Especial de Páscoa

Candidíase e a higiene íntima da mulher

Qui, 24/01/2008 - 16h13

Muitos incômodos fazem parte da vida da nossa vida. E quando se fala em higiene íntima, um deles sem dúvida é uma doença chamada candidíase. Se você ainda não teve sem dúvida já ouviu falar.

Publicidade

Simone*, 26 anos, vivia se queixando de coceira na vagina. "Quando não era coceira era um corrimento branco, ardor e desconforto para urinar", conta. Já Carina*,34, sentia dores nas relações sexuais. "Pareciam que estavam me cortando. As mucosas vaginais ficavam bastante inflamadas e a vulva, às vezes, ficava com o mesmo aspecto de ‘assaduras’ de crianças que usam fralda. Passava muita pomada, mas isso não resolvia", diz.

O drama de Carina e Simone ilustra o que as mulheres sentem quando há um crescimento exagerado de fungos na vagina, que produzem inflamação e sintomas desagradáveis. "Trata-se de uma infecção que afeta principalmente as mulheres entre 18 e 35 anos", explica a ginecologista Fabiola Castro.

Há dúvidas entre os estudiosos se o contato sexual seria uma das formas de contrair a doença. "Parece que sim. Mas a deficiência no sistema de defesas do organismo é de longe a causa mais importante de candidíase" Conforme a ginecologista, algumas mulheres, inclusive, teriam uma deficiência imunológica específica para desenvolver a doença, o que explicaria os casos de repetição freqüente.

Fabiola adverte para sempre seguir orientação médica no tratamento de todo e qualquer problema vaginal. E nunca buscar a orientação de balconistas de farmácias ou usar cremes vaginais sugeridos por amigas. "As mulheres confundem os sintomas de outras infecções ou mesmo de alergias vaginais com candidíase e se automedicam". Isso pode aliviar ou melhorar os sintomas, mas na verdade estão mascarando a doença que vai reaparecer lá na frente.

Prevenção

E como prevenir? É muito importante dormir o suficiente, reduzir o estresse, diminuir os doces. Roupas íntimas de material sintético e calças compridas apertadas também devem ser evitadas. Prefira as calcinhas 100% de algodão. "Lembre-se que a calcinha deve ser posta para secar em ambiente fresco e seco - evite deixá-la secando dentro do banheiro, que é quente e úmido, como os fungos gostam... e usar camisinha, masculina ou feminina!", aconselha Fabiola.

Fonte: MB Press

28 comentários no Vilaclub

Comente!
anônima anônima
Ter, 24/12/2013 - 01h33 - reportar abuso

Eu tenho 12 anos, e a alguns dias venho tendo muita coceira e irritação na vagina, nunca tive relação sexual, esta coçando muito, e tenho vergonha de falar com minha mãe e agora?

responder ao comentário
Branca Branca
Ter, 19/06/2012 - 23h50 - reportar abuso

CORREÇÃO
Qual o exame que detecta essa deficiência? Varias vezes me queixei ao medico, ele somente faz os exames padrão.

responder ao comentário
Branca Branca
Ter, 19/06/2012 - 23h41 - reportar abuso

Qual o exame que detecta essa deficiência? Varias vezes me queixei ao medico, não ele faz os exames padrão.

responder ao comentário
marilene marilene
Seg, 16/04/2012 - 05h54 - reportar abuso

goto dissso

responder ao comentário
ana bell ana bell
Dom, 15/04/2012 - 21h31 - reportar abuso

oi meu nome e ana bell tenho 15 anos
ee eu tenho corrimento amarelado e quanto vou faser ralaçoes sexuais me dou muito
me ajudem
aa e eu ja foi mais fais 6 meses

responder ao comentário
girlanne girlanne
Ter, 21/02/2012 - 09h03 - reportar abuso

estou com bolhas nas partis intimas arde muito o que faser?

responder ao comentário
girlanne girlanne
Ter, 21/02/2012 - 08h51 - reportar abuso

tenho bolinhas no meus pequenos labios com coseira e arde o que faser? estou disisperada

responder ao comentário
Renata Renata
Qua, 15/02/2012 - 00h27 - reportar abuso

Boa noite ! Então amigas, tenho quase 26 anos e pela primeira vez, estou com estes sintomas de "candidíase". Já fui à ginecologista por 3x, usei as mesmas pomadas que muitas de vocês. Fiz o tratamento recomendado por 3vezes e os sintomas nunca se quer diminuíram. Estou com os sintomas há quase 4 meses. Comprei roupa de cama anti fungíca e mudei minha dieta, também passei a tomar antialérgicos mas nada resolve minha situação que põe em risco meu relacionamento. Alguém poderia me ajudar?

responder ao comentário
Zaira Zaira
Seg, 21/11/2011 - 12h12 - reportar abuso

Então a ginecologista disse que normalmente dar nas mulheres entre 18 e 35 anos, só que eu tenho 17 anos e começou a cocar ontem, e na hora de faxer xixi arde muito, a coceira é insuportavel.... O que eu devo fazer?

responder ao comentário
ligia joão pessoa - PB ligia joão pessoa - PB
Qua, 26/10/2011 - 21h50 - reportar abuso

Gostaria de saber o que faço p evitar as coceiras ns vagina e a vermelhidão que tá como se fosse assada... doi.. coça sem parar , não sei o que fazer.

Desde ja agradeço pela atenção.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais sexo anal sexo oral unhas decoradas vestidos