Tudo sobre drenagem linfática

qua, 27/02/2008 - 16h09

drenagem linfática

A drenagem linfática é ótima e ajuda bastante na prevenção contra a celulite. A técnica promete limpar toxinas (evitando a formação de nódulos), eliminar líquidos (inchaço) e oxigenar a pele em curto prazo.

Segundo a dermatologista Ligia Kogos, a massagem pode ser feita de forma manual ou mecânica. "A drenagem linfática manual é mais indicada em casos de pós-cirurgia plástica (para redução de edemas) e para pacientes com alteração hormonal. A manual propicia que a profissional observe regiões com nódulos, edemas e trabalhe mais neste local".

Esclareça as principais dúvidas com a dermatologista Ligia Kogos.

Profissional qualificado

Não é necessária uma prescrição médica para fazer o tratamento, mas é sempre indicado consultar um dermatologista. "Em geral, apenas os fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais de nível técnico com curso específico podem fazer a drenagem linfática", diz Ligia.

Celulite

Qualquer que seja a causa dos furinhos - má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress -, eles começam com um processo de retenção de líquido que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar os nódulos. "A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido", explica.

Gordura

Segundo a médica, quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

Dores

A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. "A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão - já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar", diz Ligia.


Contra-indicação

Para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados a drenagem não é indicada. "As que têm histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da drenagem, pois será mais visível a diminuição da retenção de líquidos", esclarece a dermatologista.

Fonte - MBPress

15 comentários no Vilaclub

Comente!
Joana loureiro
ter, 25/09/2012 - 15h52 - reportar abuso

A celulite e o inchaço são duas coisas que, quando aparecem, incomodam muito. O efeito casca de laranja que marca a roupa e o inchaço que nos faz sentir mais gordinhas e desconfortáveis sem esquecer que estamos certamente menos saudáveis. É nesse momento que um tratamento de drenagem linfática mecânica deve ser prescrito.Aqui fica um vídeo que explica como a drenagem linfática - endermologia funciona em profundidade [video]https://www.youtube.com/watch?v=CfWBfZT2Y5g[/video]

responder ao comentário
carla beatriz da silva
quin, 30/08/2012 - 00h47 - reportar abuso

sou esteticista,porém estou entrando agora no mercado.E segundo o q eu aprendi no curso d drenagem linfática,é q n podemos fazer o procedimento em uma pessoa q esteja c febre,ou c alguma inflamação.(ex:garganta).gostaria d saber s isso é realmente verdade.bjos .obrigada.

responder ao comentário
Bruna
sab, 01/09/2012 - 10h29 - reportar abuso

Olá carla. É verdade, sim. A drenagem é contra indicada quando está presente qualquer inflamação ou infecção, como infecção de garganta, febre e etc, bem como na presença de tumores (câncer), hipertensão arterial descontrolada, trombose venosa, feridas abertas ou doenças de pele não tratadas. Como a linfa será levada até os coletores (linfonodos), todas as bactérias, virus e \"impurezas\" serão levadas junto, podendo agravar as infecções. Qualquer dúvida me mande um e-mail b.ru_na@hotmail.com Bruna-fisioterapeuta.

rosineide
quin, 19/07/2012 - 09h51 - reportar abuso

sou massoterapeuta trabalho com drenadem lnfatica e massagem sueca e realmente a drenagem deve ser feita com leveza e direcionada favorecendo assim um resultado maravilhoso .moro em aracaju e gosto muito de trabalhar com massagem.

responder ao comentário
Vanessa
seg, 09/07/2012 - 11h40 - reportar abuso

Massoterapeuta: Vanessa Alves Clinica Reabilitar e Salão da Elaine.

responder ao comentário
Luciane Passos
ter, 26/06/2012 - 14h50 - reportar abuso

Parabéns pela matéria sobre drenagem!! muito boa!!!

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas