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Pilates para acabar com a dor nas costas

Seg, 15/06/2009 - 14h31

Pilates para acabar com a dor nas costas

Divulgação/ CGPA Pilates

Horas na frente do computador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo. Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor lombar. E isso não é apenas uma suposição, a informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.

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Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.

Para quem está sofrendo com as dores, o Vila Equilíbrio traz quatro exercícios de pilates desenvolvidos pela professora Cristina Abrami, do Centro de Ginástica Postural Angélica, o CGPA Pilates, de São Paulo. Os exercícios podem ser feitos em casa para aliviar as dores nas costas com a theraband, faixa elástica que aparece nas imagens. Se não tiver a faixa, substitua por uma toalha dobrada no sentido do comprimento. Confira:

1) Alongamento da musculatura posterior da coxa e da perna
Deitado, posicione a theraband no pé direito e a utilize para alongar toda a musculatura posterior da perna direita. Procure manter a perna de base bem estendida no colchonete ou chão, a cabeça bem apoiada e os ombros relaxados. Mantenha a posição por aproximadamente 1 minuto e troque de perna. Respiração livremente.


2) The Hundred
Deitado, coloque a theraband estendida na região das canelas. Segure na theraband próximo às pernas e eleve o tronco. Execute um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços. Inspire em 5 tempos e expire em 5 tempos. Repita este ciclo respiratório 10 vezes. Procure manter os abdominais bem acionados, mantendo o umbigo “colado” à coluna.

Pilates para acabar com a dor nas costas

Divulgação/ CGPA Pilates

3) Roll down
Sentado com a coluna bem ereta, passe a theraband na sola dos pés e una bem os membros inferiores. Segure na theraband próximo aos tornozelos. Expire e comece a deitar lentamente, executando este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire novamente e volte à posição sentada cuidadosamente, também segmentando a coluna. Volte a sentar com a coluna ereta e repita o movimento de 4 a 5 vezes.

Pilates para acabar com a dor nas costas

Divulgação/ CGPA Pilates

4) Squat
Mantenha-se em pé, em cima da theraband, com os pés um pouco afastados e a segure nas pontas. Ao mesmo tempo, desça o quadril em direção ao chão - inclinando um pouco o tronco à frente - e eleve os braços até a altura dos ombros, aumentando a tensão na theraband. Execute este movimento expirando e retorne à posição inicial inspirando. Procure manter os abdominais acionados e a coluna ereta. Repita de 5 a 8 vezes.

Pilates para acabar com a dor nas costas

Divulgação/ CGPA Pilates

Por Larissa Alvarez

8 comentários no Vilaclub

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Elizangela Elizangela
Sex, 16/03/2012 - 10h12 - reportar abuso

Pilates é um excelente método de atividade física.

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Marisa Mendes Marisa Mendes
Dom, 11/09/2011 - 17h13 - reportar abuso

Pilates é muito bom para a coluna!

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Maria Olivia da Cunha Fig Maria Olivia da Cunha Fig
Seg, 22/08/2011 - 21h22 - reportar abuso

Gosto muito de exercicios que trabalham os músculos das costas, é bom para definir, principalmente para pessoas com dores na coluna, e hernia de disco.
O pilates é perfeito para definir e modelar o corpo

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Manuella Rangel Manuella Rangel
Qui, 19/08/2010 - 21h48 - reportar abuso

Ola, gostei muito do site e adorei os exercicios exemplificados em fotos. Gostaria de saber se posso utilizar essas fotos no meu Blog, na materia sobre dor lombar e os beneficios do pilates... irei postar amanha! aguardo respostas!

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Ancha Salvador Ancha Salvador
Qui, 24/06/2010 - 11h03 - reportar abuso

Olá, adorei a dica dos exercicios, mas tenho uma duvida, tenho tido dores nos joelhos, desconfio que seja da cartilagem. gostava de saber se estes exercicios sao adequados para mim.

os meus melhores cumprimentos.

Ancha Salvador

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Rosaria Guedes de Araújo Rosaria Guedes de Araújo
Dom, 09/05/2010 - 18h22 - reportar abuso

Quero muito praticar o Pilates ,tenho artrose no joelho.Já faço musculação p/pegar massa muscular e enrijecer os musculos,infelizmente já estou a 1 ano e não vejo nenhum resultado,o que me deixa desanimada.O que é o Pilates,consegue colocar tudo durinho mesmo(kk)a pessoa se sente melhor.
Moro em jacarepaguá(taquara)onde posso achar um mais próximo
Háa.... é muiiito caro:??? Obrigada!

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Ter, 10/11/2009 - 14h35 - reportar abuso

Gostaria de saber local séria para fazer o pilates para dores nas costas, postura e emagrecimento e enrigecimento. Moro aqui na aclimação se possivel local mais próximo e de confiança...pois qualquer lugar diz que faz mas eu não confio goastria de uma dica.
Obrigada
cristiane

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Qui, 18/06/2009 - 08h49 - reportar abuso

ACHEI BEM INTERESSANTES ESTES EXERCICIO E FACEIS DE SE FAZER EM CASA.EU TENHO ARTROSE E PROBLEMAS SERIO NAS CARTILAGEM DOS JOELHOS SERIA IDELA ESTES EXERCICIOS? SE PUDER ME DE UMA DICA.OBRIGADO

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