Sabonetes íntimos, saiba usá-los!

Seg, 02/06/2008 - 17h12


Foto Divulgação

Os sabonetes íntimos chegaram ao mercado pouco a pouco e hoje ocupam parte das prateleiras de farmácias, perfumarias e até supermercados. São lenços umedecidos, sabonetes líquidos e até desodorantes que garantem bem-estar, cheiro agradável e higienização genital feminina.

Publicidade

No entanto, não se deve abusar destes produtos. O uso diário desses sabonetes deixa a pele mais sensível, pois tira a proteção natural das partes íntimas. Eles são bons para casos específicos, como infecções ou bactérias que se instalam na vagina, como o caso da candidíase.

“A lavagem excessiva dos genitais pode provocar irritações, assim como a higiene mal feita. A melhor opção é o sabonete com pH neutro para não prejudicar a pele. Os genitais são sensíveis, pois a mucosa produzida pela vagina absorve mais substâncias”, explica Reinaldo Tovo, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Existem diversas maneiras de manter as partes íntimas limpas e cheirosas. O melhor método é a higiene com água e sabonete com pH neutro. A vagina é uma parte do corpo que fica abafada e recebe pouca ventilação. Além disso, os grandes lábios costumam formar secreções que ficam acumuladas. Portanto, o ideal é passar o sabonete de pH neutro em cada dobrinha da região e enxaguar abundantemente. Qualquer resquício de sabonete pode causar coceiras e alergias.

Ainda segundo o dermatologista, usar calcinhas que permitem ventilação na região é essencial para evitar infecções. As peças de algodão são a melhor opção. Já as de lycra ou rendadas só devem ser usadas esporadicamente. A regra não vale apenas para roupas íntimas. Calças muito apertadas, principalmente jeans, agravam corrimentos e também impedem a ventilação. Um truque recomendado pelo ginecologistas para arejar a região é dormir sem calçinha.

Antes de procurar um destes produtos, o melhor a fazer é consultar seu médico para confirmar se há necessidade de uso. Priorizar a higienização é fundamental para o bem-estar feminino e previne futuros problemas com bactérias e infecções.

Fonte - MBPress

5 comentários no Vilaclub

Comente!
anna Costa anna Costa
Ter, 13/09/2011 - 12h41 - reportar abuso

Teria uma posologia ideal para o sabonete íntimo,nem muito nem pouco,qual seria?

responder ao comentário
anna Costa anna Costa
Ter, 13/09/2011 - 12h37 - reportar abuso

Usei o Dove como sabonete intimo e tive irritação,qualquer um da irritação ou tem uns melhores que os outro?

responder ao comentário
Calcinha Calcinha
Seg, 07/03/2011 - 20h20 - reportar abuso

Calcinha com ç é foda.

corrija.

É um ultraje a nós, calcinhas do mundo todo.

responder ao comentário
jaqueline jaqueline
Qui, 09/12/2010 - 11h50 - reportar abuso

eu ja usei sabonete intimo,mas me deichou com mal odor na regiao intima,e gostaria de saber prq ?se eles sao bem indicados pelos especialistas!

responder ao comentário
Lia Lia
Qua, 01/07/2009 - 10h34 - reportar abuso

Também gostaria que vcs citassem alguns exemplos de sabonete íntimo com ph neutro. Muito se ouve falar desses produtos, mas não vejo quais são os produtos mais indicados e que possuem ph neutro.

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza casamento clitóris fantasia sexual filmes pornô kama sutra orgasmo posições sexuais sexo sexo anal sexo na cama sexo oral traição
X
Kama Sutra para iniciantes em 5 posições
Kama Sutra para iniciantes em 5 posições Veja aqui por vilamulher