do outro - com qualidades e defeitos. Caso isso não exista, ou alguns ponteiros precisam ser acertados, ou a relação não necessariamente é de namoro. Ciúme não é sinônimo de amor!

Por Juliana Falcão (MBPress)

7 comentários no Vilaclub

Comente!
Sáb, 19/07/2014 - 21h56 - reportar abuso

Concordo com a colocação acima. Deve haver confiança entre os parceiros, desde que ambos não deem motivos para que o ciúme possa se levantar e tomar conta da relação. Concordo também que, quando muitas vezes o homem está sozinho ou desprovido financeiramente, dificilmente uma amiga aparece estendendo-lhe a mão. Porém, ao saberem que alguém apareceu em sua vida, elas aparecem com a mesma velocidade de um raio e tentam de todas as formas competir pela atenção dele.

responder ao comentário
Ter, 02/08/2011 - 20h45 - reportar abuso

Tem q haver confiança sim, mas nao podemos dormir no ponto,..rsrss. A verdade é q algumas delas nao querem só a amizade deles,querem sempre algo a mais. Meu marido tinha uma amiga q nao dava um tempo,viva mandando msg hipercarinhosas no cel dele. Tive q exigir uma atitude dele. Ele passou a ignora-la ,..foi o q bastou,...e a amizade deles acabou. Qdo me dao motivo eu tenho ciumes sim,...

responder ao comentário
Sara Sara
Ter, 02/08/2011 - 20h36 - reportar abuso

Vocês nos comentários estão falando que não existe amizade entre homem e mulher porque tem é falta de amigos. Grupos de amigos que funcionam de maneira saudável tem homens e mulheres.

Agora, o curioso é que as namoradas ciumentas de amigos meus eram as primeiras a meter um par de chifres nos caras... ciúme é insegurança,mas tbm é uma forma de manter a outra pessoa isolada para poder aprontar a vontade. Cansei de ver isso acontecer.

responder ao comentário
Ter, 02/08/2011 - 20h30 - reportar abuso

Eu nao sou contra as amizades mas chamego demais nao é amizade,isso pra mim ja é segundas intençoes. qdo conheci meu marido uma amiga dele vivia mandando msgs carinhosas, eu via q ela nao me respeitava como esposa dele e muito menos se dava ao respeito. Comecei a cobrar uma atitude do meu marido. Ele começou a ignora-la e foi o q bastou pra ela se colocar no devido lugar,...SIMPLESMENTE ELA SUMIU DAS NOSSAS VIDAS.

responder ao comentário
Ana Ana
Sex, 29/07/2011 - 19h27 - reportar abuso

Também acho que o Eduardo e o Marco tá certo porque realmente não existe amizade entre homem e mulher e vice versa... o que o casal deve ter é confiança e companheirismo... nada de andar grudado (a) com amiga (o). Isso só dá rolo...

responder ao comentário
Eduardo Eduardo
Sex, 29/07/2011 - 10h49 - reportar abuso

Discordo do psicólogo, apear de respeitar a ua opinião. Se não tiver ciúmes, não tem amor entre o homem e a mulher. Controlar também não é uma opção boa;o que um casal deve ter em mente é confiança!!! Um abraço a todos e fiquem com DEUS!!!

responder ao comentário
marco marco
Sex, 29/07/2011 - 10h49 - reportar abuso

as mulheres devem ter ciumes das amigas sim, não existe amizade entre homem e mulher, ainda mais se amiga for bonita....e vale tbbem para amigos dela, esse negocio é papo furado, se o mulher der mole ele pega mesmo, e se ela der mole para o amigo esse tbem pega...

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento clitóris fantasia sexual filmes pornô kama sutra orgasmo posições sexuais sexo sexo anal sexo oral traição
X
Beleza é fundamental?
Beleza é fundamental? Veja aqui por vilamulher