Cardápio da boa sorte para a virada de ano!

Ter, 14/12/2010 - 05h01

Cardápio da boa sorte para a virada de ano

Comer lentilha, carne de porco, evitar galinha. Que brasileiro nunca ouviu falar, ou até mesmo não seguiu a risca algum ritual de alimentação no Natal e Ano Novo? Apesar de permanecerem atuais, os costumes que acompanham a mesa de final de ano são bem antigos.

Publicidade

"A tradição de fazer ceia no Natal é de origem remota, surgiu da necessidade de reunir pessoas queridas (familiares e amigos) para celebrar ocasiões especiais em diversas culturas", conta Tânia Gori, bruxa, idealizadora e coordenadora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa.

Tânia também explica que, apesar do Natal ser uma data cristã, sua comemoração já acontecia bem antes do Cristianismo existir. "Esta data era comemorativa em função da entrada do Solstício, um momento que os povos antigos se reuniam e agradeciam a natureza por tudo que tinham recebido durante o ano, o que acontecia entre os dias 22 a 25 de dezembro". Nesse período, também era comemorado o nascimento de Mitra, o Deus Sol, segundo a cultura Persa e, já que a tradição era forte, a Igreja Católica decidiu adotar a data para a celebração do nascimento do Menino Jesus.

Ao redor do mundo
Não pense que os votos alimentícios de boa sorte são feitos apenas no Brasil. Coreanos, japoneses, dinamarqueses e libaneses acreditam que arroz traz muita sorte. Já os italianos e alemães confiam na lentilha, símbolo de riqueza (por parecerem moedinhas, que incham quando cozidas), que são consumidas com carne de porco e salsichão, respectivamente.

No Japão, existe o osechi-ryori, um grupo de pratos simbólicos comido durante os três primeiros dias do novo ano, que inclui um rocambole de omelete doce misturado com pasta de peixe ou camarões amassados, o datemaki, entre outros alimentos que simbolizam os desejos para o novo ano.

Na Espanha, costuma-se comer 12 uvas à meia-noite, uma representando cada mês do ano que virá. Assim, se a terceira uva for azeda, o mês de março poderá ser problemático. Essa tradição espalhou-se para Portugal e para as colônias desses dois países: Brasil, Venezuela, Cuba, México, Equador e Peru. Para a maioria, o objetivo é engolir todas as uvas antes da última badalada da meia-noite, mas os peruanos preferem comer uma 13ª, para garantir mais sorte.

O Cardápio
As dicas de pratos são bem simples. "Depende do que a pessoa deseja para o seu próximo ano. Se quer eliminar dificuldades do ano que finda deve-se comer aves, pois estas ciscam para trás o que não é mais interessante", explica Tânia, da Casa de Bruxa.

Para prosperidade, grãos são uma boa pedida. "Mas se busca equilíbrio emocional, deve comer peixe e, se busca novos amores (ou equilíbrio nas paixões), deve comer maçã, uva e romã", completa.

Mas também há os alimentos a se evitar. Além da já citada galinha, comer lagosta, por exemplo, pode ser uma má ideia por se mover para trás, podendo levar a retrocessos. Outra teoria pede para que se evite comer qualquer ave que voe, já que a boa sorte pode voar junto a ela.

Apesar dos avisos, Tânia ressalta: trata-se, na verdade, de buscar a sorte - e não evitar o azar. "Dentro da magia não se acredita no azar e sim nas bênçãos do universo nos dá conforme o nosso merecimento, as dificuldades e problemas fazem parte do crescimento e desenvolvimento pessoal de cada um, portanto, saiba pedir que será atendido", conclui.

Já que precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém, não custa nada caprichar no cardápio das festanças. Afinal, se é pra trazer um pouco de sorte no ano que está vindo, por que não?

Por Ana Paula de Araujo (MBPress)

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Ter, 21/12/2010 - 23h49 - reportar abuso

desejo muito q o próximo ano venha nos trazer muita sorte, paz e bastante saúde.Com certeza foi um ano muito difícil para mim, 2010 não vai me fazer falta!!! tchauuuuuu.

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Qual é o seu nível de organização?
Qual é o seu nível de organização? Veja aqui por vilamulher