Unhas decoradas

Argila nos cabelos

Sex, 13/03/2009 - 05h00

Argila nos cabelos

Divulgação

Os tratamentos naturais usam os mais variados tipos de produtos para salvar ou manter a beleza ou a saúde feminina. Hoje, até argila vira cosmético nas mãos de quem entende da coisa.

Publicidade

O uso dela para tratamentos estéticos é mais do que aprovado e até nos cabelos elas fazem milagre. Segundo especialistas, nos fios ela é eficaz contra queda, caspa seborréia. Isso porque adstringente, ela tonifica e estimula - além de não causar alergia!

A argila nos fios promove um tipo de peeling capilar, com ação bactericida, anti-inflamatória e anti-séptica. Rica em sais minerais como zinco, cálcio, potássio e ferro, além de eliminar as células mortas, ela faz uma limpeza profunda. Tem ainda propriedade tonificante, adstringente, hidratante, cicatrizante, nutritiva e claro, revitalizante. “Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração”, explica a esteticista Julia Nunes, do Rio de Janeiro.

“Um dos principais benefícios que a argila trás para os cabelos é a limpeza profunda”, explica Nylza Leitte, cabeleireira do Salão Perfil Atual, em São Paulo. Ela conta que antes da aplicação, o cabelo recebe óleo mineral, que desobstrui os poros do couro cabeludo, fazendo com que os fios cresçam com mais força e mais rapidamente. É também uma maneira de diminuir a oleosidade dos fios, pois faz uma limpeza profunda nos cabelos.

Mas o procedimento pode ser feito também em casa. Uma das empresas que vende o produto é a Águas de São Pedro. Pela Internet (www.aguasdesaopedro.com), é possível comprar uma das quatro variações (branca, dourada, preta e verde) por R$ 20 (mais frete). Eles indicam o uso na face, no corpo e claro, no cabelo. Basta apenas adicionar água e formar uma pasta. Depois, é só remover com água fria. A granulação do produto é fracionada para o uso estético e cosmético, com grãos uniformes e arredondados, para não machucar a pele.

Os tipos de argila mais usados para tratamentos capilares são os de cor verde (ação tonificante, adstringente e estimulante) e preta (ação anti-seborréica e anti-oxidante). Essa última tem maior quantidade de matéria orgânica e enxofre e, por isso, é mais ácida.

Nylza explica que o tratamento pode ser feito toda semana e não existe um número exato de aplicações para que o cabelo fique com aspecto melhor. “O tempo varia de acordo com o estado em que o cabelo se encontra. Cada cabelo é danificado de um jeito. Portanto, o número de seções vai depender de como estiver a saúde dos fios”. Não há contra-indicação.

Quem optar fazer o tratamento no cabeleireiro pode achar o preço um pouco exagerado. No salão Perfil Atual, uma seção de argiloterapia pode custar entre R$ 130 e R $250. A aplicação pode demorar até 1h20, dependendo da extensão do cabelo.

Conhecida na história por seu uso na mumificação de corpos ou como medicamento poderoso em civilizações árabes, egípcias e gregas, a argila é sucesso nos tratamentos estéticos. Com tantos benefícios, só podia mesmo ser obra da natureza.

Tipos de argila e aplicações:

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.
Efeitos: desintoxicante e adstringente.

ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA MARROM: rara, com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA PRETA: rara, com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Fonte: Julia Nunes - esteticista e aromaterapeuta com prática holística nos tratamentos estéticos e terapêuticos

Por Sabrina Passos (MBPress)

6 comentários no Vilaclub

Comente!
erivanda erivanda
Sáb, 20/08/2011 - 16h28 - reportar abuso

adorei essas informações sobre argilas! sou fã delas...faço tratamentos capilares,faciais corporais,e os resultados são otimos...

att

erivanda

responder ao comentário
SUZANNY SUZANNY
Seg, 16/05/2011 - 11h32 - reportar abuso

ONDE COMPRO A ARGILA PRETA, ESTOU TENDO DIFICULDADES PARA ENCONTRAR EM FORTALEZA/CE.

responder ao comentário
keila keila
Qui, 26/08/2010 - 20h58 - reportar abuso

gostaria de saber o passo a passo e como faço para comprar?

responder ao comentário
Jamile Vianna Jamile Vianna
Qui, 15/07/2010 - 14h34 - reportar abuso

Olá,
Bom dia.
A Tesouro da Terra® é um empresa especializada em cosméticos a base da Lama Negra, nós oferecemos produtos para protocolos estéticos para: a face, o corpo e os cabelos.
Todos os nossos produtos são registrados na ANVISA e possuem alto controle de qualidade.
Conheça abaixo os produtos da nossa linha.

Para o corpo:
- Sabonete líquido relaxante;
- Esfoliante corporal (possuo o de média abrasão e o de forte abrasão);
- Máscara corporal;
- Hidratante corporal

Para a face:
- Sabonete líquido relaxante;
- Esfoliante facial;
- Máscara facial
- Hidratante facial.

Para os cabelos:
- Shampoo;
- Condicionador;
- Máscara capilar;
- Creme de Hidratação capilar.

Saiba mais sobre a Lama Negra:
A lama negra é rica em: enxofre, silício, alumínio, magnésio, ferro, cálcio, potássio, minerais, vitaminas, hormônios e sulfídrico. Recomendado para peles com acne, excesso de oleosidade, com rugas, cansadas e estressadas. Este produto é eficaz na remoção da oleosidade devido ao seu teor de enxofre e os oligoelementos hidratam a pele, retirando o aspecto de brilho vitrificado provocado pela secreção sebácea, ao mesmo tempo em que auxilia na regeneração de peles acnéicas, pelo alto teor de silício, caulim e enxofre.
Também revitaliza os tecidos cutâneos, com propriedades regenerativas e cicatrizantes e depurativas. Quando associada aos vários princípios ativos originados do mar, promove a eliminação de toxinas, redução de medidas e melhora na circulação sanguínea

Conheça o nosso site: www.tesourodaterra.com.br
Maiores informações pelo email: tesourodaterra@tesourodaterra.com.br

responder ao comentário
mara mara
Sáb, 20/03/2010 - 12h18 - reportar abuso

gostaria de saber sobre argila p/ cabelos porosos e muito seco!qu faço?

responder ao comentário
Dom, 15/03/2009 - 20h45 - reportar abuso

MUITO BOA REPORTAGEM SOBRE O USO DA ARGILA
FAÇO CATAPLASMA E VOU FAZER NOS CABELOS DE MINHA MÃE
QUE TEM SEBORRÉIA .... MEU BLOG MATÉRIA
http://jotulio.blogspot.com/search/label/terapia

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos