Como "jogar" o I Ching

Qui, 03/09/2009 - 05h00

Como jogar o I Ching

O I Ching é uma espécie de oráculo, ao qual se pode recorrer sempre que necessário. Por ser uma interpretação muito complexa, que exige reflexão por parte do ‘jogador’, deve-se evitar perguntas que sejam respondidas com ‘sim’ e ‘não’. Serão necessárias três moedas que, ao serem jogadas, formarão os hexagramas utilizados para a leitura.

Publicidade

Os chineses utilizam de moedas chinesas, mas você pode utilizar qualquer uma.

Antes de tudo, mentalize a pergunta. Segundo a tradição chinesa, as moedas devem ser colocadas nas mãos em formato de conchas e só depois chacoalhadas e arremessadas. Jogue as três moedas juntas, seis vezes seguidas. Cada arremesso vai formar uma das linhas do hexagrama. As primeiras três vezes formarão o trigrama inferior e as outras três o superior.

O lado Yin da moeda é representado pela coroa - a parte que tem o valor monetário - e recebe o valor 2. O lado Yang é representado pela cara - a parte que possui um brasão ou qualquer outra figura - e recebe o valor de 3. O valor da soma das moedas jogadas vai indicar a linha a ser formada. Todas as linhas com soma par são representadas de forma aberta (--- ---). As ímpares, fechadas (-------).

Quatro resultados possíveis:
- três caras = yang+yang+yang = cara+cara+cara = 3+3+3 = 9
- duas caras e uma coroa = yang+yang+yin = 3+3+2 = 8
- duas coroas e uma cara = yin+yin+yang = 2+2+3 = 7
- três coroas = yin+yin+yin = 2+2+2 = 6

Como ler o I Ching
Após a formação dos trigramas, é preciso cruzar as imagens na tabela de consulta do I Ching e encontrar o número do hexagrama correspondente. Podem ser formados dois hexagramas: o principal, que deve ter o julgamento lido profundamente, e o secundário, resultado da variação de linhas mutáveis. As linhas mutáveis são aquelas cuja soma são 6 ou 9. Consulte no livro como se faz para montar o hexagrama complementar através das linhas mutáveis.

Não é sempre que se pode formar um hexagrama complementar. Se ele não puder ser formado, significa que as respostas do hexagrama principal são suficientes para responder à pergunta.
Para a interpretação, deve-ser ler o julgamento, localizado no I Ching. Leia também os textos referentes às linhas móveis, caso haja alguma. A combinação dos textos representa a resposta do I Ching.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Assuntos relacionados: i ching astral oráculo chineses hexagramas yin yang

Leia Também

3 comentários no Vilaclub

Comente!
WILSON WILSON
Dom, 02/01/2011 - 13h46 - reportar abuso

difícil com "s", arrego Léia.
Matou o português!!!!!

responder ao comentário
alessandra bezerra alessandra bezerra
Dom, 15/11/2009 - 00h46 - reportar abuso

gostaria de saber como devo fazer quando der de cara com meu ex pois faz pouco tempo que não estamos juntos o que devo fazer

responder ao comentário
genaisse genaisse
Qua, 16/09/2009 - 09h00 - reportar abuso

olá! eu não quero fazer nenhum comentário, apenas quero saber onde vende estas moedas, vocês podem me informar?!!
desde já agradeço!

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

50 tons de cinza beyoncé 50 tons de cinza cortes de cabelo emagrecer posições sexuais
X
Site te ajuda a fazer doações online
Site te ajuda a fazer doações online Veja aqui por vilamulher