Patchwork

Casa Mega Faça Fácil: decorar com artesanato e sustentabilidade

Qui, 30/06/2011 - 17h06

Casa Mega Faça Fácil decorar com artesanato e sust

Jardim de inverno Casa Mega Faça Fácil, Foto/ Catharina Apolinário

A Casa Mega Faça Fácil levou ambientes artesanais e sustentáveis a Mega Artesanal 2011. A primeira casa de todas as edições é a grande atração na feira e traz dicas simples de decoração artesanal que você pode utilizar em casa.

Publicidade

O Vila Mulher traz para você um pouco da casa Mega Faça Fácil. Com o conceito que envolve a sustentabilidade acima de tudo, os ambientes foram feitos para que você se inspire.

Hall - Responsável: Diná Rocha - O hall de entrada da casa trazia como inovação uma porta que se transforma em chapeleira. Com toques do Provence, o banco do jardim com pintura Country dá um efeito campestre. O papel de parede com listras dá um ar de aconchego acompanhado do aparador branco e quadros de lavanda.

Sala de jantar - Responsável: Helena Fanger e Rosely Ferrariol - A designer de interiores e artista plástica Helena Fanger expica o conceito geral dos ambientes. "O conceito principal é trazer o artesanato e artes plásticas, agregando na decoração. Queremos desmistificar o conceito das pessoas de que artesanato é algo secundário, podemos ter um ambiente glamoroso, uma coisa bacana e despojada usando artesanato", afirmou. A sala de jantar traz uma parede feita com reaproveitamento de filtro de café tingido, jogo americano de filtro de café, escultura de reciclagem de ferro, tapete reciclado de pet e arte francesa na parede. "Arte francesa seria transformar imagem plana com relevo perspectiva e movimento, trazendo para o realismo," afrimou Helena.

Sala de estar- Na sala de estar o conceito de sustentabilidade pode ser percebido. Os quadros feitos com material reutilizado como chaves velhas, pedaços de espelho, bijouterias antigas, garrafas e tecidos foi inovador e impressiona com a beleza.

Sala de TV - A sala de TV utiliza um biombo de material reutilizado. Também vemos um painel de reaproveitamento de MDF, material que as pessoas usam para fazer caixinhas. O painel foi a união de fibra de coco tingido e restos de MDF.

Ateliê - Responsável: Gil Jussara e Celi Mara. "A intenção era de criar um estúdio de arte, um espaço na casa onde qualquer tipo de artesanato seja bem recebido, a gente traz a pintura, o trabalho reciclado com os vidros, aproveitamento da garrafa pet, páginas de scrapbook com acríclico. Tudo isso combina quando a gente faz arte, quando voltamos a ser crianças. Isso está representado na casinha de boneca," afirmou Gil. Elas utilizaram patchwork no espaço lúdico e muito material de baixo custo com um pouco da sofisticação do acrílico. A casa de bonecas é extremamente detalhada e nela são utilizados materiais de sobra de trabalhos de patchwork e scrapbook.

Cozinha - Responsável: Flávia Ferrari - A cozinha traz cupcakes e popcakes. Bem feminina e com os doces da moda, os cupcakes, a cozinha traz lustre feito com vidros de perfume e cristais, armários forrados com papel, cadeiras forradas com tecido, banquetas forradas com retalhos de tecidos (feito por Clara Camargo), uma janela que vira aparador de revista e louza, pingüins de geladeira de patchwork, formas de bolo na parede e uma bacia de alumínio no lugar da cuba da pia, que aliás ficou muito charmosa. Estilo e criatividade são a marca desta cozinha.

Casa de banho - Responsáveis: Patricia Fujis, Maria Cristina e Peter Paiva - Na casa de banho a cor predominante era o amarelo, mas não o amarelo forte e chamativo, o tom é aconchegante. As luminárias feitas de jarra dão o ar rústico do ambiente. Segundo Patricia, as jarras custam cerca de R$ 15,00 e foram cortadas com uma serra comum. A madeira foi bastante usada na parede, os responsáveis utilizaram pastilhas de madeira que foram coladas a mão. Já a fonte de água foi feita com uma bacia simples, uma jarra comum e algumas pedras brancas, e traz o som da água no ambiente. O porta toalhas também foi feito especialmente para a casa de banho e caixas utilizando a técnica da cartonagem servem para guardar objetos.

Quarto de casal - Responsáveis: Denise Meneghelo, Julia Passerani, Marcelo Dargham e Rosana Pardo - O quarto é moderno e sofisticado, uma das paredes é toda coberta por scrapbooks que trazem a memória do casal com peças pessoais. O mobiliário foi reciclado para reaproveitar os móveis de família. A colcha de Jacquard pintada e bordada utiliza cores interessantes.

Quarto de bebê - Responsáveis: Karin Klaemei Sogajar e Vlady - O tema do quarto de bebê para menino foi a selva. Os quadros e lembranças foram feitos de Paper Sculture e técnicas de patchwork em papel. O tapete lembra folhas secas e os lustres dão ar rústico. Na parede uma árvore de tecido traz macaquinhos e bichos em tecido também. As roupas de cama também tem motivo de selva.

Quarto teen - Responsáveis: France Truglio e Silvia Schmidt - Muito rosa e muita música, as notas musicais estão por todo quarto, assim como bailarinas. A almofada de vestido é linda e dá um toque girl no ambiente. Os móveis foram forrados com tecido e restaurados. Bonecas também são utilizadas.

Jardim de inverno - O jardim de inverno traz uma decoração rústica com madeira. Grandes vasos e um jardim na parede dão um charme especial. Uma fonte e velas naturais não poluentes dão clima ao jardim. Pimentas e muitas flores são as plantas ecolhidas para compor o jardim.


Loja de garagem - Responsáveisl: Andrea Malheiros, Alessandra Lima, Cristiane Lombardi, Elaine Llamas e Luciana Pumputis. O conceito foi usar coisas de garagem, muitas vezes sem utilidade, como portas antigas, pneus, escadas, etc. A idéia é que a pessoa possa fazer sua lojinha em casa. Foram usados carretel de fios, cadeira de balanço com manta, o rastelo e vassoura. Tudo feitos em torno de diversas técnicas. Patchwork e bonecas de tecido, além de revestimento e pintura mudaram o ambiente. Caixotes de feira viraram prateleiras, que foram forradas. E a madeira de demolição também foi utilizada na composição.

Por Catharina Apolinário

Assuntos relacionados: artesanato

7 comentários no Vilaclub

Comente!
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

super bacana!!!!!

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

Adorei a feira, e o resultado desta Casa Mega! A cozinha e o atelier me encheram os olhos :D

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

Na verdade, vi somente a reportagem no Programa Mais Você, com Ana Maria Braga.Hoje fui `a Mega Feira, porém a fila era tão grande que acabei desistindo. Mas achei as idéias bastante originais!

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

Amei o artesanato apresentado. Parabéns, bjs

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

É muito criativo e interessante!!!!

responder ao comentário
Alessandra LIma Alessandra LIma
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

Ficamos tristes por não ver foto do nosso ambiente na reportagem de vocês!
A loja de garagem estava linda, foi fotografada por vocês e não apareceu, que pena ;(

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

Escreveram meu nome ERRADO.
PATRICIA FUGISSE.
Obrigada,
Beijos,
Pati Fugisse.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos