Ceia de Natal - dicas para a decoração da casa

Sex, 10/12/2010 - 09h33

Ceia de Natal dicas para a decoração da casa

Receber a família e os amigos na noite de Natal é sempre um bom motivo para você pensar em mudar o visual da casa, mesmo porque é bom renovar as energias e jogar fora o que você não usa para receber mais um ano. Sem gastar muito, você pode fazer mudanças sutis que vão repaginar a sua casa, desde trocar os móveis de lugar, pintar uma parede com uma cor diferente, trocar as plantas, entre outras pequenas alterações, principalmente na decoração da mesa e outros lugares no dia da festa.

Publicidade

"Esta arrumação do ambiente exterior expressa um desejo íntimo de remover os excessos, os objetos sem utilidade e de reorganizar o espaço que nos cerca, acreditando que, assim, estaremos bem preparados para a chegada do novo ano", diz a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores.

Segundo Mariana Smith, sócia da Mobile Festas, empresa especializada em móveis para eventos, mesmo quando a decoração natalina é baseada nas cores tradicionais, como vermelho, verde, dourado e prata, é possível inovar nos detalhes. Uma das alternativas é optar pelo uso de móveis com diversos tipos de estampas. "O uso delas ajuda a compor o ambiente sem a necessidade de usar diversos itens decorativos. É preciso apenas definir os padrões e um conceito estético para seguir na decoração. Assim sua festa tradicional de natal pode ganhar um ar sofisticado", afirma Mariana.

Se a ideia for esta, então prefira deixar as paredes brancas. "Há os que preferem fugir dessa cor, mas a verdade é que ela cria um efeito visual intenso e amplo, principalmente se for aplicada também nos sofás, móveis e em outros elementos", aponta a arquiteta Ana Paula Perez. Mas se a inteção é usar outros tons, Perez acrescenta que os tons castanhos e beges são os mais indicados. Já as cores vivas, entre elas, laranja, amarelo, azul forte devem ser reservadas apenas para os detalhes.

A sala de jantar é atração principal da festa, por isso nada mais justo do que caprichar nos acessórios, comprando louças especiais e algumas peças decorativas. "Elas podem ser substituídas periodicamente, coloque novas esculturas, garrafas de vidro ou cristal, peças menos usadas de um serviço de jantar antigo, velas ou arranjos florais", recomenda a arquiteta Ana Paula Perez.

No caso do arranjo, a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, indica colocá-lo na mesa de jantar principalmente quando for à americana. "Ele deverá ser, de preferência, em um formato que combine com a mesa. Não faça muito grande para não ocupar muito espaço. Nesse arranjo você pode utilizar frutas frescas, bolas coloridas, laços de fitas, flores e folhas artificiais, colocando no centro uma vela, que poderá ficar acessa a partir da chegada do primeiro convidado", recomenda. Também na mesa são colocados os pratos principais e os talheres, estes em um aparador, além de outros utensílios. Já os copos podem ficar em outro local de fácil acesso, porque são usados a todo o momento.

Segundo a consultora, outro item importante é a escolha da toalha. As mais estampadas e com motivos natalinos devem ser combinadas com pratos lisos e com o tom da toalha. Caso os convidados fiquem sentados, uma boa sugestão de Heloísa é colocar sobre cada prato uma flor vermelha, "uma rosa por exemplo", e junto um cartão simpático, amarrado com um belo laço de fita, com uma mensagem de Natal que poderá ser lida durante a ceia. Outro detalhe é colocar algum enfeite natalino em uma base com o nome de cada convidado no lugar que vai se sentar. Você pode usar bolachas decoradas de papai Noel, como as da Fernanda Nogueira.

Decoração da casa na ceia de Natal

Sugestão para a mesa (Fernanda Ribeiro). Encomendas podem ser feitas pelo telefone (11) 3815-3757

"Para ajudar na decoração da casa, você pode optar por espalhar pequenos vasos com flores vermelhas. A cavalinha é uma boa escolha, pois é fácil de arrumar. Bico de papagaio também é uma flor bem interessante para fazer o arranjo de natal", sugere. Espalhar bolas transparentes também é outra opção. E se você vai receber muitos convidados espalhe pela casa vasilhas com vários tipos de aperitivos ou frutas secas, com guardanapos ao lado.

Uma forma de facilitar o serviço de bebidas é colocar várias garrafas em um recipiente grande e fundo, assim cada um escolhe o que preferir. No caso do vinho deixe ao lado um sacarrolhas. No mercado há várias opções de baldinhos próprios para isso, com temas natalinos inclusive, até em acrílico, o que é bastante prático.

Caso você for receber muita gente também imagine a melhor forma de deixar os móveis bem distribuídos. Utilize ainda cadeiras ou até pufes coloridos para que os convidados se acomodem se o jantar for à americana. "Sofás, poltronas e cadeiras ainda podem ganhar uma cara nova com mantas, almofadas coloridas ou estampadas, capas divertidas e coloridas", acrescenta Mariana Smith.

Em ocasiões como essa, ter um lavabo em casa sempre é o mais indicado, mas se não for o caso procure caprichar na decoração do seu banheiro. "Invista em acessórios para a bancada, como suporte para toalhas, porta sabonetes e nos acessórios em geral: quadros, vasos solitários e algum objeto inusitado que agregue humor e criatividade ao ambiente. Procure materiais diferentes para revestir as paredes e fuja das cerâmicas", sugere a arquiteta.


E quem tem o privilégio de ter uma varanda no próprio apartamento, Tabach dá uma dica para deixar o espaço ainda mais aconchegante. "Substitua os pisos cerâmicos por revestimentos mais nobres, como um porcelanato rústico, mármore com decks de madeira sobrepostos. O piso em carvalho rústico é resistente e de fácil manutenção. A madeira de demolição também tem sido muito empregada nestes espaços, ou mesmo, optar pelos revestimentos cerâmicos que imitam madeira e são ecologicamente corretos", completa.

Por Juliana Lopes

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Uma vida melhor com 10 dicas
Uma vida melhor com 10 dicas Veja aqui por vilamulher