Moda das Famosas

Musculação para pernas bem torneadas

Seg, 27/09/2010 - 05h00

Musculação para pernas bem torneadas

Que praticar exercícios físicos faz bem para o organismo, todo mundo já sabe. Só que, em nós mulheres, algumas regiões são mais delicadas e merecem atenção - e dedicação - redobrada.

Publicidade

Esse é o caso das pernas.

Preconceitos à parte, existem sim causas fisiológicas que nos deixam mais vulneráveis em alguns aspectos. "Mulheres geralmente possuem estrutura pélvica mais larga, aumentando assim o ângulo Q (maior tendência ao valgismo - joelhos em "x"). Devido a esta estrutura anatômica, mulheres apresentam maior incidência de condromalácia patelar (amolecimento e desgaste da cartilagem do joelho)", explica o professor Rafael Bustamante Cadena, da academia Fórmula, em São Paulo.

Tal problema poderia ser prevenido com um treino de membros inferiores, pois o desequilíbrio de força entre os músculos do quadríceps - localizado na coxa - pode determinar a lateralização da patela (joelho).

A mulherada também sofre distúrbios de densidade óssea mais agressivos que aqueles enfrentados pelos homens. Isso porque nossos hormônios passam por alterações devido ao ciclo menstrual e à menopausa. Nesse caso, os exercícios podem ajudar bastante. "Treinando os membros inferiores, a mulher terá ossos mais fortes, diminuindo a incidência de fraturas decorrentes da osteoporose, principalmente no período pós-menopausa", diz o especialista.

Outros benefícios desse treinamento são a prevenção às temidas varizes pela melhora do retorno venoso e o alívio daquela sensação de fadiga e cansaço tão comum no dia-a-dia da mulher moderna.

Não existe mágica para ter aquelas pernas bem torneadas. Alcançar bons resultados depende de suar a camisa, no sentido literal. O treino é intenso e com sobrecarga, e deve ser realizado duas vezes na semana, com intervalo de 48 a 72 horas de descanso entre cada sessão. Nas palavras de Rafael, "a mulher deve deixar o preconceito de lado e entender que musculação não é uma atividade só para homens".

Para deixar as pernas mais bonitas, o esforço e a força de vontade são essenciais. Portanto, não economize energia e disposição, pois "os exercícios indicados são os que geram maior estresse e que envolvem maior ativação de grupos musculares, como agachamento e leg press", afirma o professor.

Exercícios com caneleiras exigem atenção à postura e execução correta dos movimentos, para não sobrecarregar musculaturas ou articulações que não sejam o objetivo do exercício. Mas, se você quer resultados duradouros, só treinar não é o suficiente. O ideal é combinar as atividades físicas a uma dieta saudável e balanceada, recomendada por um nutricionista capacitado. Lembre-se que os músculos só aparecem quando a camada de gordura subcutânea diminui.

Também é preciso consultar um professor ou instrutor físico antes de entrar em alguma academia (ou em casa mesmo) e começar a malhar as pernas, como alerta Rafael. "Treinar de forma errada, com técnicas incorretas de execução, pode acarretar sobrecarga de estruturas articulares e/ou musculares. Em longo prazo, o surgimento de dores e desconfortos, alterações posturais e até mesmo lesões podem ser observados".

Tomando esses cuidados, você só tem a ganhar com a musculação para suas pernas. Observe abaixo alguns exercícios sugeridos pelo especialista para essa atividade:

Exercício 1: AFUNDO COM HALTERES
Músculos atuantes: Glúteo Máximo, Posteriores de Coxa (semitendinoso, semimembranoso, bíceps femoral), Quadríceps (reto femoral, vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio), Tríceps Sural (Gastrocnêmio e Sóleo).
Execução:
- Em pé, segure um halter em cada mão, com braços posicionados ao lado do corpo. Dê um passo à frente com uma das pernas. Projete a outra perna para trás apoiando somente a ponta dos pés no chão.
Realizar a flexão do quadril, dos joelhos e tornozelos até formar um ângulo de 90° na articulação do joelho da perna dianteira. O joelho da perna traseira vai de encontro ao chão, se aproximando ao máximo do solo. Em seguida, realizar a extensão dessas articulações até retornar a posição inicial. Repita o movimento sem descanso até completar a série e repita o procedimento com a outra perna.
Observações:
- manter a musculatura abdominal e a coluna ereta durante a execução do movimento, sem projetar o tronco à frente.
- manter os joelhos sempre direcionados à ponta dos pés.
- realize o movimento para baixo, não projetando o joelho para frente.

Exercício 2: AGACHAMENTO LIVRE
Músculos atuantes: Glúteo Máximo, Posteriores de Coxa (semitendinoso, semimembranoso, bíceps femoral-cabeça longa), Quadríceps (reto femoral, vasto medial, vasto lateral, vasto intermédio), Tríceps Sural (Gastrocnêmio e Sóleo) e Grupo eretor da coluna.
Execução:
- Em pé, utilizar um afastamento dos membros inferiores que proporcionem equilíbrio e melhor estabilização do corpo e uma leve rotação externa do quadril (ponta dos pés levemente voltada para lateral). Braços estendidos à frente do tronco.
Iniciar a descida de maneira controlada, flexionando os joelhos, quadril e tornozelos até que as coxas fiquem paralelas ao solo.
- Retornar à posição inicial, estendendo o quadril, joelhos e tornozelos até adotar uma postura ereta.
- Sem descanso, repita o movimento até o final da série.
Observações:
- manter a musculatura abdominal e paravertebral contraída durante a execução.
- evitar extensão total dos joelhos.

Exercício 3: STIFF COM HALTERES
Músculos atuantes: Glúteo Máximo, Posteriores de Coxa (semitendinoso, semimembranoso, bíceps femoral-cabeça longa) e Grupo eretor da coluna.
Execução:
- Em pé, utilizar um afastamento dos membros inferiores que proporcionem equilíbrio e melhor estabilização do corpo. Joelhos em extensão ou levemente flexionados em caso de menor flexibilidade.
- Iniciar a descida de maneira controlada, inclinando-se até o tronco ficar paralelo ao solo.
- Retornar à posição inicial.
- Sem descanso, repita o movimento até o final da série.


Observações:
- Manter a musculatura abdominal e paravertebral contraída durante a execução.
- Manter a coluna alinhada durante o movimento.

Por Priscilla Nery (MBPress)

6 comentários no Vilaclub

Comente!
Mércia Mércia
Seg, 02/05/2011 - 09h11 - reportar abuso

A musculação associada a um exercicio aerobito e maravilhoso. Voce ganha resistencia,melhora seu condionamento fisico e ainda define seu corpo, a falta de costume torna os primeiros dias dificeis, mas dps a musculação se torna muito prazeroso, pois o resultado vem na certa!

responder ao comentário
Marcia Maria Busarello Bo Marcia Maria Busarello Bo
Seg, 14/03/2011 - 17h10 - reportar abuso

É sofrido.....mas o resultado aparece e ái ficamos felizes.

responder ao comentário
Qua, 01/12/2010 - 07h08 - reportar abuso

Acredito que a musculação sejemuito boa paraocorpo,principalmente depois dos 40.

Mas não acredito em exercicios sem prazer, e cáentre nós, musculção émaçante, né não meninas?

Porisso me sinto abençoada por praticar ballet clássico a muitos anos.

beijos

responder ao comentário
Qua, 01/12/2010 - 07h03 - reportar abuso

Concordo que a musculação é muito boa para o corpo, principalmente qdo passmos dos 40.

Mas não acredito em exercicios sem prazer, e cá entre nós, musculação é maçante, né não?

Sou abençoada por praticar ballet classico a muitos anos, o que deixa as pernas bem torneadas e alongadas.

beijos

responder ao comentário
Ter, 16/11/2010 - 19h08 - reportar abuso

nao da p se fazer o exercício direito,pq nao tem ilustracoes.

responder ao comentário
Mariana Colaço Mariana Colaço
Sex, 01/10/2010 - 09h59 - reportar abuso

Muito boa a matéria... Já vou começar o treino para entrar na próxima estação com as pernas tornedas. E é isso mesmo, mulher não pode ter preconceito com musculação!!!!!!!

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos