Ganesha - o Deus dos indianos

qua, 30/07/2008 - 16h50

Ganesha  o Deus dos indianos

Ele tem corpo de menino e cabeça de elefante. O formato não é por acaso. Ganesha aprendeu a lutar e se tornou guardião dos aposentos do pai, Shiva. Certo dia, o filho não deixou Shiva entrar e a partir disso surgiu uma briga sem fim. Até que Ganesha teve a cabeça decapitada pelo próprio pai. A mãe Parvati queria o filho vivo em seus braços. Diante disso, Shiva pediu que seu exército procurasse a primeira cabeça de um ser vivo para colocar no corpo do menino. Diante disso, a mãe exigiu que Ganesha fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais.

Isso explica porque esse Deus é adorado e reverenciado pelos indianos. Ganesha representa a sabedoria para enfrentar desafios e a superação dos obstáculos. Na Índia, ele permanece nas portas dos templos e das casas a fim de protegê-las. Quando os indianos querem abrir um negócio ou mesmo conquistar um emprego entoam mantras para ele.

O mantra de Ganesha é Om Gam Ganapataye Namah! (Saúdo o senhor Ganapati!) Ganapati é um dos nomes de Ganesha. Ele deve ser entoado junto com o japamala, rosário indiano, diante de um pequeno altar, repleto de divindades, oferendas e incensos de flores. Quando o pedido é atendido, os indianos oferecem doces para Ganesha.

Sua figura é cheia de significados. A cabeça grande em cima de um corpo de menino representa a sua capacidade intelectual e sabedoria. Já a barriga está ligada a sua capacidade de engolir, digerir e assimilar obstáculos. O ratinho nos pés simboliza o Ego e os seus desejos, afinal, ele rouba comida constantemente, mais do que pode comer, por isso ele sempre está olhando para cima e aguardando a permissão de Ganesha para comer os objetos.

Por Juliana Lopes

5 comentários no Vilaclub

Comente!
MARCEO
sex, 15/04/2011 - 15h56 - reportar abuso

como vc gosta muito de idolos e tudo da India poderia me dizer o nome da deusa de joelho

responder ao comentário
Auxiliadora Negreiros
qua, 19/01/2011 - 17h21 - reportar abuso

Adora deuses indiano,tudo da india,eu amo de paixão,

responder ao comentário
Nininhaah
sab, 27/11/2010 - 20h02 - reportar abuso

O deus Ganesha e muito importante para a india pois ele era um deus gentil e alegre.Ajudava todos os homens a melhorar a vida.Foi com estas palavras que fiquei curiosa para descobrir mais sobre este deus que estava sendo dito no meu livro da escola,de historia, estou no sexto ano.Tambem e muito legal a historia do buda,que nos traz muita curiosidade de descobrir mais

responder ao comentário
Simone Martins Berreel
quin, 27/08/2009 - 18h40 - reportar abuso

Gistaria de me cadastrar.

responder ao comentário
gilda maria das dores
sex, 29/05/2009 - 13h12 - reportar abuso

Gostaria de ganhar de presente um ganesha desse colorido igual o da reportagem,pois sei que tê-lo como presente me trará muita sorte...será que serei contemplada?

responder ao comentário

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

casamentoorgasmo femininodrenagem linfáticamusculaçãomaquiagempenteadostriglicéridessaladasansiedadecortes de cabeloorganizaçãopartobolo de cenourakama sutrabolo de chocolatebepantoldieta dukandieta detox