Cirurgia plástica no nariz

Qui, 29/05/2008 - 13h21

Mulher de perfil

Segundo um boletim da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de 2007, a rinoplastia (cirurgia feita no nariz) representa 40% das cirurgias realizadas na face e é a quarta intervenção cirúrgica mais procurada no país.

Hoje em dia, já existem várias técnicas de aprimoramento deste tipo de operação, como a rinoescultura e a rinoplastia dinâmica. Elas podem ser feitas como cirurgias corretivas ou estéticas em pacientes com mais de 14 anos de idade.

Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, especializado em cirurgia plástica na Escola de Pós-graduação Prof.

Publicidade

Dr. Ivo Pitanguy, explica que existem duas técnicas da intervenção. “A primeira, denominada Técnica Aberta, consiste em abrir o nariz pela columela (parte inferior do nariz), levantando a pele, expondo a estrutura óssea e cartilaginosa. A segunda, denominada Técnica Fechada, consiste em alterar as estruturas nasais, por incisões realizadas na parte interna do nariz, preservando a columela”, diz.

Maria de Lourdes* se submeteu a uma rinoplastia simples há dez anos. Na época, as técnicas não eram tão avançadas como nos dias de hoje, mas mesmo assim ela garante que não teve problemas no pós-operatório, fase mais difícil da cirurgia. “Eu queria diminuir o ossinho da parte de cima. Usei uma tala durante 15 dias e não cheguei a ficar roxa. Demorou cerca de seis meses para meu nariz adquirir a forma atual, mas fiquei satisfeita com o resultado. Se precisasse, faria de novo”, afirma.

A rinoescultura é uma técnica mais complexa, pois pode juntar todos os métodos, entre eles, enxertos, raspagens e ressecções. Porém, permite resultados mais naturais do que a rinoplastia convencional, já que personaliza o nariz do paciente. “É o método em que o cirurgião retira a cartilagem ou osso que está em excesso e enxerta onde há deficiência desse material”, conta o especialista.

Outra técnica também muito usada é a rinoplastia dinâmica. “Consiste no tratamento da ponta do nariz e do lábio superior. Ela é dinâmica porque mexe com o músculo. A normal mexe com cartilagem e osso. A Rinodinâmica é indicada quando existe grande mobilidade da ponta do nariz. Por exemplo, quando ao sorrir ocorre a queda da ponta do nariz ou sorriso com exposição gengival”, completa ele.

A rinoplastia é uma cirurgia delicada. Por isso, o médico deve orientar e avisar o paciente sobre o tipo de nariz que combina com seu rosto e alertá-lo a respeito dos riscos da operação. Podem ocorrer conseqüências estéticas e funcionais. Estéticas quando o cirurgião não atinge o resultado que o paciente aguardava. Funcionais quando acaba a cirurgia e o paciente que respirava bem passa a ter problemas respiratórios.

*O nome da entrevistada foi alterado para manter sua privacidade.

Fonte - MBPress

4 comentários no Vilaclub

Comente!
ANDRE MARQUES DA SILVA ANDRE MARQUES DA SILVA
Seg, 30/08/2010 - 10h37 - reportar abuso

BOM DIA !!
TENHO 33 ANOS 1,67 ALTURA 69 KILOS
CURIOSIDADE, GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA NO NARIZ, ACHO MEU NARIZ GRANDE , MEU SONHO E DIMINUIR A TAMANHO DELE,
CIDADE: GOIANIA-GOIAS

responder ao comentário
Ambiente Livre Tecnologia Ambiente Livre Tecnologia
Sex, 30/04/2010 - 16h03 - reportar abuso

Cirurgia de Nariz (Rinoplastia)

A cirurgia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.
Ela é indicada para corrigir anomalias funcionais, desvio de septo, melhorando a função respiratória e também com a finalidade estética: redução, aumento ou modelagem.
Uma das Clinicas mais especializada no caso é a Clinica de Estetica Vivari, situada em Curitiba - Paraná.
Vale a pena conferir!!!

Eduardo J. Daniel
http://www.clinicavivari.com.br
http://www.edsonache.com.br

responder ao comentário
GiiH GiiH
Sex, 18/09/2009 - 22h37 - reportar abuso

será que tem um certo medico especialista na aria de nariz no DF?

responder ao comentário
andre mattos andre mattos
Ter, 28/07/2009 - 08h14 - reportar abuso

tenho 43 anos, e há uns 15 anos sofri uma paralisia facial, fiquei com sequelas, e o lado esquedo do rosto um pouco paralizado, só movimenta correto o para o lado direito. Tenho um nariz grande, pegunto: se eu fizer a cirurgia par diminuir o nariz neste caso em função corro o risco de durante a recuperaçção o nariz ficar torto?

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva maquiagem tranças unhas decoradas
X
Batom sob medida pra você, que tal?
Batom sob medida pra você, que tal? Veja aqui por vilamulher