Auto-drenagem para o rosto

Autodrenagem para o rosto

Com o passar do tempo, naturalmente os músculos da face começam perder a firmeza. Aí, o rosto fica com aquela aparência de envelhecido e as rugas a dar as caras, literalmente. Cremes e cuidados com o sol são premissas básicas de qualquer um que zela pela própria imagem. Mas, além desses, há outros métodos que podem garantir a saúde - e o bom aspecto da pele do rosto. A drenagem linfática, milagrosa no corpo todo, também vale para cima do pescoço. E o melhor é que você pode aprender a fazer sozinha, em casa mesmo.

"A drenagem facial elimina líquidos e toxinas, fazendo com que a pele do rosto fique com uma aparência mais firme", explica a fisioterapeuta Marília Fazio, da clínica de estética Espaço Tanggüh, em São Paulo. O objetivo dessa massagem é drenar todo o excesso de líquido que deixa a pele ‘molenga’, para que depois esse excesso seja redistribuído e reabsorvido pelos vasos que se encontram nessa região. Quando volta para o corpo, os excessos são eliminados, fazendo seu fluxo natural.

Para potencializar os resultados em casa, Marília diz que cremes hidratantes podem ajudar. "Pode ser o que você já está acostumada. De preferência os sem aromas, para evitar qualquer tipo de irritação, ou também aqueles específicos para firmeza da pele", indica.

A fisioterapeuta afirma que fazer os movimentos duas vezes por semana já é suficiente para que se obtenham resultados. Mas somente a auto-drenagem não faz milagres. "Ela pode melhorar quando há um inchaço ou um acúmulo excessivo de gordura na face. Mas não substitui a massagem realizada por um fisioterapeuta ou um terapeuta corporal", adverte. "Ela auxilia sim na diminuição do inchaço. Mas funciona mais como uma massagem modeladora, de relaxamento. Feita isoladamente, o benefício é mais com relação ao alívio do estresse e das tensões do que estético", completa o médico Jorge Kalil, especialista em cirurgia vascular do Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas (CECMI), em São Paulo.

Normalmente qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer as massagens. Para as que acabaram de sair de uma cirurgia - como o lifting facial ou qualquer outra que possa agredir o tecido celular -, a drenagem é uma ótima opção. "No pós-operatório, os benefícios são muitos. Na maioria deles há um edema, um inchaço natural após a agressão cirúrgica que os tecidos sofrem. Você drena o tecido subcutâneo, drena o líquido que as células têm em excesso, auxiliando na diminuição do inchaço", esclarece Jorge.

O médico afirma que entre sete e dez sessões já é possível notar uma melhora relevante na diminuição de edemas, por exemplo, mas alerta: "antes de fazer a drenagem, o ideal é procurar um especialista em cirurgia vascular para diagnosticar ou mesmo um bom clínico geral. Às vezes, as pacientes apresentam inchaços decorrentes de uma insuficiência cardíaca ou renal e não podem ser submetidas ao procedimento. O tratamento pode até agravar o quadro clínico", alerta Jorge, também especialista em cirurgia endovascular.

Como fazer a massagem em casa:

- coloque o dedo indicador e o do meio abaixo das orelhas e faça movimentos que leves no local, pressionando e soltando. Repita pelo menos cinco vezes

- abaixo do queixo, pressione com o dedão, fazendo o mesmo movimento das orelhas, como se bombeasse o próprio corpo.


- depois coloque os dedos na testa e faça o movimento de deslizamento, a partir da metade da testa, em direção às orelhas. Logo depois, faça o movimento de bombeamento novamente. O mesmo com o nariz, passando por debaixo dos olhos e pelas bochechas. Repita o movimento no queixo, passando pelo arco mandibular.Tudo sempre em direção às orelhas.

Fazendo os exercícios, pelo menos duas vezes por semana, de preferência no final do dia, já será possível notar uma melhora no aspecto da pele. Vale tentar

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

hidratação cabelosceluliteemagrecercosméticospiercingperder pesopenteadosesmaltesperfumelimpeza de peledepilaçãocortes de cabelodelineadorbatomdicas de maquiagemliftingblushpeelingmega hairtrançashidratação pelemaquiagem noitemaquiagem olhossobrancelhabepantolbb creamunhas decoradas passo a passo