Sexo na menopausa: o encontro entre a paixão e a maturidade

qua, 25/11/2009 - 12h35

Sexo na menopausa o encontro entre a paixão e a ma

Existe época apropriada para uma mulher se apaixonar? A maturidade vivida pelas mulheres no período da menopausa, traduzida por alterações de ciclos hormonais e modificações do corpo, são realmente fatores limitantes para o prazer, a vida sexual, o amor? Pois acredite, a resposta é não!

Foi-se o tempo em que a mulher pós 50 anos deveria simplesmente conformar-se com seu novo ciclo de vida a deixar de lado os prazeres sexuais. Muito pelo contrário. Esta é a fase em que o sexo pode se transformar em uma atividade ainda mais satisfatória, uma vez que não existem mais transtornos como, por exemplo, uma gravidez indesejada. Normalmente bem-resolvidas em relação aos seus parceiros e com os deveres de mãe, esposa e profissional já cumpridos, elas podem, e devem, aproveitar os tratamentos médicos, como reposições hormonais, para viverem tórridas paixões na cama.

E mais: levando-se em consideração que a expectativa de vida das mulheres brasileiras gira em torno de 76 anos de idade (IBGE, 2008), e que a menopausa ocorre por volta dos 50 anos, conclui-se que o período pós-menopausa representa cerca de 30% da vida de uma mulher! Anos que podem, sim, representar verdadeira felicidade entre quatro paredes.

leia também


Médicos especialistas em sexualidade feminina são unânimes em afirmar que a busca pelo prazer não é uma característica definida por faixa etária. Criar ambientes românticos, eliminar preconceitos relacionados às fantasias sexuais e admirar a beleza ainda existente no corpo maduro são capazes, de fato, de reascender o desejo e restabelecer a satisfação plena sexual das mulheres. Que, diga-se de passagem, em muitos casos, não foi alcançada nem mesmo durante a juventude.

Por Adriana Cocco

2 comentários no Vilaclub

Comente!
zelia araujo araujo
seg, 08/11/2010 - 18h59 - reportar abuso

SER UMA MULHER MADURA É MARAVILHOSO HOJE TENHO 40 ANOS E VIVO UMA RELAÇÃO MARAVILHOSA ,CONHEÇOO MEU CORPO QUE NÃO CONHECIA NO PASSADO ,NÃO EXISTE IDADE PARA SER AMADA ELE TEM 57 NÓS NOS ENTENDEMOS MUITO BEM EM TODOS OS SENTIDOS .LIBERTE-SE SEJA FELIZ.

responder ao comentário
luzia costa
quin, 26/11/2009 - 11h05 - reportar abuso

Me casei com 17 anos,hoje tenho 53,e posso dizer que nunca fui tão feliz como mulher como estou me sentindo agora!!estou em um novo relacionamento, em que meu parceiro é maravilhoso, diz tudo que eu nunca ouví do meu marido, me deixa super á vontade,as vezes me supreendo comigo mesma,fazendo coisas que nunca imaginava,meu ex marido me dizia que eu era fria,feia e eu acreditava, hj eu sei que não sou ele que não me conhecia!!hj sou uma nova mulher, uma mulher feliz!!!

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas