Obesidade x Atividade física

sex, 29/02/2008 - 15h51

O excesso de peso e, em maior escala, a obesidade têm sido alvo de muitos estudos, pois ambos vêm sendo apontados como as principais causas de mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo.

Grande parte dos indivíduos obesos se encontra na faixa etária produtiva, porém apresentam um estilo de vida tipicamente sedentário.

Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões - dores lombares, dificuldade de locomoção, estética - muitos buscam o emagrecimento por meio da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, ocasionando perdas hídricas e eletrolíticas, redução de massa magra e dos níveis de força, queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas. Em vista disso, a obesidade tem sido apontada como um problema de saúde pública.

Obesidade é uma condição na qual a quantidade de gordura ultrapassa os níveis desejáveis. Mas pode ocorrer também um excesso de peso, onde o peso corporal total excede determinados limites, pelo aumento da massa magra.

O peso corporal apresenta um sistema de dois componentes:

  • Massa corporal magra (isenta de gordura) formada pelos tecidos musculares e esqueléticos, pele, órgãos e tecidos;
  • Gordura corporal.
  • [/marcador-bloco]

    Assim sendo, o aumento de massa corporal magra pode representar a elevação no peso corporal total sem que haja aumento nos níveis de gordura corporal. Por outro lado, o excesso de peso corporal pode ocorrer pela elevação nos depósitos de gordura, com ou sem o aumento na massa corporal magra, o que caracteriza um ganho de peso que pode levar à obesidade.

    Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada, hipocalórica e aumento na atividade física, sempre sob orientação de um nutricionista e preparador físico. Assim, é preciso mudar o estilo de vida para conseguir bons resultados.

    Os exercícios mais indicados para aqueles que estão acima do peso são os aeróbios de média ou longa duração e que envolvem grandes grupos musculares, pois apresentam um gasto calórico significativo. As atividades mais recomendadas são caminhadas, corridas, bicicleta, natação e dança.

    O treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regula o apetite, melhora a imagem e a expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

    Como ninguém ganha gordura corporal do dia para a noite, o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercício.

    8 comentários no Vilaclub

    Comente!
    lucas
    seg, 16/04/2012 - 15h54 - reportar abuso

    que negociu chato

    responder ao comentário
    jessyca
    seg, 21/11/2011 - 17h25 - reportar abuso

    oba que bom achei o meu trabalho

    responder ao comentário
    sissy
    seg, 08/08/2011 - 19h06 - reportar abuso

    Adorei esse site, AH tbm fiz um trabalho com ele e mto interresante e bem formulado adorei msm.. Bjos e vlw *-*

    responder ao comentário
    mylena
    sex, 15/04/2011 - 17h31 - reportar abuso

    texto excelente e bem resumido! vou usar no meu trabalho! parabens!

    responder ao comentário
    Laryssa
    quin, 25/02/2010 - 16h45 - reportar abuso

    Adorei o texto , me ajudou bastante ii acabei de formular um trabalho com alguns topicos deste textos. Vale salientar que a maioria dos casos de obesidade se deve ao fato do sedenteraismo e por ficar muito tempo em fente ao computador e a televisão sem prática alguma de exercício físicos

    responder ao comentário

    Especiais VilaMulher

    Quiz de Celebridades!

    Quem é mais jovem?

    VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

    Top Temas

    50 tons de cinzabeyoncé 50 tons de cinzabolo de cenourabolo de chocolatecabelos curtoscortes de cabeloescova progressivamaquiagemtrançasunhas decoradas