Penteados de Diva

Beleza negra: dicas para cabelos afro

Ter, 15/04/2008 - 17h11


Foto Divulgação/ Danilo Borges

Ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas. Segundo o cabeleireiro Fernando Fernandes, especialista em cabelos afro, existem algumas táticas para domar os fios rebeldes.

Publicidade

"O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc", alerta o especialista.

Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês.

Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, tranças e dreads também dão estilo, mas algumas ainda preferem cabelos lisos o tempo todo, neste caso, o ideal é optar pelo alisamento. O procedimento é semelhante ao relaxamento. O que muda é a ação do produto.

"O alisamento ainda é preferência entre as afro-brasileiras. O melhor sistema é o americano, que tem uma técnica diferente. A escova progressiva ou essas da ‘moda’ não são tão eficazes", diz Fernandes.

O alisamento americano é feito à base de Guanidina e custa cerca de R$ 250. Para manter os fios bonitos, a raiz deve ser retocada a cada 60 dias.

Fonte: MBPress

151 comentários no Vilaclub

Comente!
geruzia geruzia
Qui, 17/04/2014 - 20h57 - reportar abuso

não existe cabelo ruim, são apenas diferentes. amo cabelos afros.

responder ao comentário
josy josy
Qui, 05/07/2012 - 02h26 - reportar abuso

oqual alysamentopasso pra alisar o cabelo do meu marido ja passei varios e nem um alisa

responder ao comentário
thais thais
Qua, 20/06/2012 - 23h44 - reportar abuso

meu cabelo ele é cacheado; mas é uns cachos baixos e nem crespos são; quero deixa-los black power o que eu faço? o tamanho deles é um pouco abaixo dos ombros

responder ao comentário
Rose Rose
Ter, 19/06/2012 - 17h59 - reportar abuso

Óla meninas sou cabeleireira a mas de 20anos .só trabalho com cabelos crespo tipo pinxain...tenho a mesma dificuldade que vcs p encontrar produtos bons p o nosso tipo de cabelos... NÃO A INVESTIMENTO POR PARTE DOS FABRICANTE ,Nestes tipo de cabelos ...hidrox de guanidina foi a pior coisa que inventaram p o nosso tipo de cabelo...vou me virando com que tem no mercado e usando a minha sabedoria que DEUS me deu ...boa sorte a todas.

responder ao comentário
Francielli Francielli
Sáb, 09/06/2012 - 10h50 - reportar abuso

Olá, passa guarnidina em meu cabelo e queria fazer permanente afro. Tem como fazer permanente afro com guarnidina

responder ao comentário
Maria Maria
Naama Naama
Seg, 30/04/2012 - 13h33 - reportar abuso

oi meus cabelos eram encaracolados,mais eu acabei alisando e ja faz alguns anos e agora quero que meus cachos voltem.soube que é um processo bem demorado ja tentei deixar ele crescer sem qumica mais ficar horrivel e raiz cresce muito crespa e ai eu acabo desistindo por que não tem penteado que fique bom me ajuda a resolver isso.

responder ao comentário
lane lane
Qua, 25/04/2012 - 10h10 - reportar abuso

tenho cebelos afros e ñ sei mais o q fazer se uso quimica cai todo ai volto para as fibra onde ñ da muito jeito tambem o q fazer????

responder ao comentário
Melanie Melanie
Sáb, 07/04/2012 - 16h28 - reportar abuso

Boa noite, a minha complicação é: eu tenho 14 anos e eu vivo desde pequena com a minha familia materna. A minha familia materna e toda branca e nunca souberam lidar com o meu cabelo e eu tambem nunca soube lidar com ele, eu ando sempre de cabelo amarrado. E eu gostava muito de soltar os meus caracois e deixar o meu cabelo bonito, cacheado e nao com muito velume. Será que me podia dar dicas de produtos e tratamentos?? aguardo a sua resposta no e-mail, obrigado e os meus comprimentos :D

responder ao comentário
Melanie Melanie
Sáb, 07/04/2012 - 16h25 - reportar abuso

Boa noite, a minha complicação é: eu tenho 14 anos e eu vivo desde pequena com a minha familia materna. A minha familia materna e toda branca e nunca souberam lidar com o meu cabelo e eu tambem nunca soube lidar com ele, eu ando sempre de cabelo amarrado. E u gostava muito de soltar os meus caracois e deixar o meu cabelo bonito, cacheado e nao com muito velume. Será que me podia dar dicas de produtos e tratamentos?? aguardo a sua resposta no e-mail, obrigado e os meus comprimentos :D

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos