Moda das Famosas

Colecionador reúne 3500 frascos de perfume

Ter, 21/07/2009 - 09h24

Colecionador reúne 3500 frascos de perfume

Das homenagens aos deuses egípcios aos belíssimos frascos de vidro atuais, o perfume passou por diversas civilizações. Os gregos o usava nos banhos. Espanhóis e portugueses também conheceram os encantos das fragrâncias depois que conseguiram atravessar o outro lado do mundo e chegar à Índia.

Os frascos antes feitos em barro e porcelana ganharam novas formas com o passar do tempo.

Publicidade

As melhores fragrâncias estiveram até em recipientes de cristal. No início do século passado, na cidade de Paris, a união entre perfumistas e grandes nomes da vidraria, entre eles, Lalique e Baccarat, permitiu que os vidros se tornassem verdadeiras obras de arte.

Tempos depois, o nº 5 de Coco Chanel era vendido como se fosse uma joia. Assim como na época de Chanel, hoje o sucesso de um perfume ainda é definido pelo design de sua embalagem, sendo o frasco uma abstração a todo glamour em volta da essência.

Há uma infinidade de marcas e aromas, a maioria elaborada com folhas, flores, raízes, talos, frutos ou especiarias. E também muitos apaixonados não só pelas essências, mas também pelos frascos.

Um deles é Alysson Camacho Gonçalves, proprietário de um Antiquário, em São Paulo, na Rua da Consolação. Sempre interessado pela história dos perfumes e atrás de antiguidades para abastecer a sua loja, ele chegou a garimpar mais de 3500 peças, entre frascos, caixas de pó-de-arroz, batons e embalagens de produtos de higiene bucal, tudo em leilões de arte e antiquários pelo mundo.

“São mais de 25 anos de paixão pelos frascos. Coleciono mais antigos, do início do século passado, em formatos variados, de bichos, geométricos ou repletos de desenhos. Para mim, o perfume é especial, ele traz à nossa memória bons momentos, de prazer e alegria, um universo que nos faz sair da realidade”, comenta.

Na coleção que nem cabe em sua casa, um objeto é especial: uma réplica de 1910 de um rímel do Egito, além das primeiras caixinhas de creme dental, em pó. “Essas são de 1880, quando os japoneses usavam as primeiras escovas de pêlo e bambu com pó para escovar os dentes”.

Entre tantas histórias de colecionador, uma delas chama a atenção. Alysson se apaixonou por uma tampa do perfume Lalique, de 1908, que comprou em um brechó no Uruguai. Tempos depois, ele conseguiu o frasco em uma feira de antiguidades, em São Paulo. “Foi o meu maior achado, por isso é um dos favoritos da minha coleção”. Assim como todo bom colecionador, Alysson é incansável. Atualmente, o seu objeto de desejo é um vidro Christian Dior, de 1956, em formato de cachorrinho.


Considerada uma das mais completas no país, a coleção de Alysson foi convidada a fazer parte da mostra “OUI, BRASIL”, dentro da programação do Ano na França no Brasil. Junto com esculturas, vestidos, telas e fotografia, os vidros do colecionador estão expostos no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, até o dia 06 de Agosto.

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218 - Jd. Europa - São Paulo - SP.

Por Juliana Lopes

16 comentários no Vilaclub

Comente!
Flavia Izabel Flavia Izabel
Sáb, 08/09/2012 - 00h51 - reportar abuso

Olá, gostaria de sabre se você conhece um perfume chamado destination, procuro a muito tempo mas não encontro em lugar algum.

responder ao comentário
khristian khristian
Ter, 10/07/2012 - 13h04 - reportar abuso

voce não teria para vender o perfume heure intime

responder ao comentário
GILSON GREGÓRIO DE BRITO GILSON GREGÓRIO DE BRITO
Sáb, 17/03/2012 - 16h03 - reportar abuso

Ola,
gostaria de saber se estes frascos estão disponiveis para comercialização. Gostaria de obter fotos e preços.

muito grato
Gilson Gregório

responder ao comentário
CLELIA LUMERTZ CLELIA LUMERTZ
Qua, 30/11/2011 - 00h37 - reportar abuso

por favor peço que me ajudem ... onde foi parar a marca de perfumes max factor ? eu usava um perfume chamado " BLASÉ" ONDE POSSO ENCONTRAR agradeço de coração se alguém puder me ajudar

responder ao comentário
Daniela Daniela
Sáb, 08/10/2011 - 00h13 - reportar abuso

Olá ...tenho um Cabochard de 1959... Se alguém se interessar ...aceito ofertas.
Daniela

responder ao comentário
Daniela Daniela
Sáb, 08/10/2011 - 00h09 - reportar abuso

Olá ..tenho um Cabochard de 1959...Se alguém se interessar ...aceito ofertas.
Obrigada

responder ao comentário
elisabeth elisabeth
Dom, 10/07/2011 - 21h19 - reportar abuso

OLA SR. ALYSOM TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER SE TEM INTERESSE EM ADQUIRIR UM BORSARI 1870(FRAGRANZE DA COLLEZIONE) COM 23 UNIDADES DE PERFUMES ORIGINAIS, SE HOUVER INT.ME ENVIE SEU EMAIL QUE ENVIO FOTOS, DOS MESMOS.PARA UMA FUTURA NEGOCIAÇÃO. GRATA AGUARDO SEURETORNO.ELISABETH

responder ao comentário
Tete Tete
Seg, 16/05/2011 - 20h45 - reportar abuso

Olá, gostaria de conhecer sua coleção. Eu tenho uma coleção linda também e estou procurando uma vitrine que valorize mais minha coleção, você tem alguma sugestão?
antecipadamente obrigada
Tetê

responder ao comentário
Tânia E. R. Soares Tânia E. R. Soares
Sex, 26/03/2010 - 21h06 - reportar abuso

O nome do perfume é LAUREN by Ralph.
Ele não é "antigo".... eu tive um há mais ou menos 10 anos... era um bom perfume...

responder ao comentário
Qua, 17/03/2010 - 16h28 - reportar abuso

quero sempre ter esses tipo de perfumes adoro muito sao especiais
quem tem bom gosto usa!

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos