Especiais > Espelho da Beleza |

Mini jardim: solução para pequenos espaços

sex, 30/07/2010 - 10h28

Mini jardim solução para pequenos espaços

Foto: divulgação/ Benedito Abbud

Casas e apartamento cada vez menores com quartos apertados e salas minúsculas. Essa tendência se confirma com o passar dos anos e toda essa falta de espaço atrapalha, mas quem mais sofre com isso são aquelas pessoas apaixonadas por plantas e flores e que sonham ter um jardim só seu. A solução pra isso tem nome: mini jardim.

O arquiteto e paisagista Benedito Abbud explica que com essa proposta é possível fazer um jardim em um pequeno quintal, dentro de casa ou até mesmo na varanda de um apartamento. "Não há nenhuma área mínima para isso, apenas atente para a quantidade de terra necessária para o porte das árvores (no caso do jardim no quintal) ou para o tamanho dos vasos".

Na hora de montar o seu, a área onde será o jardim influencia bastante a escolha das plantas, então é necessário estar atento, especialmente no caso dos locais fechados. De acordo com Abbud, nos jardins internos, por receberem pouca luz do dia, a dica é escolher espécies que são mais resistentes e se adaptem à sombra, tais como: a Palmeira ráfia (Rhapis excelsa), a Palmeira bambú (Chamaedorea elegans), o Lírio da paz (Spathiphyllum cannifolium), o Antúrio (Anthurium andraeanum), a Peperômia (Peperomia obtusifolia), a Dracaena surculosa e a Polyscias fruticosa.

Para os ambientes internos que não necessariamente recebem luz direta do sol, mas são bem iluminados, há outras opções. "São indicadas a Dracaena fragans, a Pleomeli reflexa, a Phoenix roebelinii e Dracaena arbórea". Depois de escolher a vegetação, vale apostar em itens decorativos no jardim, a tendência é combinar plantas e mimos.

Se o espaço for muito pequeno, a dica é adotar os jardins verticais com vasos pendentes, cilíndricos ou meios vasos, junto às paredes, com tutores para trepadeiras. "Cabe ainda uma pequena estante com suportes de temperos e ervas".

[galeria]

Na hora de escolher como compor o seu jardim, escolhendo o vaso e outros acessórios, tudo depende do porte das plantas e o estilo escolhido. Abbud explica que nos jardins mais formais, ou seja, com arcos, nichos, móveis e peças antigas, podem ser usados vasos com guirlandas, plantas podadas em bola ou cone e cercas vivas. Já no caso de um ambiente com treliças nos tetos, paredes brancas ou de palha natural, são boas opções as plantas frutíferas, floríferas e aromáticas em vasos. "Já nos jardins do tipo zen, que podem ter velas e canteiros de pedrisco, as plantas ideais são as escultóricas, tipo bambu mossô em vasos com design oriental, Ciccas e Phoenix".

Independentemente do estilo escolhido, os cuidados são basicamente os mesmos para qualquer jardim. O que vale é a rega moderada para não encharcar. "Se for em um lugar aberto, cabe uma atenção quanto às estações do ano: no verão chove e venta mais, então a irrigação deve ser diminuída, enquanto no inverno pode ser um pouco mais frequente, desde que irrigue até a raiz". Para tirar a poeira, as folhas podem ser limpas com um pano úmido.


"Independente do tipo de vegetação, os jardins ajudam a criar um clima ‘verde’ e natural para a casa, aproximando o homem da natureza e trazendo um pouco de tranquilidade em meio ao stress das grandes cidades", finaliza o paisagista.

Por Larissa Alvarez

2 comentários no Vilaclub

Comente!
Francimar
sex, 09/12/2011 - 10h22 - reportar abuso

Por favor me ajude, tenho um jardim de inverno na minha sala de 3,00m / 40cm de profundidade, e quase não leva sol, o que devo plantar e o com decoro não entendo nada de decoração principalmente de plantas. Se vc quiser mando uma foto do meu jardim.antecipadamente muito obrigada.

responder ao comentário
Rosane
quin, 25/08/2011 - 13h51 - reportar abuso

ADOREI !! soluçoes com muito bom gosto !! muito lindo

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas