Emagreça já!

Dicas para montar um jardim vertical

Qua, 21/09/2011 - 10h41

Dicas para montar um jardim vertical

Foto/Divulgação Neo Arq


Foi-se o tempo em que era necessário ter uma casa com um vasto espaço externo para que pudéssemos desfrutar dos prazeres de ter um jardim. Agora, seja em casa ou em apartamento, existe uma maneira de viabilizar uma área verde mesmo sem dispor de muito espaço, que é o jardim vertical.

"As plantas têm propriedade de interferir positivamente na psique do ser humano, sendo fato comprovado por pesquisas junto a hospitais na Alemanha", afirma o diretor da Ecotelhado, João Manuel Linck Feijó. "Além disso, a parede verde ameniza o ambiente e sociabiliza as pessoas. Quando colocadas em locais de trabalho, diminuem o absenteísmo e contribuem para diminuição do efeito ilha de calor", completa.

Publicidade

O jardim vertical se encaixa em qualquer lugar da casa e também a qualquer tipo de bolso, já que até mesmo o fundo de uma garrafa pet pode ser usado como vaso. Além de um recanto da natureza, esse espaço pode se tornar um grande atrativo decorativo, basta usar a criatividade e brincar com as plantas e materiais.

"Algumas ideias para montar esse jardim são utilizar blocos de cimento próprios para plantio em muros, a implantar porta-vasos na própria parede ou de quadros vivos, que têm a tecnologia de manter as plantas aguadas automaticamente, optar por uma trama com cabo de aço e outras infinitas possibilidades", explica Thaís Ruiz, consultora da Neo Arq.

Todos os tipos de plantas podem ser utilizadas para a construção de seu jardim vertical, desde que sejam seguidas as necessidades de cada uma delas, já que alguns tipos de plantas necessitam de mais água, sol e outros cuidados do que outras.


Mas a falta de tempo para cuidar das plantas não pode ser uma desculpa para abandonar essa idéia. "Plantas como as cactáceas, que são originárias de áreas desérticas e sobrevivem com pouca água e recursos podem ser uma boa alternativa para manter esse projeto, sugere Thais.

Com criatividade, mantendo o jardim em uma área que tenha luminosidade e suprindo as necessidades da planta de sua escolha, só restará colher os frutos dessa bela, verde e vertical paisagem!

Por Adriana Massini (MBPress)

1 comentário no Vilaclub

Comente!
Carla Martins Costa Carla Martins Costa
Qui, 02/02/2012 - 18h06 - reportar abuso

A dica das plantas e temperos nos nichos da antiga sapateira foi bem legal, a água escorre e fica tudo no seu lugar.

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos