Unhas fracas podem indicar falta de vitaminas

Unhas fracas podem indicar falta de vitaminas

Nosso corpo reflete a maneira como o tratamos. Cabelos, unhas e pele dão sinais de que algo não vai bem. As unhas, por exemplo, podem indicar desidratação e falta de vitaminas. Esmalte e produtos químicos, em excesso, também são prejudiciais.

Segundo a cosmetóloga e Diretora Técnica da Medicatriz Dermocosméticos, Dra. Sheila Gonçalves, descamações nas unhas podem revelar desidratação e ou perda de hidratação. Isso se deve à baixa ingestão de água e uso excessivo de produtos químicos, ou de limpeza. "Pontos brancos podem indicar falta de vitaminas e minerais, principalmente o zinco. Já manchas esbranquiçadas ou amareladas são resultantes de contaminação por fungos que chamam onicomicoses", revela a cosmetóloga.

A aparência das unhas pode até mesmo sinalizar tumores. "Manchas, psoríase ungueal - um tipo de inflamação com aspecto de esfarelamento - e pequenos buracos que se assemelham à parede de um dedal ou pintas escuras são sinais de um tipo de câncer de pele, o melanoma", afirma a Dr. Sheila Gonçalves. "Na atualidade, as principais causas de problemas nas unhas são regimes excessivos e uso contínuo de esmaltes", completa.

A melhor maneira de tratar unhas danificadas é cuidar da alimentação, além de observá-las diariamente, a fim de detectar qualquer aparência incomum. A Dr. Sheila recomenda: "Mantenha uma dieta balanceada em proteínas e vitaminas, principalmente complexo B e Biotina, também em sais minerais, especialmente cálcio e zinco, ingestão de água, além de cuidados externos com o uso de soluções dermocosméticas para fortificar, promover o crescimento e combater micoses nas unhas". Esses produtos devem ser aplicados três vezes ao dia, principalmente à noite.

Fique atenta na hora de ir ao salão. A especialista recomenda que não tiremos toda a cutícula, pois ela é uma grande aliada na proteção das unhas. Além disso, é importante dar um tempo de descanso para as unhas, ou seja, retirar todo o esmalte dois dias antes de pintá-las novamente. Outra coisa essencial é ter certeza de que o ambiente é higiênico e o material descartável.


No dia a dia, o ideal é comer bem, evitar o uso de acetona e esmaltes escuros, aplicar diariamente uma solução dermocosmética de tratamento pra fortalecer e prevenir micoses e usar luvas na hora da faxina. "Cuidados ao cortar as unhas: no caso das mãos, o ideal é deixá-las ovaladas porque quebram com menos facilidade. Nas dos pés, o corte deve ser quadrado para evitar a formação de unha encravada", ensina a Dr. Sheila Gonçalves.

Por Bianca de Souza (MBPress)

 

Comentários

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

Últimas

Top Temas

hidratação cabeloscosméticospiercingbumbumesmaltesperfumelimpeza de peledepilaçãodelineadorbatomdicas de maquiagemacneliftingblushpeelinghidratação pelemaquiagem noitemaquiagem olhossobrancelhabepantolbb creamunhas decoradas passo a passo