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10 dicas para planejar seu bazar artesanal de Natal

Qua, 30/11/2011 - 05h00

10 dica para planejar seu bazar artesanal de Natal

Foto: Dreamstime


Durante a época de Natal são comuns bazares de produtos artesanais em diversos lugares. Com as redes sociais, divulgar o seu bazar de produtos artesanais ficou mais fácil. Quer fazer o seu? O Vila Craft buscou dicas e conceitos de bazares e fez uma lista com dicas para você planejar seu bazar artesanal de Natal e ainda receber suas amigas e clientes.

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1 - A primeira coisa a se fazer é uma lista de convidadas, ou seja, pessoas que gostam de produtos artesanais e do seu trabalho. Esta lista pode ser planejada durante o ano, a cada venda que você fizer, recolhendo o endereço de email, e telefone das suas clientes. Com uma listinha você poderá ter uma média de quantos convidados receberá.

2 - O local: se mora em uma casa, seu quintal é ideal. Mas caso você more em prédio, vale conversar com o síndico e avaliar os espaços disponíveis e possíveis. Salões de festa são ótimos espaços, mas uma garagem bem arrumadinha pode servir ou até a sala da sua casa.

3 - Definir a data é importante. Analise se o dia não é feriado em seu município, evento na cidade, aniversário da família ou se você não tem nenhum compromisso inadiável, pois desmarcar ou mudar a data pode prejudicar o sucesso do seu bazar.

4 - Produtos e lembranças: calcule o número de produtos que você vai expor e saiba quais são os que mais vendem durante o ano para que você tenha mais destes. Com certeza ele venderá mais na data também. Liste as peças que irá produzir e o valor estimado que cada uma das suas convidadas levará em peças. Você deve ter peças suficientes para todas as convidadas, uma que saia sem o que deseja, pode ficar chateada.

5 - Alimentação: durante o bazar você pode servir várias coisas, se quiser é claro. Algumas pessoas oferecem sucos, chás e até champagne, com biscoitos, sanduíches, salgadinhos, tortas, bolo e balinhas. A gama de opções é ampla de diversos valores e características. É gentil servir algo, mesmo que somente suco e bolachinhas.

6 - Convites: envie convites para as convidadas de sua lista e peça para confirmar presença. O convite deve ser bem atraente com as marcas e produtos que farão parte do bazar e com as formas de pagamento aceitas. Mande, caso possa, um lembrete dois dias antes do evento, é bom lembrá-los. Você pode enviar convites pela rede social também, criando um evento.

7 - Véspera: um dia antes do seu bazar separe canetas, bloco de anotar (para marcar o que foi vendido e as considerações importantes), tesoura, cola, grampeador, papel de presente, saquinhos, caixas de presente, régua, calculadora, etc. Faça um pequeno espaço para o caixa.

8 - Disposição dos produtos: visualize os produtos nos lugares e imagine um corredor onde seja fácil que as pessoas percorram e olhem os produtos. Coloque os produtos pequenos e mais baratinhos perto do caixa.

9 -Registre e divulgue: fotografe seu bazar e suas clientes levando seus produtos. Mostre o momento agradável que tiveram e os sorrisos conseguidos com a ação. As fotos podem lhe ajudar a divulgar o bazar no próximo ano e se você tiver um site, blog ou páginas na rede social, publique as fotos para que as suas clientes se encontrem nelas e possam ter a lembrança deste momento, é claro, aquelas que não se importarem com a divulgação da imagem (é importante perguntar).

10 - Faça as contas e veja quanto lucrou e quanto gastou. O lucro deve ser, claro, maior que a despesa.

Por Catharina Apolinário

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