Enfeites de Natal

Tricô de dedo e outras técnicas: tudo passo a passo!

Qui, 21/08/2008 - 15h23

Tricô de dedo e outras técnicas tudo passo a passo

Fotos Divulgação/ SuperZiper

Craft. Quando você ver essa palavrinha na rede pode ter certeza que vai se deparar com peças e acessórios super caprichados feitos de tricô, crochê e costura, tudo à mão. O que antes era passado de mãe para filha, hoje está disponível na internet, com várias dicas e técnicas. O termo é polêmico e até existe um discussão animada no fórum do blog Superziper, um dos pioneiros no Brasil a comentar sobre o assunto de forma moderna e interativa.

O blog é simplesmente uma graça! Tanto é que já ganhou fama no mundo virtual.

Publicidade

Seu passo a passo de bolinhos de arroz no YouTube foi citado por um jornalista da Folha. E a prateleira feita de cabide reciclado saiu no blog da revista Craftzine.

Lá você encontra de tudo explicadinho, com passo a passo de dar inveja. Até quem não sabe fazer aprende. Desde customização em bonecas, dicas de compras toy art na internet, capa para guardar edredon e matelassê. Até rolhas de cortiça viram algo bacana.

O blog é feito a quatro mãos por Andrea Onishi - que aos cinco anos arriscava algumas coisinhas na máquina - e Cláudia Fajkarz, bisneta de costureiro, neta de tricoteira e modelista. Pois é está no sangue.

Mesmo cada uma em um país, Cláudia em Londres, e Andrea em São Paulo, e com os seus respectivos trabalhos, elas conseguem arranjar um bom tempo para fazer os posts, com direito a colunistas convidadas. “É claro que cada uma tem uma especialidade, uma técnica que conhece ou gosta mais. A Claúdia gosta de bolar idéias DIY (faça-você-mesmo) para a casa e falar de reciclagem. Eu gosto de postar sobre tricô, crochê e bonecas. Tem gente que nos escreve mostrando a foto do primeiro porta lenço de papel que fez, na máquina de costura que comprou depois de ver o post no Superziper. Isso é muito gratificante”, diz Andrea.

Confira a técnica de fazer tricô de dedo com um novelo azul mesclado. Nas fotos, Claudia fez apenas com um fio para facilitar a visualização.

Passoapasso 1º parte

Fotos Divulgação/ SuperZiper

1. Use a sua mão "esperta" para passar a linha e a outra como base. A minha esperta é a direita, então comecei passando a linha por cima do dedo indicador da outra mão e fazendo zigue-zague nos outros.
2. Dê a volta por trás do mindinho e subindo pela frente continue o zigue-zague até chegar de novo no indicador.
3. Passe o fio por cima dos dedos e deixe-o pousado aí.

pssoapasso 2º parte

Fotos Divulgação/ SuperZiper

4. Agora você vai começar a fazer os pontos. Começando pelo indicador vá passando o aro de linha que está ao redor de cada um dos dedos por dentro do fio que estava pousado por cima deles. Termine no mindinho. Pronto, você já fez a primeira fileira de pontos!
5 e 6 . Agora você vai repetir o processo de deitar a linha por cima dos quatro dedos e passar a linha de cada um dos dedos por dentro dela, só que agora começando pelo mindinho e terminando no indicador. Pronto! Você tricotou a segunda fileira. O seu tricô irá surgindo na parte de trás dos seus dedos, veja um exemplo aqui. Achei que o ponto ficou meio desengonçado e aberto, mas o segredo é dar uma puxadinha para ele enrolar virando um tubo. Continue repetindo as estapas de 3 a 6 até chegar no comprimento que você quer.

passoapasso 3º parte

Fotos Divulgação/ SuperZiper

7. Arremate: Ao terminar a última carreira, ao invés de deitar a linha sobre os dedos, você vai passar o aro do primeiro dedo por cima do aro do próximo dedo, puxando o aro do segundo dedo para fora.
8. Você começa arematando o primeiro por cima do segundo, depois o segundo por cima do terceiro e, por último, o terceiro por cima do quarto. No final, corte a linha e enfie por dentro do último aro e puxe até fechar.

Meu veredito final: O tricô de dedo é uma técnica bem legal, porém um fator primordial no visual da peça é o tipo de lã ou linha que você escolher usar. Na minha opinião, fica bacana com um fio grosso ou então vários juntos.
E vocês, se empolgam com esta técnica? Acham que melhor mesmo é o tricô tradicional com agulhas? O que mais, além de cachecóis, vocês fariam usando o tricô de dedo?

Confira também a técnica de tingir sapatos de couro.


Por Juliana Lopes

59 comentários no Vilaclub

Comente!
michele alves michele alves
Sex, 30/03/2012 - 14h48 - reportar abuso

eu comecei faz um mÊs e não parei mais... esse cachecol é tão lindo e gostoso de fazer que chega a viciar a gente! rsrsrsr

responder ao comentário
ana lucia ana lucia
Sáb, 04/02/2012 - 23h15 - reportar abuso

acheiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii lindo o cachicoooooooooooooooooooooooooooooooooo de dedo

responder ao comentário
maria maria
Dom, 15/01/2012 - 04h02 - reportar abuso

me encanto esta tecnica con los dedos deseo aprender mas

responder ao comentário
bruna bruna
Ter, 10/01/2012 - 08h39 - reportar abuso

tem como eu fazer um cachicol com apenas 1 metro de linha?

responder ao comentário
Mirtes Pereira de Oliveir Mirtes Pereira de Oliveir
Sex, 14/10/2011 - 11h00 - reportar abuso

Bom dia,

Eu sou surda, muita fácil, trico de dedo com mão..... Adorei........ muito legal......

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h27 - reportar abuso

Adorei a tecnica com os dedos,faço trico no tear e esse é parecido,vou tentar!!!!!!

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h27 - reportar abuso

A técnica é ótima ! Adoro o tricô , cachecol então eu acho um charme e para o próximo inverno estarei tricotando a dedos com certeza .

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h27 - reportar abuso

Adorei a técnica, mas infelizmente até agora não abstraí! :-( Até vi uma senhora fazendo numa feira de artesanato, mas não entendi nadinha!

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h27 - reportar abuso

Amiga já conhecia essa técnica e USO! Porém faço os ponto diferente de ti, por ex.:
Vc só passa o fio em cima dos dedos, deixa ele repousado lá e puxa os pontos dos dedos pra cima, certo?! Eu faço o zigue zague 2X e puxo debaixo pra cima, mas acho que seu é mais fácil, rs, meu e-mail caso queria trocar idéias elainecristina.ramos@gmail.com bjnhs

responder ao comentário
Qui, 22/09/2011 - 12h27 - reportar abuso

gostaria se receber passo a passo e com ilustraçoes as tecnicas de trico pelo meu email,pois estou aprendendo e sem fotos fica dificil. Obrigada!

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos