Pêlos encravados: dê um fim neles!

Seg, 05/01/2009 - 17h06

Pelos encravados

Quando você menos espera lá estão eles. Você está louca para vestir um shorts ou o biquíni novo, mas os famosos pêlos encravados te fazem desistir da idéia.

Publicidade

Inimigo número um do bom humor, ele pode aparecer por diversos motivos, conforme explica a esteticista Silvana Persi Souza. “A pseudofoliculite, mais conhecida como pêlos encravados, ocorre devido a um espessamento da epiderme, mais especificamente a camada córnea”.

Silvana, que é professora do Curso Técnico em Estética do Centro de Educação Profissional Martinus, de Curitiba PR, alerta que roupas muito apertadas, depilações realizadas de maneira inadequada e pouca ingestão diária de água podem facilitar o surgimento de pelos encravados.

Algumas pessoas são alvo do problema mais freqüentemente, geralmente porque tomam banho muito quente ou ingerem poucas frutas e verduras. Mulheres que têm pêlos enrolados, ou possuem hormônios masculinos em grande quantidade, também sofrem com eles, inclusive no rosto. Nos homens, as regiões com maior propensão são pescoço e nuca. As mulheres sofrem mais nas pernas e virilha.

Mas existem maneiras de prevenir e tratar os pêlos encravados. Quem tem tendência a esse tipo de incômodo não deve fazer depilação no período menstrual. Além do aumento da sensibilidade, existe uma maior retenção de líquidos, diminuindo os níveis de hidratação externa da pele.

Silvana ressalta que manter a pele sempre hidratada também auxilia no processo de prevenção, mas deixe para usar seu creme hidratante dois dias após a depilação com cera. Outra maneira de combater o aparecimento de pêlos encravados é fazer esfoliação, com produtos específicos, como gomagens e peelings à base de semente de frutas.

Não se engane com esfoliação feita com lixas e pedras. “Elas podem dar a sensação de que o quadro melhorou porque a pele fica mais fina e macia. Mas a prática pode provocar um espessamento ainda maior da pele, o que faz com que ela fique ainda mais grossa, dificultando a saída dos pelos”, finaliza.

Para muita gente, receitinhas caseiras, como óleo de amêndoas com açúcar resolvem o problema. Mas antes de escolher um método que se adapte melhor à sua pele procure sempre um dermatologista e não cutuque a pele com pinças, ele ficará inflamada e com manchas.

E você, o que faz para eliminar os pelinhos encravados?

Dicas para o verão:

Depilação Segura
Manchas de Sol

Por Cínthya Dávila (MBPress)

7 comentários no Vilaclub

Comente!
Ra Ra
Qua, 22/01/2014 - 20h27 - reportar abuso

Que isso! Ler seu comentário não chega doer coisa nenhuma, Mercia.

E é mesmo difícil ter pelos encravados e as outras pessoas prestarem mais atenção nisso do que em outras coisas boas nas mulheres. Boa sorte!

responder ao comentário
mercia mercia
Ter, 27/11/2012 - 10h49 - reportar abuso

eu tambem tenho pelos encravados na perna o que eu fasso para acabar com eles eu tenho 17 anos e des dos 12 eu tenho pelos encravados e poriso so uso causa para sair porque tenho muita vergonha

responder ao comentário
Mary Mary
Sex, 07/10/2011 - 07h38 - reportar abuso

Não sei mais o q fazer, minhas virilhas são escuras, e morro de vergonha de usar biquine, não mais q produtos usar, já usei vitanol A, e acdane em gel, mas de nada serviu. E não sei o q fazer para acabar com essa mancha

responder ao comentário
Qua, 16/02/2011 - 23h48 - reportar abuso

eu tenho mtos pelos encravados e alem disso estou com as pernas manchadas(marcadas). O que faço, pois está demais.

responder ao comentário
Sheila Roberta Vargas Pon Sheila Roberta Vargas Pon
Qui, 21/10/2010 - 22h50 - reportar abuso

Boa noite, preciso muito da ajuda de vcs minha pernas estão horríveis no lado de dentro estou cheia de pelos encravados e tem uma pele fina por cima e eu fico cutucando com a pinça e fica cada vez pior, já fiu em vários Dermatologistas e até hoje nínguém conseguiu resolver, tenho 29 anos resido em um estado que é muito quente e não saio de pernas de fora vivo me escondendo do meu esposo porque morro de vergonha. Sempre me depilo com cera quente de mel nunca utilizei lamina mas não sei isso começou a 4 anos e até agora não consiguo saber o que fazer para ter minhas pernas bonitas e sem manchas e feridas. Por isso peço que me ajudem.
Muito obrigado.

Sheila Pontalti.

responder ao comentário
Qua, 06/01/2010 - 10h26 - reportar abuso

Olá a todas , pelos encravados é um problema de inflamação nos folículos pilosos, pois o sebo quando é estimulado não encontra orificios suficientes abertos para sair e associado as bactérias que vivem em nossa pele, pois as mesmas se alimentam das células mortas, além dos pelos que nascem três fios num orificio só. Um bom esfoliante contendo ativos que vão diminuir a quantidade dessas bactérias, e controlar a produção do sebo já ajuda e muito na prevenção de pelos encravados. Além de um ativo que recentemente foi descoberto , A EFLORNITINA , que pode ser associada aos cosméticos, para eliminação dos pelos. Detalhe - se você para de utilizar esse ativo cosmético, os pelos voltam não na mesma proporção, mas voltam. E obrigada - Express

responder ao comentário
Ada Selma Ada Selma
Sex, 30/10/2009 - 12h13 - reportar abuso

eu tenho mtos pelos encravados e alem disso estou com as pernas manchadas(marcadas). O que faço, pois está demais.

responder ao comentário

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva estrias maquiagem tranças unhas decoradas
X
Detox de beleza antes do verão
Detox de beleza antes do verão Veja aqui por vilamulher