Especial de Páscoa

Papada e flacidez no pescoço: prevenção e tratamentos

Qua, 11/02/2009 - 09h44

Papada no pescoço

Os anos passam e as marcas de idade logo aparecem no rosto. Além das rugas, a região que mais revela o envelhecimento da pele é o pescoço, muitas vezes esquecida pelas mulheres.

Publicidade

Rugas, flacidez e a temível papada é o que todo mundo não quer ter, de jeito algum. Quem ainda não chegou lá pode já começar a se prevenir. Uma das armas contra a flacidez são as vitaminas A, C e E, que estimulam a renovação celular, são poderosos antioxidantes, além de clarear as machas do sol. Os cremes estão liberados a partir dos 25 anos, já as cápsulas devem ter um acompanhamento contínuo dos profissionais.

“Tanto as vitaminas ingeridas na dieta diária quanto às usadas topicamente podem auxiliar na prevenção. Entretanto, não adianta se a origem estiver relacionada à carga genética, sol, falta de exercícios, alimentação, fumo, gravidez, obesidade e hormônios”, explica a médica Mercedes Granja, especialista em dermatologia e medicina estética e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology.

Conforme a dermatologista, cremes e cápsulas são importantes, mas é preciso também que você use muito protetor solar desde cedo e leve uma vida saudável. “Porém, outros fatores fogem ao nosso controle, como predisposição genética, gravidez e flutuação hormonal das mulheres”, cita. Por isso, mulheres com tendência familiar à flacidez devem tomar cuidados redobrados, pois as vitaminas são facilmente encontradas nos alimentos. Já os cremes podem ser usados em concentrações apropriadas a partir da adolescência.

Quando a prevenção já não adianta, o jeito é recorrer aos vários tratamentos oferecidos. Um deles é o Laser Fracionado, indicado para pele envelhecida pelo sol e idade. “O laser de CO2 penetra profundamente na pele, desidratando-a e provocando uma inflamação controlada que, durante a cicatrização, se completará com a formação intensa de colágeno. O laser comum de CO2 não deve ser aplicado na pele do pescoço, pois tem uma capacidade de regeneração limitada; mas o laser de CO2 fracionado é seguro para esta região, por deixar “ilhas” de pele preservadas”, explica.

Mercedes afirma que a aplicação é rápida, em média de 30 a 45 minutos, e envolve poucos riscos, o que permite um retorno rápido ao trabalho. São necessárias até seis sessões. Caso a papada não esteja em um estágio muito avançado, Sculptra também é prescrito pelos profissionais. Neste caso, um ácido é injetado em camadas mais profundas da região, de uma orelha até a outra. Inchaço e pele vermelha são comuns nas primeiras semanas. O tratamento é feito em três sessões.

Para a dermatologista, o botox apenas é indicado em casos de “pescoço de tartaruga”, mas com pouca sobra de pele. Ele acaba com as linhas horizontais e também elimina os chamados “colares”. Deve ser feito de sete em sete meses.

Mercedes lembra que no mercado ainda existem outros procedimentos que, em conjunto, são bastante eficazes. Entre eles, peelings médios, intradermoterapia (ou mesoterapia), luz intensa pulsada, radiofreqüência e infravermelho, como a Titan, que estimula a produção de fibras de colágeno a curto e longo prazo.

Quando a flacidez está em um estágio mais avançado, com muitas sobras de pele e gordura localizada, o melhor a ser feito é perder peso e buscar a cirurgia plástica. Um dos métodos mais eficientes para isso é o Lifiting. Antes da cirurgia deve-se abolir o cigarro e ter uma alimentação rica em vegetais e líquidos. Geralmente, a recuperação da pele e da cicatriz, que fica atrás das orelhas e próxima ao couro cabeludo, é feita com tratamentos complementares, para melhorar a qualidade da pele. Após dez dias já é possível voltar ao trabalho, mas o rosto fica desinchado só depois de vinte dias.

O pós-operatório inclui a retirada do curativo em dois ou três dias e os pontos em sete dias, uso de faixa compressiva durante certos períodos, durante uma ou duas semanas. “O paciente precisa tomar cuidado com todos os movimentos do pescoço, dormir com travesseiro baixo e com o rosto voltado para cima e iniciar drenagens linfáticas bissemanais a partir da segunda semana”, diz.

A escolha do melhor método depende muito do caso de cada paciente, que é sempre analisado e examinado pelo médico, por isso, você deve buscar um profissional conceituado e sempre esclarecer todas as suas dúvidas. “Se bem indicado e realizado, estes procedimentos costumam apresentar efeitos colaterais mínimos ou ausentes”, enfatiza Mercedes.

Tratamentos para o rosto:
Drenagem linfática e facial
Ginástica Facial

Por Juliana Lopes

9 comentários no Vilaclub

Comente!
MANOEL MARTINIANO MOURA MANOEL MARTINIANO MOURA
Ter, 15/05/2012 - 12h14 - reportar abuso

não tenho papada, mas tenho facidez no pescoço ou seja pele balançando. oque faço para solucionar isto estou com minha auto estima abalado por conta disso. quero ajuda , obrigado

responder ao comentário
Isabella Oliveira Isabella Oliveira
Ter, 20/09/2011 - 20h43 - reportar abuso

Tenho 10 anos e me encomoda muito,na foto e até pessoalmente como faço para tratar , mas sem esses negócios de tratamento porque ainda sou uma criança.

responder ao comentário
sergio sergio
Qua, 24/08/2011 - 13h38 - reportar abuso

tenho 55 anos e começo a formar o que chamam de cordas na area do pescoço.ë possivel remove-las com uso do BOTOX?\

Teria-se uma noção de preço por essa operação?

responder ao comentário
Zildo Dias Martins Zildo Dias Martins
Ter, 17/05/2011 - 07h22 - reportar abuso

Esses exercícios também fazem efeitos para homens?

responder ao comentário
willi willi
Ter, 05/04/2011 - 17h20 - reportar abuso

tenho uma gordura localizada bem atras do pescoço o famoso "cupim", eu odeio isso, gostaria de saber como me livrar dele sem plastica, tem como?

responder ao comentário
lurdinha lurdinha
Qua, 19/01/2011 - 11h56 - reportar abuso

gostaria de saber o que devo fazer para amenizar papadas e flacidez no pescoço sem cirurgias

responder ao comentário
Sonia Sonia
Dom, 25/07/2010 - 19h12 - reportar abuso

Tenho uma papada bastante saliente, como faço para diminuir sem precisar de cirugia.

responder ao comentário
katia katia
Ter, 13/07/2010 - 08h51 - reportar abuso

Boa tarde tenho apenas 23 e ja estou a ficar com uma papada que me incomoda imenso á alguma maneira de fazer desaparecer a papada algum exercicio sem ser a cirurgia.

responder ao comentário
IARA IARA
Ter, 16/03/2010 - 15h17 - reportar abuso

QUAL ESPECIALISTA Q TRATA ISSO?

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos