Tratamento para micoses e unhas encravadas

Seg, 28/01/2008 - 14h56

unhas encravadas

Na ânsia de manter as cutículas bem aparadas, muitas vezes a gente acaba exagerando nos cuidados. Quem não tem muita prática e se arrisca a fazer as unhas em casa corre o risco de ter as unhas inflamadas, irritadas ou até enfraquecidas.

Publicidade

Veja como você pode evitar micoses e unhas encravadas:

Unhas encravadas

"Na maioria das vezes isso acontece porque temos o hábito de cortar os cantos das unhas", explica a podóloga Isabel Pereira. Segundo a especialista, o uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento. Em crianças recém-nascidas, macacões com pés fechados podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.

A universitária Maria Isabella Garcia conhece bem o sofrimento de uma unha encravada. "Eu fui à pedicure e fiz as unhas do pé. À noite tinha um evento e coloquei sapatos fechados. No outro dia, não consegui colocar o pé no chão", conta.

Os dedos mais atingidos por esse mal são os dos pés - sobretudo os "dedões", nos quais as unhas encravam quase sempre pelos cantos. Isabel explica que a dor se torna insuportável. Em muitos casos, a pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, até eliminar pus ou carne esponjosa (granuloma piogênico).

O tratamento varia a cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão, até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado. O podólogo Marcelo Ferreira avisa para nunca tirar a unha, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente.

Micoses

No caso das micoses, o tratamento geralmente é demorado e requer muita paciência. Conforme Ferreira, além de usar comprimidos de compostos antimicóticos ou antifúngicos, ou aplicar um esmalte com composto antifúngico, a pessoa ainda precisa esperar que a unha cresça, mesmo que a melhora não apareça nos primeiros dias. “Uma unha normal e sadia cresce cerca de dois milímetros por mês. Para que sua unha doente possa recuperar-se integralmente, é preciso usar esmalte terapêutico para unhas com freqüência”, explica o podólogo.

O especialista recomenda cortar as unhas o mais rente possível antes da primeira aplicação do esmalte. "Com uma lixa grossa, lixar a unha o máximo possível até atingir a parte boa e sadia. O restante da unha ficará então mais fina. Em seguida, aplique um pouco de esmalte terapêutico sobre a unha doente, uma ou duas pinceladas é o suficiente", explica.

69 comentários no Vilaclub

Comente!
Poliany Poliany
Qua, 04/09/2013 - 16h21 - reportar abuso

ola, algumas unhas da minha mão são amaçadas tipo que encravadas e amarelada um pouco, eu queria saber se elas iram cair, pois faz tempo que elas estão assim e ta muito feia, queria saber se tem algum remédio que posso usa-lo para poder passar em cima delas. Por favor me ajudem!!

responder ao comentário
daniela priscila daniela priscila
Dom, 25/08/2013 - 15h09 - reportar abuso

ola meu nome e daniela to com um problema na unha ela envergou pra dentro e quando ela cresce não aguento de dor pois ela entra dentro da carne o que fazer

responder ao comentário
daiane daiane
Ter, 25/06/2013 - 20h20 - reportar abuso

Tenho unha encravada a dois e fiz micro cirurgia faz dois meses e voltou a ser encravada novamente e nunca mais pintei e nem tirei cutilha, e também não sai pus, e aí?

responder ao comentário
Qui, 30/08/2012 - 20h21 - reportar abuso

ola boa noite eu estou estou com um problema na unha do pe ela ficou avermelhada e agora ficou oca sera micose?ela vai cair pois parte de baixo esta colada ainda na pele qual o remedio adequado para usar?minha cunhada me passou uma soluçao de nome verrux posso usa-lo?
obrigada aguardo resposta,boa noite.

responder ao comentário
wellington wellington
Qui, 17/05/2012 - 20h12 - reportar abuso

tenho unha encravada no dedão esquerdo do pé ! nossa ! já fiz de tudo menos arrancar a unha ! mais ainda não sarou ! quando fui no podólogo ela cortou os cantos até ai tudo bem ! ai ela mandou eu tirar o curativo dps de 1 dia pra não abafar ai eu tirei mais tava feio ainda! ai limpei fiz tudo certinho ! deixei a unha crescer reta ! mais mesmo assim dps de um tempo voltou a mesma coisa ! nem sei mais o que faço ! vou ranca a unha de uma vez por todas pra ver se sara !

responder ao comentário
katya katya
Qua, 21/03/2012 - 08h17 - reportar abuso

ESTOU SOFRENDO COM MINHAS UNHAS DO DEDÃO ENCRAVADAS,UM SOFRIMENTO TODA VEZ K VOU A MANICURE ELA DESENCRAVA,MAIS 8 DIAS APOS JA ESTA TUDO ENCRAVADA DE NOVO....QUERIA TIRAR UMA DUVIDA,PODOLOGO DAR ANESTESIA PARA FAZER O TRATAMENTO ? NÃO AGUENTO MAIS SENTIR DOR,SOFRER COM ESSAS UNHAS....ME FALEM AI QUAL O PROCEDIMENTO DO PODOLOGO?
VALEU!!!!!

responder ao comentário
tatiane tatiane
Qua, 14/03/2012 - 09h27 - reportar abuso

eu tenho unha encravada ta enframada e doi muito não da pra encosta nela mais eu não fui no médico ainda é preciso ir ela não desenframa com pomada de enframação brigada pela atençao.

responder ao comentário
williancarrilhonunes williancarrilhonunes
Qui, 08/03/2012 - 17h05 - reportar abuso

eu ranquei a cuticula da unha e agora ela ra vernelha saindo puis doi muito como cura?

responder ao comentário
dinei dinei
Sáb, 25/02/2012 - 13h09 - reportar abuso

minha unha do pe esta embranquecida a metade dela perto da pele faz anos qual remedio para voltar ao normal

responder ao comentário
Edilson Edilson
Ter, 21/02/2012 - 12h59 - reportar abuso

Gostaria de saber qual o remédio devo usar em minhas unhas com micose , ela estão grossa, escuras, amarelas e estão se soltando da carne qual o remédio indicado.

Obrigado pela atenção.

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva estrias maquiagem tranças unhas decoradas
X
Unhas decoradas: novidades em esmaltes
Unhas decoradas: novidades em esmaltes Veja aqui por vilamulher