Especiais > Espelho da Beleza |

Tricô de dedo e outras técnicas: tudo passo a passo!

quin, 21/08/2008 - 15h47

Tricô de dedo e outras técnicas tudo passo a passo

Fotos Divulgação/ SuperZiper

Craft. Quando você ver essa palavrinha na rede pode ter certeza que vai se deparar com peças e acessórios super caprichados feitos de tricô, crochê e costura, tudo à mão. O que antes era passado de mãe para filha, hoje está disponível na internet, com várias dicas e técnicas. O termo é polêmico e até existe um discussão animada no fórum do blog Superziper, um dos pioneiros no Brasil a comentar sobre o assunto de forma moderna e interativa.

O blog é simplesmente uma graça! Tanto é que já ganhou fama no mundo virtual. Seu passo a passo de bolinhos de arroz no YouTube foi citado por um jornalista da Folha. E a prateleira feita de cabide reciclado saiu no blog da revista Craftzine.

Lá você encontra de tudo explicadinho, com passo a passo de dar inveja. Até quem não sabe fazer aprende. Desde customização em bonecas, dicas de compras toy art na internet, capa para guardar edredon e matelassê. Até rolhas de cortiça viram algo bacana.

O blog é feito a quatro mãos por Andrea Onishi - que aos cinco anos arriscava algumas coisinhas na máquina - e Cláudia Fajkarz, bisneta de costureiro, neta de tricoteira e modelista. Pois é está no sangue.

Mesmo cada uma em um país, Cláudia em Londres, e Andrea em São Paulo, e com os seus respectivos trabalhos, elas conseguem arranjar um bom tempo para fazer os posts, com direito a colunistas convidadas. “É claro que cada uma tem uma especialidade, uma técnica que conhece ou gosta mais. A Claúdia gosta de bolar idéias DIY (faça-você-mesmo) para a casa e falar de reciclagem. Eu gosto de postar sobre tricô, crochê e bonecas. Tem gente que nos escreve mostrando a foto do primeiro porta lenço de papel que fez, na máquina de costura que comprou depois de ver o post no Superziper. Isso é muito gratificante”, diz Andrea.

Confira a técnica de fazer tricô de dedo com um novelo azul mesclado. Nas fotos, Claudia fez apenas com um fio para facilitar a visualização.

Passoapasso  1º parte

Fotos Divulgação/ SuperZiper

1. Use a sua mão "esperta" para passar a linha e a outra como base. A minha esperta é a direita, então comecei passando a linha por cima do dedo indicador da outra mão e fazendo zigue-zague nos outros.

2. Dê a volta por trás do mindinho e subindo pela frente continue o zigue-zague até chegar de novo no indicador.

3. Passe o fio por cima dos dedos e deixe-o pousado aí.

pssoapasso 2º parte

Fotos Divulgação/ SuperZiper

4. Agora você vai começar a fazer os pontos. Começando pelo indicador vá passando o aro de linha que está ao redor de cada um dos dedos por dentro do fio que estava pousado por cima deles. Termine no mindinho. Pronto, você já fez a primeira fileira de pontos!

5 e 6 . Agora você vai repetir o processo de deitar a linha por cima dos quatro dedos e passar a linha de cada um dos dedos por dentro dela, só que agora começando pelo mindinho e terminando no indicador. Pronto! Você tricotou a segunda fileira. O seu tricô irá surgindo na parte de trás dos seus dedos, veja um exemplo aqui. Achei que o ponto ficou meio desengonçado e aberto, mas o segredo é dar uma puxadinha para ele enrolar virando um tubo. Continue repetindo as estapas de 3 a 6 até chegar no comprimento que você quer.

passoapasso  3º parte

Fotos Divulgação/ SuperZiper

7. Arremate: Ao terminar a última carreira, ao invés de deitar a linha sobre os dedos, você vai passar o aro do primeiro dedo por cima do aro do próximo dedo, puxando o aro do segundo dedo para fora.

8. Você começa arematando o primeiro por cima do segundo, depois o segundo por cima do terceiro e, por último, o terceiro por cima do quarto. No final, corte a linha e enfie por dentro do último aro e puxe até fechar.

Meu veredito final: O tricô de dedo é uma técnica bem legal, porém um fator primordial no visual da peça é o tipo de lã ou linha que você escolher usar. Na minha opinião, fica bacana com um fio grosso ou então vários juntos.

E vocês, se empolgam com esta técnica? Acham que melhor mesmo é o tricô tradicional com agulhas? O que mais, além de cachecóis, vocês fariam usando o tricô de dedo?

Confira também a técnica de tingir sapatos de couro.

Por Juliana Lopes

22 comentários no Vilaclub

Comente!
Rodrigo Santos
sex, 24/10/2014 - 17h42 - reportar abuso

Teste meu comentário

Teste!!!

responder ao comentário
Rodrigo Santos
sex, 24/10/2014 - 17h01 - reportar abuso

responder ao comentário
michele alves
sex, 30/03/2012 - 14h42 - reportar abuso

eu comecei faz um mÊs e não parei mais... esse cachecol é tão lindo e gostoso de fazer que chega a viciar a gente! rsrsrsr

responder ao comentário
maria
dom, 15/01/2012 - 04h07 - reportar abuso

me encanto esta tecnica con los dedos deseo aprender mas

responder ao comentário
Mirtes Pereira de Oliveira
sex, 14/10/2011 - 11h31 - reportar abuso

Bom dia, Eu sou surda, muita fácil, trico de dedo com mão..... Adorei........ muito legal......

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas