Benefícios do shiatsu para sua saúde

Sex, 18/05/2012 - 05h00

Shiatsu é opção na busca da saúde integral

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Ah quem não gosta de uma massagem? Os benefícios são muitos, ainda mais se for feita de forma especial, nos pontos do corpo onde pode gerar melhorias no fluxo da energia, trazendo conseqüências positivas à saúde. Esse é o princípio do shiatsu, método terapêutico originário do Japão, que visa - através da pressão com os dedos em pontos de meridianos (linhas energéticas) ao longo do corpo - restabelecer e manter a saúde de forma integral.

Segundo a medicina tradicional chinesa, todo ser vivo tem uma capacidade de autorregulação natural.

Publicidade

Isso reflete a integração do homem com o meio ambiente, e também do homem com sua própria fisiologia. Propriedade esta também denominada como homeostase.

Um desequilíbrio de saúde - seja de ordem física, emocional ou mental - é visto como uma falha desse sistema de autorregulação. Quando isso ocorre, o organismo começa a manifestar uma variedade de sintomas. Nesse sentido, as terapias integrativas e complementares podem fazer com que o corpo retome sua capacidade de equilíbrio e de autorregulação.

Existem duas formas de obter esse equilíbrio por meio do shiatsu, através do zen shiatsu e do shiatsu pés descalços, vamos conhecê-los:

Zen shiatsu ou meditação pelo toque

Desenvolvido através do conhecimento milenar da medicina chinesa e influenciado pelo zen budismo ou filosofia zen, esta variedade do shiatsu pode ser traduzida como "meditação através do toque". A união do zen ao shiatsu ultrapassa a pressão dos dedos sobre os pontos energéticos, intensificando a troca de energia entre terapeuta e paciente, através da massagem e da meditação.

Shiatsu pés descalços

Nesta modalidade, o terapeuta trabalha, durante todo o atendimento, predominantemente com os pés, e não com dedos, polegares e palmas das mãos, como ocorre no shiatsu tradicional. Essa prática também se diferencia do zen shiatsu, no qual o terapeuta utiliza manobras com o uso de cotovelos e joelhos.

No shiatsu pés descalços o terapeuta fica em pé e utiliza os próprios pés - em alguns momentos com pisadas parciais e outros com pisada total (manobra realizada com os dois pés) - sobre o corpo do paciente. A ação gravitacional é utilizada ainda com maior função, pela própria postura do terapeuta.


E, assim como o zen shiatsu, o shiatsu pés descalços também tem um ritmo mais lento, em comparação ao shiatsu tradicional. Sendo assim, ocorre um estímulo ainda mais profundo e intenso da energia vital (Qi), trazendo para o método uma característica muito relaxante. O método é muito indicado para casos de hérnia de disco.

Por Carmem Sanches

Assuntos relacionados: saúde massagem shiatsu corpo equilíbrio

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Xô, negatividade!
Xô, negatividade! Veja aqui por vilamulher