Pele lisinha, sem cravos

Qua, 13/10/2010 - 05h00

Pele lisinha sem cravos

Grande parte das mulheres com pele oleosa tem os incômodos pontinhos pretos na zona T, principalmente no nariz e queixo. A maquiagem ajuda a disfarçar cravos e espinhas, mas não é a solução para exterminá-lo. Brancos ou escuros, os cravos são formados pelo acúmulo de partículas e secreção sebácea obstruindo e dilatando os poros.

O que tem ajudado a deixar a região dos cravinhos mais lisinha, pelo menos a curto prazo, é o uso de máscaras para o rosto.

Publicidade

"Elas podem ter vários efeitos, cada uma com sua indicação. Gosto muito das máscaras peel off - secam no rosto e depois se soltam como uma segunda pele -, pois permanecem mais tempo, tem grande penetração e maior capacidade de retirar as impurezas. Mas não conseguem retirar por completo todos os cravinhos. Algumas ainda tem efeito calmante, clareador, secativo e nutritivo", explica a dermatologista Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Em farmácias e perfumarias você encontra uma boa variedade delas, como a Rapid Clear, da Neutrogena, que tem a função de diminuir a produção dos pontinhos escuros. Graças à ação esfoliante de dois tipos de ácidos - salicílico e glicólico -, é possível controlar a oleosidade, o brilho e o aparecimento dos pontos pretos. Seu resultado gradativo. Também na linha peel off, a linha Pure Zone, da L´oreal, tem uma máscara com ácido Salicílico, substância que ajuda a retirar as células mortas e desobstruir os poros, além de Vitamina E, responsável pela ação antioxidante. Outra disponível no mercado é a máscara Clear Skin, da Avon, que ajuda a remover cravos superficiais.

Casagrande lembra que por ter um efeito imediato, as máscaras podem ser usadas uma ou duas vezes por semana. "Antes de alguma festa, por exemplo, porque elas deixam a cor mais uniforme (sem pontos vermelhos) e os poros fechados", acrescenta. Também para combater os incômodos pontinhos, a dermatologista indica a loção rosada (manipulada), adesivos para cravos, differin gel 0,3% e vitanol-A 0,025.

Por ter um mecanismo de produção de gordura muito ativado, quando a pele oleosa identifica qualquer ponto de ressecamento, produz ainda mais gordura, ficando extremamente oleosa. "É o que chamamos de efeito rebote. Por isso deve ser lavada no máximo duas vezes ao dia. A melhor forma de prevenção é uso freqüente de ácidos (tretinoína, glicólico, salicílico, etc), duas a três vezes por semana", recomenda.

"Um peeling superficial feito no consultório também resolve o problema. Dependendo do caso, também utilizo uma desobustrução (extração mecânica)". E para quem tem o costume de espremer os cravos, principalmente os do nariz, pode além de machucar a pele, tê-los de volta em poucos dias. "Em casa, a melhor opção é o uso frequente de ácidos (três vezes por semana) e alguns cuidados de higiene, como usar filtro solar e hidratante específico para o tipo de pele. Lavar o rosto duas vezes ao dia é o suficiente. No caso das peles mais secas, o excesso de lavagens faz com que ela fique ainda mais ressecada".


Escolher um bom sabonete também é importante. Conforme Casagrande existem muitas opções que limpam a pele de maneira mais uniforme e profunda. A dermatologista geralmente indica sabonetes em mousse com ácido glicólico, por ter um efeito 3 em 1. "Limpa, retira a maquiagem e hidrata na medida certa". Mas tenha cuidado ao escolher qualquer produto, sempre peça indicação de um profissional, porque eles podem ressecar demais o rosto, levando o organismo a produzir ainda mais sebo e, conseqüentemente, favorecendo o aparecimento dos cravos e até espinhas.

Por Juliana Lopes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo escova progressiva maquiagem tranças unhas decoradas
X
Dez anos depois e elas estão enxutas
Dez anos depois e elas estão enxutas Veja aqui por vilamulher