Moda das Famosas

Como "jogar" o I Ching

Qui, 03/09/2009 - 05h00

Como jogar o I Ching

O I Ching é uma espécie de oráculo, ao qual se pode recorrer sempre que necessário. Por ser uma interpretação muito complexa, que exige reflexão por parte do ‘jogador’, deve-se evitar perguntas que sejam respondidas com ‘sim’ e ‘não’. Serão necessárias três moedas que, ao serem jogadas, formarão os hexagramas utilizados para a leitura. Os chineses utilizam de moedas chinesas, mas você pode utilizar qualquer uma.

Publicidade

Antes de tudo, mentalize a pergunta. Segundo a tradição chinesa, as moedas devem ser colocadas nas mãos em formato de conchas e só depois chacoalhadas e arremessadas. Jogue as três moedas juntas, seis vezes seguidas. Cada arremesso vai formar uma das linhas do hexagrama. As primeiras três vezes formarão o trigrama inferior e as outras três o superior.

O lado Yin da moeda é representado pela coroa - a parte que tem o valor monetário - e recebe o valor 2. O lado Yang é representado pela cara - a parte que possui um brasão ou qualquer outra figura - e recebe o valor de 3. O valor da soma das moedas jogadas vai indicar a linha a ser formada. Todas as linhas com soma par são representadas de forma aberta (--- ---). As ímpares, fechadas (-------).

Quatro resultados possíveis:
- três caras = yang+yang+yang = cara+cara+cara = 3+3+3 = 9
- duas caras e uma coroa = yang+yang+yin = 3+3+2 = 8
- duas coroas e uma cara = yin+yin+yang = 2+2+3 = 7
- três coroas = yin+yin+yin = 2+2+2 = 6

Como ler o I Ching
Após a formação dos trigramas, é preciso cruzar as imagens na tabela de consulta do I Ching e encontrar o número do hexagrama correspondente. Podem ser formados dois hexagramas: o principal, que deve ter o julgamento lido profundamente, e o secundário, resultado da variação de linhas mutáveis. As linhas mutáveis são aquelas cuja soma são 6 ou 9. Consulte no livro como se faz para montar o hexagrama complementar através das linhas mutáveis.

Não é sempre que se pode formar um hexagrama complementar. Se ele não puder ser formado, significa que as respostas do hexagrama principal são suficientes para responder à pergunta.
Para a interpretação, deve-ser ler o julgamento, localizado no I Ching. Leia também os textos referentes às linhas móveis, caso haja alguma. A combinação dos textos representa a resposta do I Ching.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Assuntos relacionados: i ching astral oráculo chineses hexagramas yin yang

3 comentários no Vilaclub

Comente!
WILSON WILSON
Dom, 02/01/2011 - 13h46 - reportar abuso

difícil com "s", arrego Léia.
Matou o português!!!!!

responder ao comentário
alessandra bezerra alessandra bezerra
Dom, 15/11/2009 - 00h46 - reportar abuso

gostaria de saber como devo fazer quando der de cara com meu ex pois faz pouco tempo que não estamos juntos o que devo fazer

responder ao comentário
genaisse genaisse
Qua, 16/09/2009 - 09h00 - reportar abuso

olá! eu não quero fazer nenhum comentário, apenas quero saber onde vende estas moedas, vocês podem me informar?!!
desde já agradeço!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos