Câncer de Mama

Aprenda a medir seus batimentos cardíacos

Qua, 30/01/2008 - 14h31

Todo indivíduo que deseja iniciar atividades esportivas deve fazer um teste de esforço chamado teste ergoespirométrico. Esse teste é capaz de fazer uma análise médica da condição cardiovascular e também uma avaliação física que determina a capacidade aeróbia (dada pelo consumo de oxigênio máximo ou VO2 máximo) e dos limiares ventilatórios (faixas de batimentos cardíacos que servem de referência para treinamentos). Vila Mulher ensina a medir sua frequencia cardíaca.

A capacidade máxima de oxigenação é medida pelo VO2 máximo. Ela indica o nível de aptidão física para a realização de atividades que exijam resistência cardiovascular como as corridas. Quanto maior o VO2 máximo, maior a resistência.

É muito importante controlar a frequência cardíaca (FC) durante os exercícios para que estes sejam executados de maneira segura e eficiente, melhorando o nível de condicionamento do indivíduo.

A medição dos batimentos cardíacos pode ser feita manualmente ou através de pulsômetros ou frequencímetros (relógios que possuem uma fita torácica com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).

O controle da intensidade da atividade física, inclusive no meio de competições, é de extrema importância. A frequência cardíaca máxima está relacionada também à idade da pessoa.

Publicidade

Com o passar dos anos, o número de batimentos cardíacos máximo vai diminuindo (cerca de 10 batimentos por minuto por década).

Quem não tem um frequencímetro pode improvisar medindo a frequência cardíaca com as mãos. Basta colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedão) que é o mais utilizado. Ou colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida na região do pescoço e contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por 6 ou contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4, para indicar os batimentos cardíacos em 1 minuto.


A frequência cardíaca abaixa rapidamente após o esforço, estabilizando-se em média depois de 3 minutos, tempo que pode variar de acordo com o grau de esforço e condicionamento.

Alguns fatores podem interferir na medição da FC:

  • Posição do corpo: deitado ou imerso na água a FC é mais baixa do que em pé.
  • Temperatura: quanto mais alta a temperatura, mais alta a FC.
  • Sexo: as mulheres tem a FC geralmente de 5 a 7 bpm mais elevada que os homens com o mesmo condicionamento físico.
  • Estado de ânimo: quanto mais tensão tiver o indivíduo, mais alta será a sua FC.
  • Quem fuma ou ingere bebida com cafeína tem a FC aumentada.

33 comentários no Vilaclub

Comente!
josé priester josé priester
Dom, 11/12/2011 - 09h29 - reportar abuso

bom dia ,tenho 52anos e 8 meses ,recente fiz uma cirurgia bariatrica,desejo saber qual o certo dos numeros de batimentos cardiacos .
minha pressão é de 137x77 eos batimentos estão em 47 a 49 batimentos.
atenciosamente

responder ao comentário
roosewelt mendes silva roosewelt mendes silva
Sex, 18/11/2011 - 17h07 - reportar abuso

gostaria de saber qual a frequencia cardiaca normal em repouso de pessoas de 40 anos em diante porque trabalho com ginastica laboral e vou fazer ter que medir a frquencia cardiaca de todo mundo segunda feira na empresa que trabalho e la todos tem idade de 40 anos em diante e todos vao esta em repouso na hora

responder ao comentário
Juracy Castro Juracy Castro
Sáb, 22/10/2011 - 19h52 - reportar abuso

Se alguem se interessar como avaliar uma pessoa idosa 60 +
fale conosco, temos instrumento de avaliação avaliar os efeitos do envelhecimento em função da Idade e nível de atividade física.
PH.D J Castro

responder ao comentário
Thayna Thayna
Sex, 30/09/2011 - 16h13 - reportar abuso

Qual é a FC ideal para um adolescente de 15 anos?

responder ao comentário
Luiza Luiza
Qua, 14/09/2011 - 21h47 - reportar abuso

A minha filha tem 13 anos e o bpm dela é de 95 a 100. Eu queria saber se isso é normal ou é mais alto do que deveria ser. Obrigada.

responder ao comentário
jamylle jamylle
Seg, 22/08/2011 - 21h32 - reportar abuso

bom...eu aprenti muitas coisas aqui,muitas coisas que eu ainda nao sabia ,mais agora eu sei....
vim parar aqui porque estava fazendo um trabalho de educaçao fisica,que tinha o tema como frequencia cardiaca....
mais foi muito bom ter aprendido muitas coisas enteressantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

responder ao comentário
josi josi
Sáb, 13/08/2011 - 15h26 - reportar abuso

adorei me ajudfou mt6 no t6rabalho d ed fisica

responder ao comentário
lins! lins!
Ter, 14/06/2011 - 15h39 - reportar abuso

legalll! mi ajudou para a prova de Ed. Física

responder ao comentário
memy memy
Sáb, 21/05/2011 - 11h53 - reportar abuso

gostaria de fazer um trabalho sobre frequencia maxima cardiaca mas ñ sei mt o q significa queria saber se podem me dar algumas dicas

responder ao comentário
jucilene jucilene
Qui, 19/05/2011 - 19h32 - reportar abuso

sinto muita dor no peito por causa de minha ansiedade queria saber se e normal a presao subir e abaixar derepente pois sempre tive presao normal tenho medo de andar na rua e morrer do coraçao tenho aceleraçao todo dia na hora levanto da cama de manha e fico ruim o dia todo

responder ao comentário
Veja mais comentários

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos