O rosto é uma das áreas mais expostas aos agressores externos como o vento e as baixas temperaturas e, devemos lembrar, que a pele ao redor dos olhos e lábios são regiões mais sensíveis e suscetíveis a aparição de rugas e linhas de expressão. Por esse motivo durante o inverno é necessário um cuidado extra na hidratação facial.
A pele do rosto, principalmente no contorno dos olhos e lábios, é muito fina, por isso, a evaporação da água é duas vezes superior se comparada ao restante da face. Para piorar, as fibras de colágeno estão presentes em menor número, o que pode acelerar o processo de envelhecimento, afirma o cosmetólogo Paschoal Rosetti Filho. "Como são regiões vulneráveis ao clima e poluição, é importante o uso diário de um creme com formulação específica que proteja e hidrate o rosto, especialmente, as partes que apresentam sinais mais visíveis".
O especialista ainda dá a dica para você acertar na hora de comprar o seu creme. "O produto para essa região deve conter ativos de baixo peso molecular, o que signifoca maior penetrabilidade dos componentes até as camadas mais profundas da pele. Essa área, também conhecida como Zona de Membrana Basal, é responsável por manter, dentre outras funções, a produção de colágeno, cuja função é dar firmeza à pele", explica.
Outros hábitos bem importantes como o uso diário do protetor solar e uma esfoliação periódica são essenciais para manter a saúde da sua pele.
Por Paula Perdiz
Magnésio e leite de magnésia: benefícios e truques para a pele
Tatuagem para cobrir olheiras vira febre entre as famosas
Como usar gloss na pálpebra
Tatuadora faz constelação do signo em sardas no rosto
3 erros que podem detonar suas sobrancelhas
Rejuvenescimento facial com gordura: a evolução do lifting facial