Perfume de feromônios - eles funcionam?

quin, 02/02/2012 - 12h58

Perfume de feromônios  eles funcionam

Você já deve ter ouvido falar dos perfumes de feromônios que supostamente espalhariam hormônios que atraem o sexo oposto. Pois é, mas isso não existe, pelo menos, não de uma forma que caiba num frasco de perfume.

O significado da palavra feromônio, vem do latim, e significa "hormônios que andam" e é exalado pelos animais, as fêmeas exalam a substância quando estão no cio. O mesmo acontece com os seres humanos, as mulheres quando estão ovulando liberam esse hormônio.

Conversamos com um terapeuta e um químico e conseguimos algumas informações esclarecedoras sobre esses perfumes. A conclusão? Estes produtos não tem o poder que prometem.

Apesar dessa forcinha da natureza, os hormônios, sozinhos, não determinam a atração sexual entre duas pessoas, já que outras interferências podem acontecer. Segundo o terapeuta sexual Paulo Tessarioli, "O ser humano planeja suas ações, ele imagina, se prepara para conquistar e se tornar atraente para ser notado por quem lhe interessa. Portanto o que existem são situações facilitadoras. Tudo vai depender de como a pessoa acessa o seu lado imaginário do ponto de vista sexual".

Os irmãos Marcelo e Wilson Saggiori são sócios na sex shop virtual Desejos e Prazeres. Wilson é químico e farmacêutico e criou uma linha com 40 produtos variados e um deles é o perfume de feromônios Fantasy in Love.

Segundo Marcelo, os perfumes vendem muito bem, mas são apenas uma ferramenta a mais segurança na hora da conquista, um "apoio". "No Brasil, as indústrias adotam aromas fortes que podem ser sentidos em seus primeiros momentos (chamamos nota de cabeça) e geralmente são cítricos amadeirados, patchoulis ou Ylang Ylang, mas nada têm de mágico ou especial"

Vilamigas, é claro que se o gato está cheiroso, é inteligente e bem humorado, quem precisa dos tais feromônios? Aí entra outra questão, que é o meio e o modo como funciona o cérebro humano.

O córtex é a área do cérebro onde as ações são planejadas, é ali que ocorrem as reações enquanto a pessoa está se preparando para encontrar alguém, isso quer dizer, que uma espécie de clima começa a se criar com antecedência. Essa capacidade de planejar e de criar as tais situações facilitadoras, das quais terapeuta Paulo Tessarioli nos falou, é o que nos difere dos animais irracionais.

Entre os animais não há conversa, preliminares ou charme, há hormônios agindo, e o resto simplesmente acontece. Já conosco, que somos animais, mas racionais, a coisa se complica muito, porque escolhemos.


Por Giseli Miliozi

NENHUM COMENTÁRIO NO VILACLUB

Comente!

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentogravidezorgasmo femininomaquiagempenteadosansiedadedietacortes de cabelosexo analswingsexo oralkama sutrafilmes pornôbolo de liquidificadorposições sexuais