Feromônios e atração sexual

Você já deve ter ouvido falar sobre feromônios, mas o que isso significa? Será que realmente essa substância é responsável pela atração entre homens e mulheres?

Vamos começar pela definição. A palavra feromônio deriva do grego e significa algo como "que transmite excitação". No dicionário Houaiss da Língua Portuguesa a explicação é: “substância biologicamente muito ativa, secretada por insetos e mamíferos, com funções de atração sexual, demarcação de trilhas ou comunicação entre indivíduos”

De fato, nos insetos, os feromônios têm importância fundamental para preservação da espécie, desencadeando respostas fisiológicas e comportamentais previsíveis. E até no controle de pragas os feromônios são utilizados.

No entanto, embora haja comprovação da ação entre animais e insetos, a idéia que os humanos também podem ser influenciados é alvo de grande controvérsia entre pesquisadores.

O biólogo Alberto José Arab Olavarrieta, pesquisador-colaborador do Laboratório de Ecologia Química do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), define os feromônios como “compostos químicos decretados por um organismo para interações com outros da mesma espécie. Isso, em animais”. O especialista explica também que eles agem em alterações sexológicas, como por exemplo, em cachorras no cio. “Não é uma coisa perceptível. Só o fato do composto químico entrar em contato com os sensores, já ativa no cérebro”, declara.

Porém, sobre o pouco que se sabe sobre essas substâncias em humanos, ele diz: “Tudo é especulação, não tem embasamento científico”, diz Olavarrieta.

Muitas são as empresas que se aproveitam da falta de informação sobre o assunto e lançam no mercado perfumes, óleos e essências com a promessa de que tornarão os consumidores mais atraentes e irresistíveis. É muita promessa para ainda inexistente comprovação do real papel dos feromônios nas relações humanas. “É impossível ter perfume com uma substância que mal foi estudada”, diz Olavarrieta.

Por Karina Conde (colaboração MBPress)

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

casamentoorgasmofeticheorgasmo femininoclitórispenteadosprazeransiedadecortes de cabelosexo analquadrinhos eróticosswingpompoarismovibradorfantasias sexuaissexo oralkama sutrafilmes pornôejaculação femininasexo selvagemtabus sexuaiscenas de amorbeijo gregoposições sexuais50 tons de cinza