Moda das Famosas

Academia: como começar

Sex, 15/02/2008 - 10h05

Você vai entrar numa academia, mas não sabe que atividade deve ou não fazer. Não se preocupe! Os professores irão orientá-lo de acordo com o seu condicionamento físico, histórico esportivo, objetivo e disponibilidade de tempo.

Publicidade

O primeiro passo é fazer uma avaliação física. Ela é indispensável para que você treine, com segurança e eficiência. A sua avaliação será analisada e somente após o resultado você poderá iniciar as atividades, procurando cada vez mais um programa personalizado, levando em conta a sua realidade.

Iniciantes devem começar com as seguintes atividades: exercícios aeróbios (caminhadas na esteira, bicicleta ergométrica e transport ou cross trainer), de 3 a 4 vezes por semana, de 10 a 30 minutos, dependendo da condição física do aluno. Evite fazer aulas como step, spinning, aeroboxe, body combat. Nesta primeira etapa, que é a fase de adaptação, os exercícios devem ser de baixo impacto e baixa intensidade. Esta adaptação aos exercícios é muito pessoal, podendo variar de 2 a 6 semanas. Os alunos com bom ou excelente condicionamento físico podem pular esta fase.

Musculação 3 vezes por semana com treino para iniciante.

Existem vários programas de musculação. O instrutor deverá estudar qual será o programa mais adequado ao aluno. É muito difícil, quase raro, uma pessoa não poder fazer musculação. Mesmo que você tenha algum problema, como problemas de coluna, ainda assim pode e deve fazer musculação. Basta comunicar ao responsável pela avaliação e ao professor ou instrutor da academia, para que estes possam montar um treino que se ajuste a você.

Alongamentos antes e depois de qualquer atividade física e aulas de alongamento 2 vezes por semana.

À medida que você melhora, o professor irá aumentar a intensidade dos exercícios. Passada a fase de adaptação, muda-se o treino de musculação e então você poderá experimentar as aulas que a academia oferece.

Tudo isto, na verdade, é uma regra geral e existem exceções. Questione sempre que tiver dúvidas. Um bom professor ou bom instrutor deve estar sempre atento aos alunos, evitando que estes façam movimentos de maneira incorreta.

Assuntos relacionados: atividade física exercícios academia

3 comentários no Vilaclub

Comente!
Jonnas Jonnas
Ter, 20/11/2012 - 01h13 - reportar abuso

hein!! tenho problema no coração...isso pode prejudicar para eu fazer musculação?????

responder ao comentário
tatiane eunice da conceiç tatiane eunice da conceiç
Ter, 20/07/2010 - 11h13 - reportar abuso

Aonde vcs estão loclizados? Quero entrar na academia...

responder ao comentário
ALEXSANDRA ARAUJO PAVÃO ALEXSANDRA ARAUJO PAVÃO
Qui, 05/11/2009 - 17h10 - reportar abuso

novidade na academia

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos