Roberta Silva

O que comer antes e depois dos exercícios?

Seg, 29/09/2008 - 09h01

Todos devem fazer exercícios físicos. A prática constante proporciona muitos benefícios à saúde, como diminuição do estresse e da ansiedade, além de melhorar o humor e auxiliar na prevenção de diversas doenças.

A atividade física também contribui para manutenção ou eliminação de peso. Durante os exercícios, o metabolismo é acelerado, o gasto energético aumenta, e a pessoa consegue “queimar calorias”.

Um fator necessário para quem pratica qualquer tipo de atividade física, seja caminhadas ou atividades de grande intensidade, é a hidratação. A sede é um sinal de que a pessoa está em processo de desidratação. Portanto, a hidratação é fundamental para um bom desempenho físico. Ela deve ser adequada conforme o tipo e o período do exercício. Procure ingerir o líquido a cada 15 minutos de exercícios e, após a atividade, continue a se hidratar, até que se reponha todo o líquido eliminado.

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Para pessoas que fazem caminhadas, ginástica, musculação, ou seja, exercícios leves, somente a água é o suficiente para hidratar. Já para os atletas que fazem um treinamento intenso, é importante incluir bebidas isotônicas, isso ajuda a repor todos os minerais perdidos durante o treino.

Muita gente tem dúvidas sobre a quantidade de carboidratos e proteínas que devem ser ingeridos quando começam a praticar atividades físicas. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.

Antes de praticar exercícios sempre opte por consumir, uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc. Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.

Após a prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas e consuma também alimentos que são fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.

Leia também - Manual para fitness

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e Pós-graduanda em Atendimento Nutricional.

5 comentários no Vilaclub

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igor igor
Qua, 08/02/2012 - 09h33 - reportar abuso

rubi vc deve ingerir 2000 calorias por dia se quiser ganhar massa (NAO E ENGORDAR ) mas deve fazer academia moderadamente comesse devagar vc deve ganhar massa 1 H DE ACADEMIA POR DIA TA OTIMO


NAO SOU ESPECIALISTA MAS POR CONHECIMENTO PROPIO SEU IMC (INDICE DE MASSA CORPORAL ESTA BAIXO

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alessandr andrade alessandr andrade
Seg, 17/10/2011 - 14h08 - reportar abuso

oi tenho hipotiroidismo faço corretamente o tratamento com o medico de 5 em 5 meses mas as vezes tenho crises de ansiedade porque tambem faço bastante exercicios achei que se controlasse o hipo viveria normal

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Welington Souza Welington Souza
Sáb, 12/03/2011 - 13h38 - reportar abuso

quais alimentos sao beneficos ou maleficos se tendo uma tireoide

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nalva nalva
Sex, 17/12/2010 - 07h00 - reportar abuso

Mas se a pessoa deseja perder peso, não seria necessário ficar sem comer depois do exercicio?

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Mimi Mimi
Dom, 20/09/2009 - 17h07 - reportar abuso

Oii!! tenho 15 anos e peso 52 quilos agora comecei a praticar beach soccer
e queria ganhar massa com isso.. mais não sei se comecei no exercício correto por ser um exercício aeróbico :/ aii eu queria saber oq eu posso comer pra junto ao exercício eu ganhar mais massa! :D POR FAVOR ME AJUDEM! :)

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