Hímen complacente

Qua, 15/04/2009 - 15h58

Hímen complacente

Antigamente era comum deixar o lençol manchado de sangue na noite de núpcias, pois a maioria das mulheres se casava virgem, caso contrário o casamento correria o risco até de ser anulado. Mas ter hímem não é sinal de virgindade se observarmos o hímem complacente. Mulheres que tem hímem complacente tem muita elasticidade no hímem e este volta ao normal depois do ato sexual.

Publicidade

Apenas se rompe na ocasião do parto normal, pois a pressão é maior do que a penetração.

Hoje em dia, para muita gente ter o hímen ainda é sinal de virgindade. Mas quem pratica sexo oral e anal, pode ser considerada virgem? Polêmicas a parte, a questão é que existe uma pequena parcela de mulheres que já teve relações e ainda mantém a membrana, essa irrigada por pequenos vasinhos de sangue que se estouram.

"O hímen complacente não sangra na primeira relação. Antes isso gerava muito preconceito e problemas, pois as pessoas achavam que toda mulher virgem devia sangrar", diz Sueli Raposo, ginecologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica

Isso acontece por uma simples razão. Conforme a ginecologista Rosa Maria Neme, o hímen é uma membrana elástica. Entretanto, o complacente tem muita elasticidade e volta ao normal depois do ato sexual. Apenas se rompe no parto normal, pois a pressão é maior do que a penetração.

Este caso não indica que a mulher tenha alguma doença ou mesmo precise fazer uma cirurgia. Ela só é necessária quando não se consegue ter relações sexuais por causa da dor, quando é feita uma pequena incisão para abrir a membrana. Este tipo de procedimento cirúrgico é ainda mais indicado para hímens imperfurados.

"É sim preciso fazer a cirurgia, pois o hímen tem que ter uma abertura por onde saem as secreções e a menstruação. A membrana cobre toda a entrada da vagina e prejudica também as relações sexuais. Se for imperfurado, o sangue fica coletado causando muitas dores e podendo levar a infecções", explica Sueli Raposo.


Rosa acrescenta que a operação deve ser feita antes da primeira menstruação, logo na puberdade. "Mas como muitas pré-adolescentes apenas vão ao ginecologista após o início da menstruação, o diagnóstico é feito sempre depois".

Segundo a ginecologista, a cirurgia é simples. Enquanto a mulher está sedada é feito um pequeno corte e pontos, que cicatrizam em pouco tempo. No mesmo dia, ela já pode ir para casa.

Por Juliana Lopes

Leia Também

42 comentários no Vilaclub

Comente!
Miguel DAvila Miguel DAvila
Sex, 08/08/2014 - 15h41 - reportar abuso

Hímen é um mito. Não existe em nenhuma espécie de primatas. Homens e muitas mulheres acreditam, outros são calados, e no passado a mulher tinha que encenar defloramento. São muitas as formas de dissimulação e encenação, algumas até lamentáveis. Um caso deplorável foi de uma mulher que uma ginecologista deu pontinhos no introito vaginal, e a primeira vez com o noivo, que era para ter sido um momento de linda intimidade e prazer, tornou-se difícil para ambos e doloroso para ela.

responder ao comentário
deborah deborah
Dom, 22/06/2014 - 22h52 - reportar abuso

tive minha primeira relação meu namorado disse que ouve a penetração mais eu não sentir so sentia dor muita dor tem algum remedio que me deixe mais calma e relaxada pra mim não sentir mais dor se eu ter outra relação pode ocorrer a dor novamente nunca fui a um genecologista sei que tenho que marca um consulta mais falta tempo pq moro no interior e e tudo longe espero há Resposta Bjus

responder ao comentário
Marcos rodrigues de olive Marcos rodrigues de olive
Ter, 25/03/2014 - 03h47 - reportar abuso

A se eu posso; é tudo que quero.

responder ao comentário
thayna ... thayna ...
Ter, 10/12/2013 - 10h53 - reportar abuso

tenho uma vida sexual ativa mas ah maioria das vezes que transo parece ser ah primeira vez mas nao ah sagramento e ja faz 3 anos que perdi a virgindade nao entendo como volta ao normal em pouco tempo ...sera que alguem pode me ajudar a entender issu? agradeço ....

responder ao comentário
maria eduarda maria eduarda
Seg, 01/07/2013 - 11h41 - reportar abuso

quando uma pessoa tem um himem complasente pode-se enfia o dedo depois que se perde a virguindade ? e quando a pessoa tem uma vida sexual ativa pode doer todas as vezes ?
e todas as vezes si a pessoa tiver tido relaçao no dia anterior e tiver no outro dia vai sentir a sensaçao de esta virguem do mesmo jeito?

responder ao comentário
Luciana Luciana
Ter, 18/06/2013 - 18h46 - reportar abuso

Tive a minha primeira relação com 15 anos e não saiu sangue mais senti dor,e na minha segunda relação ainda senti bastante dor. Será que o meu hímen é complacente ? vou continuar sentindo dores ?

responder ao comentário
Fernanda Fernanda
Qui, 13/06/2013 - 23h53 - reportar abuso

Tive relação sexual apenas 1x,não sangrou e também não sentir muita dor. Isso ocorreu a 3 meses atrás e de lá pra cá não tive mais relações e teno duvidas. '' Será que ainda sou virgem? Será que meu himem é complacente,pois foi o caso da minha mãe? Se perdi de fato o himem com o tempo que não faço nada e pelo fato de ter sido apenas 1x e não durou mais que 10 minutos a tranza,meu músculo contraio de volta?
E tem outro probleminha,eu estou namorando e meu namorado pensa que sou virgem,ele irá perceber algo de diferente e identificará que não sou mais virgem ou eu não preciso me preocupar ?

Obrigada e desde já agradeço.

responder ao comentário
Jéssica Brito Jéssica Brito
Qui, 06/06/2013 - 10h48 - reportar abuso

Olá , tenho 22 anos ,bem no meu caso eu tenho hímen complacente , não sinto dor no ato sexual , me casei virgem e sangrou um pouco , porém ainda tem uma pelezinha que não sai , e nem precisa sair , pois não me encomoda em nada .....

responder ao comentário
Sandra Sandra
Sáb, 02/02/2013 - 21h22 - reportar abuso

Tive a primeira relação sangrou..porém toda vez que tenho relação tenho dor minha primeira ginecologista não falou nada mais outro ginecologista falou que tenho himem complacente..mas pelo que li quem tem não sangra na primeira relação???

responder ao comentário
lais lais
Sex, 23/11/2012 - 21h12 - reportar abuso

bem com 15 anos eu tive a minhaprimeira relação e fiquei gravida de gemeos mais um morreu no começo da gestação na minha primeira vez não sangrou e as relaçoes doem bastante é por quausa do himen eu quis tentar o parto normal mail não tive delatação .

responder ao comentário
Veja mais comentários

Leia Também

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento clitóris fantasia sexual filmes pornô kama sutra orgasmo posições sexuais sexo sexo anal sexo na cama sexo oral traição
X
10 Curiosidades bizarras do sexo
10 Curiosidades bizarras do sexo Veja aqui por vilamulher