Os alimentos bons e ruins para a pele

Seg, 18/07/2011 - 15h06

Os alimentos bons e ruins para a pele

Os benefícios que alguns alimentos podem trazer para a saúde da pele são muitos e variados. O maior trunfo desses alimentos é prevenir o envelhecimento precoce, regenerando os tecidos.

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Alguns combatem o ressecamento; outros, o excesso de oleosidade.

Primeiramente, os alimentos ruins para a pele são todos aqueles muito gordurosos, pois contribuem para o aumento da oleosidade e o surgimento de cravos e espinhas.

Já a boa notícia é que isso pode ser evitado com a grande variedade de alimentos como a cenoura, ou alimentos que contêm Ômega 3, como os peixes, por exemplo. Confira uma lista deles.

Cenoura - o ácido lipóico, presente na composição da cenoura, revitaliza o rosto e bronzeia naturalmente a pele. Ela contém poderosos antioxidantes, as vitaminas A, C e E. O indicado é consumir a cenoura orgânica, pois o agrotóxico diminui as vitaminas da raiz e misturá-la aos sucos.

Frutas vermelhas - morango, amora e framboesa, ricos em cianidina, são eficientes em combater os radicais livres. Elas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele.

Iogurte - o iogurte encarrega-se de manter os probióticos, bactérias que residem no intestino e o regulam. Sem esse equilíbrio, a pele sofre. Além disso, o iogurte atenua as olheiras.

Repolho - o repolho, em especial o roxo, contém selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável.

Uva - as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Elas também contêm bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.

Gérmen de trigo - é uma excelente fonte de zinco, que faz par com o selênio na hora de deixar você mais saudável e bonita. E possui vitamina E, outro antioxidante que ajuda a pele a ficar macia e jovem.

Castanha-do-pará - também contém selênio, um mineral fundamental para a beleza e a saúde da pele, que previne e retarda o envelhecimento e contribui para manter a elasticidade natural.

Abacaxi - rico em bromelina, substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, colaborando para combater acne e alergia. Além disso, o abacaxi tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando-os a manter a firmeza.


Soja - Em sua composição encontra-se um hormônio vegetal semelhante ao estrógeno: a isoflavona. Na pele, ela é decisiva para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade.

Salmão - Na luta contra o câncer de pele, além de usar FPS, entra em cena o salmão, que possui uma expressiva fonte de vitaminas D e C. A vitamina D também é antioxidante e possui uma propriedade que combate o crescimento desordenado das células.

Por Jessica Moraes

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