Exercícios Isométricos

ter, 17/02/2009 - 11h01

Exercícios Isométricos

Quem não quer um abdômen desenhado, um corpo forte e firme e aquela cinturinha de pilão? Com os exercícios isométricos você poderá tirar proveito dos benefícios da malhação convencional!

É perfeito para ganhar força e tônus muscular mais rápido não produzindo ganho de músculos. Uma das principais vantagens desse tipo de treino é a diminuição da sobrecarga na articulação.

Para realizar os movimentos isométricos é preciso contrair os músculos, desenvolvendo certa tensão, de modo que não há nenhuma alteração no comprimento das fibras musculares.

Os exercícios isométricos são muito utilizados nos programas de reabilitação, por pessoas com limitações, por mulheres que não pretendem aumento de massa muscular e possuem pouca experiência esportiva e para iniciantes com pouco domínio motor nas atividades físicas.

Não só pela diminuição da sobrecarga articular, os exercícios isométricos são de grande valia na tonificação da musculatura porque auxilia na estabilização da articulação.

Assim, quanto mais fortes forem os músculos e tecidos ao redor das articulações, melhor irão suportá-las e protegê-las. Desta forma previnem-se lesões devido a má postura e também na prática de esportes, geralmente os de mais impacto.

Ele aumenta a resistência vascular periférica de forma generalizada, aumentando a pressão sanguínea causando sobrecarga de pressão ao coração. Devido a isto deve ser sempre realizado com acompanhamento de um profissional de Educação Física.

Como qualquer outra atividade física, a prática de exercícios isométricos também possui restrições. Vejam quais:

  • São contra-indicados para pessoas com problemas de hipertensão porque podem elevar a pressão arterial;
  • Cardiopatas também devem evitar este tipo de treinamento;
  • A atividade física isométrica não deve ser a única opção para quem não frequenta academia ou tem vida sedentária. Como qualquer outra requer disciplina, tempo e concentração.
  • Conhecendo bem as restrições, praticar exercícios isométricos é muito bom. Apenas dê atenção a pequenos detalhes para que seu treino seja um sucesso!
  • Mantenha respiração tranquila, sem prendê-la;
  • Comece devagar fazendo pequenas séries de no máximo 10 segundos;
  • Cuidado com a coluna na realização dos exercícios. Evite desalinhá-la.
  • Por Vanessa Salvador Marietto

    Personal Trainer

    CREF 020396-G/SP

    1 comentários no Vilaclub

    Comente!
    delcio
    ter, 29/12/2009 - 12h43 - reportar abuso

    Tenho hérnia de disco na lombar. Fiz uma cirurgia há alguns anos mas tenho receio do retorno. Gostaria de saber mais a respeito de tipos de exercícios para o abdomem que não prejudiquem a coluna. Ter acesso a sequencias e exemplos.

    responder ao comentário

    Especiais VilaMulher

    Quiz de Celebridades!

    Quem é mais jovem?

    VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

    Top Temas

    drenagem linfáticaemagrecermusculaçãotriglicéridesdietadieta dukandieta detoxzumba