Aprenda a arrumar a mesa para refeições formais

Seg, 26/04/2010 - 05h00

Aprenda a arrumar a mesa para refeições formais

A correria dos tempos modernos impede que as pessoas pensem em etiqueta na hora de servir ou fazer uma refeição. Come-se em pé, andando ou na frente do computador. E se comemos à mesa, não nos importamos com a posição dos talheres ou dos copos.

Publicidade

Mas na hora da necessidade, não tem jeito. É preciso ter modos e se adequar às certas regras.

A preocupação com a arrumação da mesa começou com Luis XV, na França. Segundo a especialista em etiqueta social e empresarial Cláudia Matarazzo, autora do livro "Etiqueta sem frescura" (Editora Melhoramentos), os almoços oferecidos pelo Rei eram muito demorados e esta foi uma maneira encontrada para agilizar o processo. "As regras de arrumação de mesa não foram criadas para complicar. Por meio dessa organização, temos tudo ao nosso alcance e não perdemos tempo nos levantando para trocar de prato ou de talher. Além disso, as comidas não devem se misturar. Para isso existem os pratos diferentes", diz.

Já a consultora em etiqueta e marketing pessoal Lígia Marques completa: "Esta é uma convenção do que é considerado mais chique. Para os países de cultura ocidental é o que vemos quando a situação requer formalidade e elegância. Para países de cultura oriental, a coisa é diferente".

As regras das refeições formais são as mesmas para o dia e para a noite. E a primeira providência a ser tomada é escolher o tipo de serviço a ser adotado na ocasião (francês, inglês, americano). "Depois, o anfitrião deve providenciar o material necessário, os funcionários necessários e escolher o melhor cardápio que atenda a todos os convidados praticamente ao mesmo tempo", explica Ligia.

A mesa não precisa necessariamente ser forrada com uma toalha. Segundo Lígia, é possível fazer jantares chiquérrimos sem ela. Mas se o anfitrião quiser fazer uso desse item, Cláudia lembra que é importante colocar algo plastificado por baixo. "Além de preservar o material da mesa, caso derrubem vinho ou água, a textura fica mais agradável com o forro. Outra opção é usar um jogo americano. Hoje existem modelos bem clássicos", comenta. "A cor da toalha pode ser branca ou pastel. Atualmente coloca-se até toalhas pretas, mas não é muito agradável", explica Cláudia.

O arranjo da mesa é muito bem-vindo, mas não pode ultrapassar 30 centímetros de altura. Outra opção é colocar um castiçal de vela única. A louça não precisa ser de porcelana e nem os copos de cristal. "Se precisar apenas de elegância, pode-se utilizar materiais menos nobres e que fazem um grande efeito também. Mas é importante ressaltar que em refeições formais não há copos de refrigerante ou suco", comenta Ligia. "Se a toalha for branca, pode-se usar uma louça fina estampada para diferenciar. E os copos podem ser de vidro, desenhados, por exemplo", afirma Cláudia. "Sugiro que o faqueiro seja de prata, porque têm peso diferente e o manuseio é mais agradável".

O formato da mesa não é importante nesses casos, mas ela deve comportar os convidados e sem deixá-los apertados demais. Para Lígia, mesas redondas, por exemplo, devem ser para, no máximo, oito cadeiras. "O importante é convidar o número de pessoas que se possa receber da melhor forma e oferecer do bom e do melhor" afirma. "A mesa oval ocupa menos espaço. E se não couber todos os convidados em uma mesa, não há problema em montar uma mesa menor, separada. Nela podem ser acomodados os mais jovens ou os convidados mais íntimos", diz Cláudia. "Outra opção é tentar misturar grupos, homens e mulheres".

Caso você não queira contratar garçons, as opções são deixar a comida em um aparador para que o convidado se levante e se sirva. Ou, na pior das hipóteses, o próprio anfitrião servir. "Mas é necessário contratar uma pessoa para retirar os pratos usados. Não podemos acumular louça suja em cima da mesa, uma vez que temos talheres e pratos para cada parte da refeição", ressalta Cláudia.

Guardanapos de papel são proibidos em refeições formais. Palitos também. "Em situações com um mínimo de elegância não há este tipo de utensílio. E, se houver, será somente para pegar algo do couvert", afirma Ligia.

Cláudia ressalta que uma refeição formal não pode começar atrasada. Você pode até esperar um pouco por um convidado, mas os que já estão no local não têm obrigação de aguardar. "O café também precisa ser servido no momento certo. Senão a conversa desanima", declara.

Conheça a disposição correta de cada item utilizado em refeições formais:

Pratos: prato principal, prato para entrada sobre ele, e pratinho de couvert em cima, à esquerda.
Facas: à direita com serras viradas para o prato. A sequência é faca maior (para carnes), colada no prato principal, seguida da faca de peixe. Caso haja necessidade, outra faca deve ser colocada. Esse talher deve sempre ser usado na mão direita.
Colheres: à direita (somente para a sopa), ao lado da faca.
Garfos: à esquerda do prato. A sequência é garfo maior (para carnes), colada no prato principal, seguido do garfo de peixe. Caso haja necessidade, outro garfo deve ser colocado. Esse talher pode ir à boca tanto pela mão esquerda quanto pela direita.
Talheres de sobremesa: devem ser colocados acima do prato. A sequência é uma faca (colada no prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita.
Copos: acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, de vinho tinto e de vinho branco, que deve ser a menor. Caso haja um espumante de sobremesa, a taça mais fininha, apropriada para a bebida, deve ser colocada entre a de água e a de vinho tinto.
Guardanapo de pano: ao lado direito.

A mesa deve comportar apenas três jogos de talheres. Se houver a necessidade de mais, serão colocados depois juntamente com o prato adequado. Quando terminar a refeição, a pessoa deve descansar os talheres paralelamente dentro do prato.

Por Juliana Falcão (MBPress)

1 comentário no Vilaclub

Comente!
VoMAVmweLNhTksU VoMAVmweLNhTksU
Dom, 06/06/2010 - 11h19 - reportar abuso

bFOr5s kvltfcnczdiq, yueetybesolw, lqdtmbukrqqv, http://lifrqtrtltdm.com/

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
7 motivos para fazer um cruzeiro
7 motivos para fazer um cruzeiro Veja aqui por vilamulher