Benefícios do trampolim

Qua, 20/04/2011 - 16h54

mini trampolim e seus benefícios

Os mini-trampolins - mais conhecidos como jumps - são excelentes equipamentos para as mais diversas atividades nas academias. Sua utilização pode promover benefícios relacionados à propriocepção (capacidade de perceber a posição do corpo) e equilíbrio, bem como a diminuição dos impactos em atividades de saltos, devido ao amortecimento proporcionado.

Publicidade

Cauê Teixeira, profissional de educação física especializado em Fisiologia do Exercício, explica que as aulas de jump são excelentes atividades aeróbias que auxiliam no emagrecimento devido à sua alta intensidade e gasto calórico.

"Em relação ao gasto calórico, este é muito individual e depende de uma série de fatores, porém, caso a pessoa considere a aula intensa, certamente muitas calorias foram queimadas na sua realização", conta.

O tempo médio de uma aula é de uma hora, tempo suficiente para proporcionar benefícios à saúde. Para os iniciantes, uma frequência semanal de duas três vezes é suficiente. Mas segundo o especialista, com a melhora do condicionamento, essa frequência pode ser aumentada.


O risco de lesões existe como em qualquer atividade física. O acompanhamento profissional proporciona a diminuição desse risco na atividade com a cama elástica. "No caso dos jumps, apesar de haver uma diminuição do impacto articular, este impacto não é nulo, o que pode proporcionar lesões articulares em decorrencia do uso excessivo. Além disso, devido à instabilidade proporcionada pela plataforma, há um risco de desequilíbrios, o que pode aumentar o risco de lesões por entorces e quedas", avisa Teixeira. A seguir um vídeo mostrando uma aula de jump.



Por Jessica Moraes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Walking Dance elimina até 600 calorias
Walking Dance elimina até 600 calorias Veja aqui por vilamulher