Como cuidar das axilas

Qui, 04/03/2010 - 09h55

Como cuidar das axilas

É no verão que elas ficam mais em evidência. Em geral, as axilas têm uma pele sensível, por isso, o risco de alergias e outros problemas são maiores, principalmente nessa época, quando a depilação é feita mais vezes e a transpiração aumenta mais.

Para evitar o mau cheiro no local, o mercado está repleto de produtos que prometem proteção prolongada, em até 72 horas. Mas nem sempre eles são os melhores para a pele.

Publicidade

Conforme Maurício Pupo, especialista em cosmetologia, muitos deles têm maior teor de alumínio que entopem os poros e não deixam o suor passar. "A obstrução dos poros por períodos muito grandes pode causar nódulos e cistos axilares em algumas pessoas. O ideal, portanto, para qualquer tipo de pele, é usar um desodorante ou antitranspirante suave de 12 horas de proteção", indica. Mesmo porque em dias mais quentes você pode reaplicar o produto e tomar banho mais vezes ao dia.

Segundo a dermatologista Bertha Tamura, doutora pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMU/USP), produtos com parabenos causam alergias, mas eles já não estão na maioria dos rótulos. Na dúvida entre o roll-on ou spray, a especialista diz que cada pessoa deve testar o que melhor se adapta a pele, lembrando que conforme a embalagem do desodorante roll-on, a possibilidade de contaminação é maior.

A respeito dos produtos que prometem reduzir o crescimento dos pelos ou mesmo clarear as axilas, Bertha enfatiza que não há nenhuma comprovação científica da eficácia destes desodorantes. "Os melhores clareadores são medicamentos, portanto, não podem estar presentes em spray ou roll-on", acrescenta. Se sua pele for muito sensível, prefira aqueles com menor nível de álcool e também os hipoalergênicos. Nunca passe o produto antes de dormir, pois o risco de ter nódulos e cistos aumentam.

Escolher o melhor método de depilação para as axilas é outro dilema que faz parte da rotina feminina. Quem costuma usar a lâmina deve pelo menos alternar os dias de aplicação e esfoliar a região uma vez por semana. Se as axilas ficarem avermelhadas após a depilação, o local pode escurecer devido a estimulação da melanina.

No caso da cera é importante não passar sabonetes, cremes ou produtos com álcool após a depilação, isso pode ajudar os pelos ficarem mais encravados. Segundo a esteticista Regina Jordão, a cera quente é responsável sim por manchar ou escurecer a pele na região. "As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar, após a depilação ou ainda se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável", explica.

A dermatologista afirma que o laser (depilação definitiva) é a melhor forma de evitar a pele escurecida "desde que seja feito por pessoas experientes e bons aparelhos". Ele elimina não só o pelo através da raiz, como o bulbo também, assim a pele fica livre dos outros métodos e suas agressões.


No verão, muita gente começa a desenvolver forte odor na região. E se ele persistir, também com o uso de bons desodorantes, é preciso buscar ajuda médica. Bertha diz que ele pode estar ligado a vários fatores. "O dermatologista deverá investigar possíveis causas "internas" ou somente a região e, após esse diagnóstico, fazer o tratamento adequado, com uma limpeza adequada do local com antibióticos, antifúngicos, até alteração nos hábitos alimentares ou a inclusão de medicamentosos", finaliza.

Por Juliana Lopes

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Vanessa Vanessa
Dom, 10/08/2014 - 00h05 - reportar abuso

Acho super importante cuidar das axilas. Um axila bem cuidada fica muito mais diferente e bonito

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva estrias maquiagem tranças unhas decoradas
X
Tatuagem de bijou: será que a moda pega?
Tatuagem de bijou: será que a moda pega? Veja aqui por vilamulher