O corpo durante a atividade sexual

Qua, 23/09/2009 - 16h42

O corpo durante a atividade sexual

A química do amor faz uma revolução no nosso corpo, principalmente quando envolve o sexo, um verdadeiro rebuliço interno que altera os nossos processos físicos e químicos, capaz de aliviar as tensões, revitalizar o corpo, estimular a mente, e, claro, deixar você ainda mais íntima do seu parceiro, fundamental para um bom relacionamento.

Além disso, você fica ainda mais bonita, com a pele e os cabelos mais brilhosos.

Publicidade

Conforme a nossa colunista, Fátima Mourah, a explicação está nos hormônios sexuais. "Eles possuem receptores cutâneos que, quando estimulados fazem com que a pessoa tenha um melhor aproveitamento das substâncias que chegam à pele. A excitação física também eleva o nível do estrógeno, que ajuda a deixar o cabelo mais cheio e a dar a pele uma aparência sedosa".

Para começar, na fase da excitação, o homem é estimulado principalmente pela visão e a mulher pelo tato. Carícias, beijos, toque nas zonas erógenas, uso de apetrechos eróticos, uma boa lingerie, enfim é preciso caprichar nas preliminares afim de estimular o corpo para o sexo. Enquanto os homens gostam de luz acesa e uma ação mais sensual para o pênis entrar em estado de alerta, as mulheres gostam de carinhos e escutar elogios do namorado.

Conforme o ginecologista Lister Salgueiro, na excitação, fase em que a pressão e os batimentos cardíacos aumentam, o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções, recebe vários estímulos. "Os neurotransmissores, como o próprio diz, transmitem a informação e interligam os neurônios cerebrais, funcionam na ativação do impulso sexual, quando ocorre a lubrificação vaginal e à ereção peniana", explica.

Os dois órgãos responsáveis pelo prazer recebem uma grande quantidade de sangue. Só que o clitóris o absorve menos, por ter menos cavidades que o pênis, isso explica o fato da mulher demorar mais para se estimular sexualmente e necessitar de mais tempo de preliminares até que o sangue lubrifique a vagina.

"Os homens também são favorecidos porque têm mais testosterona (hormônio do tesão) do que as mulheres. Somente na fase da ovulação é que a quantidade aumenta nelas. A diferença entre de volume entre os gêneros chega a quase 10 vezes", ressalta.

Enquanto a mulher fica com a vagina mais inchada, o homem tem a ereção, e os dois ficam com a respiração mais ofegante. A adrenalina também libera os dois para o ato sexual. À medida que a excitação cresce, a endorfina, substância também associada aos exercícios físicos e responsável pela sensação de prazer, está mais presente no organismo. "O sexo simula a atividade física e libera endorfina, além de dopamina e serotonina, mas é claro que o prazer é diferente do que os exercícios. O sexo é o terceiro exercício mais intenso. Para se ter uma ideia, em uma relação podemos gastar até 620 calorias", diz.

Quando há a liberação máxima da endorfina o orgasmo acontece. Nessa hora, todas as células nervosas do cérebro descarregam seu conteúdo elétrico, promovendo o relaxamento físico total. Na mulher, durante esse clímax também é liberado outro hormônio, chamado ocitocina, responsável pela contração do útero.

De acordo com Salgueiro, a tensão muscular alcança quase o seu máximo e o batimento cardíaco pode chegar a 190 pulsações por minuto. "Muitas vezes, a pessoa não tem condicionamento físico, isso explica o fato do Viagra estar associado as complicações. Não é somente pelo remédio em si, mas o estímulo exagerado que ele proporciona. Muitos homens não estão preparados para isso", esclarece.

No orgasmo, as pupilas se dilatam, a pele fica rosada e a respiração ofegante, há a ejaculação no homem e a contração vaginal na mulher. Em algumas mulheres ocorrem os chamados orgasmo múltiplos, picos de prazer em seqüência, sem interrupções, fato que não acontece com os homens.


"Isso está associado ao chamado período refratário, a fase de relaxamento após o orgasmo. Eles necessitam desse período para ter uma nova ereção, isso varia de homem para homem, nos jovens, 30 minutos, e com o passar dos anos pode durar até 24 horas". Além da idade, estresse, cansaço e uso de medicamentos também influenciam no tempo do período refratário. Se nós precisamos de mais estímulos para atingir o prazer máximo, eles necessitam de mais tempo para voltar à ereção. É o famoso equilíbrio que a natureza explica. Os casais chegam a associar o sexo com quantidade de orgasmos. Mais do que isso, a qualidade está em primeiro lugar, principalmente quando os dois estão satisfeitos.

Por Juliana Lopes

18 comentários no Vilaclub

Comente!
ojzediozwn ojzediozwn
Dom, 24/11/2013 - 13h09 - reportar abuso

VilaMulher - O corpo durante a atividade sexual
<a href="http://www.g69bf3hjm78nb9x4h78p53k041izh42gs.org/">aojzediozwn</a>
ojzediozwn http://www.g69bf3hjm78nb9x4h78p53k041izh42gs.org/
uojzediozwn

responder ao comentário
cristiane cristiane
Sáb, 14/04/2012 - 23h12 - reportar abuso

Leiam que tb faz bem...

responder ao comentário
Sáb, 23/07/2011 - 16h20 - reportar abuso

não adianta só ler é bom por em pratica.

responder ao comentário
Ter, 24/11/2009 - 13h08 - reportar abuso

Amor, sexo prazer, quem não conseguir conjulgar esses verbos em conjunto, jamais vai poder experimentar essa coisa louca, essa linguagem maluca que nosso corpo expressa. transar é bom, fazer amor é bom, trepar é bom, não importa o nome, o que importa é a sensação é o prazer desse ato. Uma coisa mágica, que nasce na alma circula pelo corpo, arrepia a pele eexplode numa sensação que sóquem goza sabe. Eu me permito tocar, ser tocada, deixar fazer, assim me conheço, me conquisto, me respeito. No meu blog conto isso, o endereço e´: www.sexoforadocasamento.blogspot.com -

responder ao comentário
Joao Joao
Ter, 20/10/2009 - 20h42 - reportar abuso

ashaushua... os kras colocam nomes de mulher pra comentar... ai dizem q foi mto bom transar com eles mesmos... ajksodkasokdoaksodkasodkaosdk... soh rindo mesmo de pessoas q precisam disso para se auto-afirmar......

responder ao comentário
Lucilene Lucilene
Sex, 25/09/2009 - 16h57 - reportar abuso

Nossa estão de parabéns, ontem aconteceu comigo!
Parecia que meu coração tinha uma escola de samba, meu sangue ferveu, minha respiração ficou ofegante e ......
E lendo está materia quero mais hoje! por favor poderia mandar esta materia para meu e-mail quero repassar para minhas amigas e colegas. bjus

responder ao comentário
Sex, 25/09/2009 - 11h31 - reportar abuso

Como é bom fazer amor com o meu marido, ele é tudo de bom...

responder ao comentário
magali magali
Qua, 23/09/2009 - 23h02 - reportar abuso

É mesmo dificil conseguir lubrificação aos 40 anos de idade ou quase isso, mas experiencias anteriores ajudam cada momento no inicio da relação sexual atual. A ajuda de um amante ,de vez em qdo, tb faz vc se revigorar, algo que no parceiro fiel, muitas vezes vc não consegue.

responder ao comentário
João João
Qua, 23/09/2009 - 22h52 - reportar abuso

Qdo transo com minha Mulher e temos aquela transa bem profunda ao ponto de nem eu chegar a gozar por ficar tão erreto que fica encroado mas ela gza varias vezes e sinto que ela se sente bem, mas ao mesmo tempo percebo que sai lagrimas dos olhos dela pq será??

responder ao comentário
Simone Simone
Qua, 23/09/2009 - 22h47 - reportar abuso

SOU CASADA HÁ 15 ANOS, TENHO DOIS FILHOS DE 15 8 ANOS, NO COMEÇO FOI BOM, NÃO DIGO QUE FOI ÓTIMO, ELE TEM UMA PARTICULARIDADE QUE EU NÃO GOSTO, TENHO UM CASO FIXO, NÃO VOU DIZER QUE É AMANTE (ACHO VULGAR) ME REALIZO COM O OUTRO, ME CONSERVO O MÁXIMO, SOU UMA EXCELENTE DONA DE CASA, MINHA SOGRA ME ADORA, ACHO NÃO ESTOU FAZENDO NADA DE ERRADO, NÃO TENHO A MENOR DOR NA CONCIÊNCIA. COM MEU MARIDO FINJO, MAS DIVIDO OS PROBLEMAS, DOU APOIO NAS CONTAS, CUBRO DAQUI E CUBRO DALI, MAS CONFESSO QUE ESTOU CANSADA DISSO. CONFIDÊNCIAS? NEM PARA MINHA AMIGA MAIS ÍNTIMA. DESABAFEI

responder ao comentário
Veja mais comentários

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento clitóris fantasia sexual filmes pornô kama sutra orgasmo posições sexuais sexo sexo anal sexo na cama sexo oral traição
X
10 Curiosidades bizarras do sexo
10 Curiosidades bizarras do sexo Veja aqui por vilamulher