O vôlei como atividade física

seg, 06/06/2011 - 05h13

O vôlei como atividade física

Além de ser um dos esportes mais populares no país seguido do futebol, o vôlei é uma ótima atividade física. A combinação de exercícios aeróbios, anaeróbios, de força e de impulso faz do esporte um dos melhores treinos para quem quer manter a forma e a boa saúde.

No vôlei trabalha-se muito a agilidade, a coordenação e claro, gastam-se calorias. Um treino de aproximadamente uma hora e meia gasta cerca de 500 calorias.

No voleibol predominam os movimentos anaeróbicos, ou seja, movimentos musculares de pouca duração de tempo e que não dependem da respiração. Esses movimentos, quando realizados repetidamente, estimulam a obtenção de massa muscular.

Os movimentos principais do vôlei, que estimulam a musculatura são: o salto vertical, a arrancada rápida e o ataque (cortada), golpe rápido com a mão. O ataque, em especial, utiliza toda a musculatura das costas, ombros, peito, braços e abdômen.

Por isso, um treino de vôlei pode ser considerado um exercício com intensidades similares a um treino de pesos, como a musculação. Não é um exercício estar sendo realizado com halteres que o caracteriza como exercício de força, e sim a sua intensidade, algo muito comum nesse esporte.

Mas não pense que o voleibol é um esporte "parado", só porque os deslocamentos dentro de quadra parecem acontecer em pequenas distâncias. Durante a partida, o sistema aeróbio é utilizado para a recuperação e restabelecimento do sistema anaeróbio, e quanto maior a aptidão aeróbia, maiores as chances de recuperação.

Assim como todo exercício, a regularidade é crucial para se obter algum resultado, como a melhora na qualidade de vida. A prevenção de lesões articulares e musculares são de suma importância também. Para isso, fortalecer os grupos musculares envolvidos é fundamental, assim como monitorar o peso corporal, pois um excesso nesse caso exige não apenas mais das articulações, como também do coração.

Alongamentos iniciais e um exame médico rápido antes de escolher qualquer atividade física é sempre recomendada pelos profissionais de educação física.

leia também


Quem não tem pique para aguentar um jogo de mais de uma hora na quadra, pode optar por uma variação do esporte, o vôlei na praia, com amigos. Pode se utilizar uma rede ou fazer uma roda, trabalhando mais o movimento dos braços e da coordenação motora, evitando grandes cortes. O importante é se exercitar.

Por Jessica Moraes

1 comentários no Vilaclub

Comente!
cnkosgpqd
dom, 24/11/2013 - 13h59 - reportar abuso

VilaMulher - O vôlei como atividade física cnkosgpqd http://www.gqy2r3yq0949kok8m69721v35inc05hus.org/ [url=http://www.gqy2r3yq0949kok8m69721v35inc05hus.org/]ucnkosgpqd[/url] acnkosgpqd

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

drenagem linfáticaemagrecermusculaçãotriglicéridesdietadieta dukandieta detoxzumba