Pele queimada de sol: o que fazer?

Qui, 20/01/2011 - 09h13

Pele queimada de sol o que fazer

Muitas vezes na busca pela cor do verão, muita gente deixa de passar o protetor solar corretamente ou sequer faz uma única aplicação. O resultado, principalmente entre homens e mulheres mais brancos, muita gente sente na pele.

"A falta de proteção, o uso inadequado do filtro solar ou exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade têm um mesmo resultado: pele vermelha, ardência, inchaço e, algumas vezes, descamação", explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Além de hidratar a área queimada com abundância - vale até usar pomada de assadura de bebê -, é importante ingerir muito líquido. "Se o paciente estiver com muita dor, pode tomar analgésico, antiinflamatório ou usar pomada com corticóide. Mas todas essas opções devem ser indicadas por um médico, pois têm efeitos colaterais", observa Dra. Annia.

Publicidade

Para diminuir a vermelhidão e ardência, devem ser usados cremes com babosa, corticóides tópicos - em gel, loção ou creme - e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. "As compressas e também os hidratantes - de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar - ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele. Outra opção são os banhos frios e mornos, se possível, de imersão com aveia na água", aconselha a dermatologista.

Se a pele começar a descascar, a principal orientação é não puxar a pele, nem acelerar a descamação. "Dependendo da área atingida e da intensidade da queimadura, a pele deve se recuperar em uma semana, em média. O paciente deve hidratar muito e esperar".

A dermatologista lembra que como qualquer inflamação, a exposição ao sol com a pele queimada ou descascada pode resultar em manchas, portanto, se for possível, isso deve ser evitado.


"Mesmo que seja por pouco tempo ou nos horários seguros, o paciente deve proteger muito bem a pele, usando um filtro solar adequado em bastante quantidade. Quanto mais queimaduras a pessoa ao longo da vida, mais chances há em desenvolver um câncer de pele", completa Dra. Annia.

2 comentários no Vilaclub

Comente!
larissa larissa
Qua, 27/11/2013 - 13h31 - reportar abuso

bom hj aconteçeu de eu passar um tempinho no sol por conta disso acabei tendo peles avermelhadas sou muito branca mesmo e agora to com medo de ficar com a pele menos branca :/ tem risco disso aconteçer mesmo eu hidratando?

responder ao comentário
Sex, 21/01/2011 - 21h25 - reportar abuso

eu tô passando por esse processo de descacar a pele :/ horrível ...

porque quando eu entro numa piscina ou em um iguarapé não quero sair maiiis, independente do horario, e dessa vez nao passei filtro solar, rsrs!

poiseh, agora to esperando passar essa fase ... nao aconselho ninguém pegar sol demais... a pele fica ardendo muito e super quente, chega a da até dor de cabeça!

:* obrigada pelas dicas, vou passar hidratantes para recuperar minha pele!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva estrias maquiagem tranças unhas decoradas
X
É esmalte ou maquiagem?
É esmalte ou maquiagem? Veja aqui por vilamulher