Cérebro também precisa de exercício

Ter, 15/06/2010 - 05h00

Cérebro também precisa de exercício

Assim como o corpo precisa de exercícios físicos para funcionar de maneira saudável, o cérebro necessita de exercícios cognitivos para se desenvolver cada vez melhor. Sob risco de não ser aproveitado como pode, um cérebro mal estimulado perde suas funções e pode até influenciar em outras partes do corpo, visto que é essa máquina que controla todo o organismo.

Publicidade

Para que o cérebro se exercite, uma empresa trouxe para o Brasil, agora em maio, uma ideia que já é sucesso em 10 países e promete desenvolver e treinar o cérebro humano. A partir de jogos on-line, a intenção é exercitar as cinco principais funções cognitivas, que são memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e até visão espacial.

Ricardo Marchesan, do site "Cérebro Melhor", que licenciou a tecnologia da multinacional francesa SBT/Happy Neuron (Scientific Brain Training), explica que qualquer um, de qualquer idade, pode fazer a assinatura e já começar jogando. "Oferecemos uma variedade de jogos cientificamente criados e testados para desenvolver habilidades específicas. Com um login pessoal e instrutor virtual, cada usuário tem um treino personalizado, dependendo do perfil de cada um", explica. É possível monitorar os próprios resultados, que são comparados a uma base de dados mundial. "Em noventa dias, jogando meia hora a cada dois dias, já se vê resultado", garante. O site Cérebro Melhor oferece sete dias de uso grátis dos jogos, para teste. Depois, para assinar, os planos variam de R$ 29,90 (mensal) a R$ 199,90 (anual).

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel, diretora do Laboratório de Neuroanatomia Comparada da UFRJ lembra a necessidade de se exercitar a cognição e compara o organismo a um computador. A diferença entre os dois é que, enquanto o eletrônico volta a funcionar, depois de desligado por um tempo, o cérebro, se parado, fica economizando. "As sinapses cerebrais são muito caras. Por isso o cérebro só mantém aquelas que usa de fato", explica.

Segundo ela, décadas de pesquisa provam que as funções cerebrais, quanto mais usadas, melhores ficam e as conexões se fortalecem. Mas se desfeitas, por falta de uso, podem até desaparecer. "Tudo que a gente faz depende de várias partes do cérebro. O bom funcionamento do organismo como um todo depende dessa atividade mental". A dica dela é fazer tudo que exija um pouco, que seja difícil na medida de que não frustre, claro. É preciso também variar o tipo de exercícios. "Vale ler, mas também fazer exercícios físicos, ter vida social rica, cultivar relacionamentos, aprender coisas novas, outras línguas, montar quebra-cabeças, jogar no computador. Quanto mais variar, melhor. Como a capacidade do cérebro depende do seu uso, o melhor remédio para a memória, para o aprendizado ou para o raciocínio é usar a memória, aprender, raciocinar".

Homens e mulheres

Os exercícios oferecidos para mulheres e homens são os mesmos. "Nossos especialistas notam que as mulheres têm desempenho maior na área de linguagem assim como homens têm em visão espacial e raciocínio lógico", diz Ricardo. Mas isso não significa que os cérebros sejam "diferentes". A neurocientista Suzana alerta que fazer alarde quanto às diferenças entre o cérebro do homem ou da mulher e suas capacidades é errado, já que os efeitos práticos das diferenças que realmente existem são muito pequenos.


"Todo mundo tem capacidade de fazer tudo, independentemente do gênero. Homens e mulheres têm, em princípio, o mesmo potencial de desenvolver capacidade cognitiva", garante. "E a expectativa com relação ao resultado é muito importante. Isso significa que se você acha que não vai se sair bem em determinado exercício, isso afeta no seu desempenho".

Por Sabrina Passos (MBPress)

Nenhum comentário no Vilaclub

Comente!

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Casas para gatos com arquitetura moderna
Casas para gatos com arquitetura moderna Veja aqui por vilamulher