Moda das Famosas

O corte ideal para cada rosto

Ter, 03/03/2009 - 05h00

O corte ideal para cada rosto

Desde que o mundo é mundo, cada um possui características físicas peculiares que ajudam até a compor a identidade. Uma delas é o formato do rosto.

Publicidade

E a distinção pede diferentes cortes de cabelo.

No entanto, vale lembrar que não é apenas o formato do rosto que ajuda a definir o melhor corte. “É importante a pessoa saber o que ela quer passar com a imagem. O que ela quer que os outros percebam dela”, explica Henrique Ribeiro, cabeleireiro do Studio PH, em São Paulo.

Ele explica que a técnica de analisar tanto a personalidade quanto os traços faciais para encontrar o corte ideal se chama “visagismo”, do francês visage, que significa rosto. O método usa fundamentos das artes plásticas e consiste em embelezar ou transformar a face utilizando cosméticos, colorações e o corte do cabelo. O formato do rosto e de suas partes - além dos gestos, da postura e até da maneira de andar da pessoa - indicam o temperamento e a personalidade de cada um.

A pedido do Vila Batom, Henrique explica as características de cada formato de rosto e qual corte de cabelo combina melhor com cada feição, criando a moldura perfeita.

Tipos de rosto

Veja no quadro abaixo e escolha o seu:

Rosto redondo: Angelical e lúdico
Esse tipo de rosto possui poucos ângulos. Cabelos com laterais mais retas, que cubram as maças do rosto, minimizam o aspecto arredondando, levemente perfilado na altura do lábio superior. Cria-se um efeito mais sutil e alonga a silhueta. Se optar a usar franja, sempre em diagonal. Se forem retas evidenciam o formato arredondado.

Rosto oval: Delicadeza e suavidade
A largura do rosto oval corresponde a dois terços do seu comprimento. A testa é arredondada, assim como as linhas das maças do rosto e queixo. Franjas retas ou laterais são bem vindas, dando a impressão do rosto não ser tão longo. Para cabelos com mais movimento, camadas sutis criam irregularidades, proporcionam volume e suavizam esse aspecto arredondado. Cortes perfilados, a partir do queixo, criam leveza e suavizam o queixo, que pode ser levemente retraído. A base do corte pode ser mais reta.

Rosto quadrado/retangular: força e segurança
Tem ângulos retos e maçãs do rosto salientes, de que descem até a mandíbula numa linha quase vertical. O rosto retangular é uma variação do rosto quadrado, um pouco mais longo. A curva da mandíbula se posiciona abaixo da linha dos lábios e o queixo possivelmente pronunciado. Cortes mais desestruturados, linhas assimétricas e um pouco mais de volume valorizam esses tipos de rosto. Cabelos curtos, em especial, se adequam muito bem a esse formato, por expor todas as linhas inclinadas (dinamismo).

Rosto triangular: dinamismo e extroversão
Neste a mandíbula bastante evidente e a região da testa é estreita. As maças do rosto não são pronunciadas. Franjas diminuem esse aspecto criando mais área nessa região, suavizando em relação à mandíbula. Cortes com volume e movimento em comprimentos médios valorizam esse formato de rosto.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

45 comentários no Vilaclub

Comente!
rafa rafa
Seg, 05/08/2013 - 09h09 - reportar abuso

muito bom, é só pensar bem antes pq depois que o cabelo sai na tesoura nao adianta voltar mais atras rsrs bacana vlw...

responder ao comentário
ROSE ROSE
Qua, 13/02/2013 - 12h01 - reportar abuso

TENHO O ROSTO TRIANGULAR, MEU CABELO ESTAR REPICADO, QUANDO EU DEIXO SOLTO, PARECE AUMENTAR MEU ROSTO. O QUE FAÇO? POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE. BJOS.

responder ao comentário
Carol Carol
Ter, 31/07/2012 - 14h13 - reportar abuso

meu rosto eu acho que e trriangular inverso,e queria muito saber que tipo de corte eu possso fazer,eu tenho 13 anos,sou magrinha,e pouco alta e o meu cabelo e ondulado e grande mais ja estou enjoada dele queria mudar um pouco o visual...
Me ajudem por favor!!!

responder ao comentário
laryssa giovanna ramos so laryssa giovanna ramos so
Seg, 25/06/2012 - 09h12 - reportar abuso

tambem acho muito dificeo achar o corte perfeito logo meo rosto que e redondo

responder ao comentário
kel kel
Qui, 21/06/2012 - 10h17 - reportar abuso

E complicado achar o corte ideal...............

responder ao comentário
Anísia Anísia
Qui, 17/05/2012 - 14h16 - reportar abuso

Tenho vontade de fazer 1 corte no cabelo, mas tenho muito medo de fazer por cauda do formato arredondado domeu rosto.Podem me ajudar... Agradeço desde ja.

responder ao comentário
Jadersom Jadersom
Sáb, 28/04/2012 - 12h30 - reportar abuso

Bah!
Com estas orientações tão vagas, como é que alguém vai definir o seu corte de cabelo?

Deêm exemplos práticos e visuais sobre todos os tipos de cabeleiras possíveis em cada formato de rosto...

responder ao comentário
Mary Figueiredo Mary Figueiredo
Sáb, 10/03/2012 - 11h58 - reportar abuso

Bom, meu rosto e oval e tenho o cabelo cacheado , eu não sei bem o corte que devo fazer... tenho esta duvida.

responder ao comentário
ELIETE SANTOS DA SILVA ELIETE SANTOS DA SILVA
Sáb, 10/03/2012 - 11h26 - reportar abuso

muito bom saber, qul o tipo de corte que conbina com o seu rosto.

responder ao comentário
fabiana dos santos fabiana dos santos
Dom, 26/02/2012 - 19h24 - reportar abuso

que tipo de corte conbina para as mulheres que tem o rosto redondo?

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos