Casa Mega Faça Fácil: decorar com artesanato e sustentabilidade

Qui, 30/06/2011 - 17h06

Casa Mega Faça Fácil decorar com artesanato e sust

Jardim de inverno Casa Mega Faça Fácil, Foto/ Catharina Apolinário

A Casa Mega Faça Fácil levou ambientes artesanais e sustentáveis a Mega Artesanal 2011. A primeira casa de todas as edições é a grande atração na feira e traz dicas simples de decoração artesanal que você pode utilizar em casa.

Publicidade

O Vila Mulher traz para você um pouco da casa Mega Faça Fácil. Com o conceito que envolve a sustentabilidade acima de tudo, os ambientes foram feitos para que você se inspire.

Hall - Responsável: Diná Rocha - O hall de entrada da casa trazia como inovação uma porta que se transforma em chapeleira. Com toques do Provence, o banco do jardim com pintura Country dá um efeito campestre. O papel de parede com listras dá um ar de aconchego acompanhado do aparador branco e quadros de lavanda.

Sala de jantar - Responsável: Helena Fanger e Rosely Ferrariol - A designer de interiores e artista plástica Helena Fanger expica o conceito geral dos ambientes. "O conceito principal é trazer o artesanato e artes plásticas, agregando na decoração. Queremos desmistificar o conceito das pessoas de que artesanato é algo secundário, podemos ter um ambiente glamoroso, uma coisa bacana e despojada usando artesanato", afirmou. A sala de jantar traz uma parede feita com reaproveitamento de filtro de café tingido, jogo americano de filtro de café, escultura de reciclagem de ferro, tapete reciclado de pet e arte francesa na parede. "Arte francesa seria transformar imagem plana com relevo perspectiva e movimento, trazendo para o realismo," afrimou Helena.

Sala de estar- Na sala de estar o conceito de sustentabilidade pode ser percebido. Os quadros feitos com material reutilizado como chaves velhas, pedaços de espelho, bijouterias antigas, garrafas e tecidos foi inovador e impressiona com a beleza.

Sala de TV - A sala de TV utiliza um biombo de material reutilizado. Também vemos um painel de reaproveitamento de MDF, material que as pessoas usam para fazer caixinhas. O painel foi a união de fibra de coco tingido e restos de MDF.

Ateliê - Responsável: Gil Jussara e Celi Mara. "A intenção era de criar um estúdio de arte, um espaço na casa onde qualquer tipo de artesanato seja bem recebido, a gente traz a pintura, o trabalho reciclado com os vidros, aproveitamento da garrafa pet, páginas de scrapbook com acríclico. Tudo isso combina quando a gente faz arte, quando voltamos a ser crianças. Isso está representado na casinha de boneca," afirmou Gil. Elas utilizaram patchwork no espaço lúdico e muito material de baixo custo com um pouco da sofisticação do acrílico. A casa de bonecas é extremamente detalhada e nela são utilizados materiais de sobra de trabalhos de patchwork e scrapbook.

Cozinha - Responsável: Flávia Ferrari - A cozinha traz cupcakes e popcakes. Bem feminina e com os doces da moda, os cupcakes, a cozinha traz lustre feito com vidros de perfume e cristais, armários forrados com papel, cadeiras forradas com tecido, banquetas forradas com retalhos de tecidos (feito por Clara Camargo), uma janela que vira aparador de revista e louza, pingüins de geladeira de patchwork, formas de bolo na parede e uma bacia de alumínio no lugar da cuba da pia, que aliás ficou muito charmosa. Estilo e criatividade são a marca desta cozinha.

Casa de banho - Responsáveis: Patricia Fujis, Maria Cristina e Peter Paiva - Na casa de banho a cor predominante era o amarelo, mas não o amarelo forte e chamativo, o tom é aconchegante. As luminárias feitas de jarra dão o ar rústico do ambiente. Segundo Patricia, as jarras custam cerca de R$ 15,00 e foram cortadas com uma serra comum. A madeira foi bastante usada na parede, os responsáveis utilizaram pastilhas de madeira que foram coladas a mão. Já a fonte de água foi feita com uma bacia simples, uma jarra comum e algumas pedras brancas, e traz o som da água no ambiente. O porta toalhas também foi feito especialmente para a casa de banho e caixas utilizando a técnica da cartonagem servem para guardar objetos.

Quarto de casal - Responsáveis: Denise Meneghelo, Julia Passerani, Marcelo Dargham e Rosana Pardo - O quarto é moderno e sofisticado, uma das paredes é toda coberta por scrapbooks que trazem a memória do casal com peças pessoais. O mobiliário foi reciclado para reaproveitar os móveis de família. A colcha de Jacquard pintada e bordada utiliza cores interessantes.

Quarto de bebê - Responsáveis: Karin Klaemei Sogajar e Vlady - O tema do quarto de bebê para menino foi a selva. Os quadros e lembranças foram feitos de Paper Sculture e técnicas de patchwork em papel. O tapete lembra folhas secas e os lustres dão ar rústico. Na parede uma árvore de tecido traz macaquinhos e bichos em tecido também. As roupas de cama também tem motivo de selva.

Quarto teen - Responsáveis: France Truglio e Silvia Schmidt - Muito rosa e muita música, as notas musicais estão por todo quarto, assim como bailarinas. A almofada de vestido é linda e dá um toque girl no ambiente. Os móveis foram forrados com tecido e restaurados. Bonecas também são utilizadas.

Jardim de inverno - O jardim de inverno traz uma decoração rústica com madeira. Grandes vasos e um jardim na parede dão um charme especial. Uma fonte e velas naturais não poluentes dão clima ao jardim. Pimentas e muitas flores são as plantas ecolhidas para compor o jardim.


Loja de garagem - Responsáveisl: Andrea Malheiros, Alessandra Lima, Cristiane Lombardi, Elaine Llamas e Luciana Pumputis. O conceito foi usar coisas de garagem, muitas vezes sem utilidade, como portas antigas, pneus, escadas, etc. A idéia é que a pessoa possa fazer sua lojinha em casa. Foram usados carretel de fios, cadeira de balanço com manta, o rastelo e vassoura. Tudo feitos em torno de diversas técnicas. Patchwork e bonecas de tecido, além de revestimento e pintura mudaram o ambiente. Caixotes de feira viraram prateleiras, que foram forradas. E a madeira de demolição também foi utilizada na composição.

Por Catharina Apolinário

Assuntos relacionados: artesanato

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Qui, 22/09/2011 - 12h04 - reportar abuso

Escreveram meu nome ERRADO.
PATRICIA FUGISSE.
Obrigada,
Beijos,
Pati Fugisse.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza decoração festa junina flor de tecido patchwork pulseiras
X
O q fazer com...luzinhas de Natal?
O q fazer com...luzinhas de Natal? Veja aqui por vilamulher