Unhas decoradas

Unhas fracas podem indicar falta de vitaminas

Seg, 11/04/2011 - 05h01

Unhas fracas podem indicar falta de vitaminas

Nosso corpo reflete a maneira como o tratamos. Cabelos, unhas e pele dão sinais de que algo não vai bem.

Publicidade

As unhas, por exemplo, podem indicar desidratação e falta de vitaminas. Esmalte e produtos químicos, em excesso, também são prejudiciais.

Segundo a cosmetóloga e Diretora Técnica da Medicatriz Dermocosméticos, Dra. Sheila Gonçalves, descamações nas unhas podem revelar desidratação e ou perda de hidratação. Isso se deve à baixa ingestão de água e uso excessivo de produtos químicos, ou de limpeza. "Pontos brancos podem indicar falta de vitaminas e minerais, principalmente o zinco. Já manchas esbranquiçadas ou amareladas são resultantes de contaminação por fungos que chamam onicomicoses", revela a cosmetóloga.

A aparência das unhas pode até mesmo sinalizar tumores. "Manchas, psoríase ungueal - um tipo de inflamação com aspecto de esfarelamento - e pequenos buracos que se assemelham à parede de um dedal ou pintas escuras são sinais de um tipo de câncer de pele, o melanoma", afirma a Dr. Sheila Gonçalves. "Na atualidade, as principais causas de problemas nas unhas são regimes excessivos e uso contínuo de esmaltes", completa.

A melhor maneira de tratar unhas danificadas é cuidar da alimentação, além de observá-las diariamente, a fim de detectar qualquer aparência incomum. A Dr. Sheila recomenda: "Mantenha uma dieta balanceada em proteínas e vitaminas, principalmente complexo B e Biotina, também em sais minerais, especialmente cálcio e zinco, ingestão de água, além de cuidados externos com o uso de soluções dermocosméticas para fortificar, promover o crescimento e combater micoses nas unhas". Esses produtos devem ser aplicados três vezes ao dia, principalmente à noite.

Fique atenta na hora de ir ao salão. A especialista recomenda que não tiremos toda a cutícula, pois ela é uma grande aliada na proteção das unhas. Além disso, é importante dar um tempo de descanso para as unhas, ou seja, retirar todo o esmalte dois dias antes de pintá-las novamente. Outra coisa essencial é ter certeza de que o ambiente é higiênico e o material descartável.

No dia a dia, o ideal é comer bem, evitar o uso de acetona e esmaltes escuros, aplicar diariamente uma solução dermocosmética de tratamento pra fortalecer e prevenir micoses e usar luvas na hora da faxina. "Cuidados ao cortar as unhas: no caso das mãos, o ideal é deixá-las ovaladas porque quebram com menos facilidade. Nas dos pés, o corte deve ser quadrado para evitar a formação de unha encravada", ensina a Dr. Sheila Gonçalves.

Por Bianca de Souza (MBPress)

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Lilian Dionísio Lilian Dionísio
Qui, 06/10/2011 - 12h09 - reportar abuso

Na minha unha do dedão do pé direito existe um esbranquiçado a uns 5 anos e já fiz de tudo mas não melhora. A unha vai ficando branca desde quando nasce e quando cresce fica toda pôdre e cheirando muito mal.
O que devo fazer para isso terminar, lembrando que preciso usar sapato e de salto todos os dias para trabalhar e isso não é bom.
Aguardo uma ajuda.
Grata!!! Lilian

responder ao comentário
Qua, 13/04/2011 - 10h51 - reportar abuso

minhas unhas sao bonitas mais eu nao tenho cuidado delas agora estou deixando crescer
acho que estao fracas..........

responder ao comentário
Seg, 11/04/2011 - 20h13 - reportar abuso

Voce pode pensar que nao mas uma unha bem tratada pode em muito contribuir para a beleza de uma mulher .Assim como ao contrario devemos cuidar da nossa aparencia em todos os sentidos.
AS nossas unhas devem ter um cuidado todo especial .caso vc nao tenha se alimentado coretamente ai vai umas dicas;
comer bastantes alimentos , como cenoura ,couve, feijao, etc .

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos