O vôlei como atividade física

Seg, 06/06/2011 - 05h00

O vôlei como atividade física

Além de ser um dos esportes mais populares no país seguido do futebol, o vôlei é uma ótima atividade física. A combinação de exercícios aeróbios, anaeróbios, de força e de impulso faz do esporte um dos melhores treinos para quem quer manter a forma e a boa saúde.

No vôlei trabalha-se muito a agilidade, a coordenação e claro, gastam-se calorias. Um treino de aproximadamente uma hora e meia gasta cerca de 500 calorias.

No voleibol predominam os movimentos anaeróbicos, ou seja, movimentos musculares de pouca duração de tempo e que não dependem da respiração. Esses movimentos, quando realizados repetidamente, estimulam a obtenção de massa muscular.

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Os movimentos principais do vôlei, que estimulam a musculatura são: o salto vertical, a arrancada rápida e o ataque (cortada), golpe rápido com a mão. O ataque, em especial, utiliza toda a musculatura das costas, ombros, peito, braços e abdômen.

Por isso, um treino de vôlei pode ser considerado um exercício com intensidades similares a um treino de pesos, como a musculação. Não é um exercício estar sendo realizado com halteres que o caracteriza como exercício de força, e sim a sua intensidade, algo muito comum nesse esporte.

Mas não pense que o voleibol é um esporte "parado", só porque os deslocamentos dentro de quadra parecem acontecer em pequenas distâncias. Durante a partida, o sistema aeróbio é utilizado para a recuperação e restabelecimento do sistema anaeróbio, e quanto maior a aptidão aeróbia, maiores as chances de recuperação.

Assim como todo exercício, a regularidade é crucial para se obter algum resultado, como a melhora na qualidade de vida. A prevenção de lesões articulares e musculares são de suma importância também. Para isso, fortalecer os grupos musculares envolvidos é fundamental, assim como monitorar o peso corporal, pois um excesso nesse caso exige não apenas mais das articulações, como também do coração.

Alongamentos iniciais e um exame médico rápido antes de escolher qualquer atividade física é sempre recomendada pelos profissionais de educação física.


Quem não tem pique para aguentar um jogo de mais de uma hora na quadra, pode optar por uma variação do esporte, o vôlei na praia, com amigos. Pode se utilizar uma rede ou fazer uma roda, trabalhando mais o movimento dos braços e da coordenação motora, evitando grandes cortes. O importante é se exercitar.

Por Jessica Moraes

1 comentário no Vilaclub

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Dom, 24/11/2013 - 13h51 - reportar abuso

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