Especiais > Espelho da Beleza |

Os benefícios da Geoterapia

seg, 29/06/2009 - 10h46

Os benefícios da Geoterapia

A natureza deixa para nós elementos que nos proporcionam mais saúde e bem estar. A argila, por exemplo, é um importante aliado no tratamento de várias doenças. O mineral já era usado entre os povos egípcios para combater inflamações e úlceras, também curou muita gente durante a Idade Média e na Segunda Guerra Mundial.

Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, antiinflamatório e cicatrizante. Para cada região do corpo é usada uma argila diferente - verde, marrou ou acinzentada, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos.

Segundo Rosana Batestusso, naturóloga do Instituto Brasileiro de Naturologia, a argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substância utilizada com ela. “Para o fígado, por exemplo, utilizo a argila verde. A mesma vale para eliminar a acne, usada com óleo de melaleuca. Na pele, aplico uma mistura de argila amarela e óleo essencial de grapefruit. A amarela também serve para a estética na região do abdome - absorve gorduras e renova as células. E a branca com óleo de laranja e gerânio tem a função de clarear manchas”, explica.

A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais. Também auxilia nos efeitos da menstruação, como cólicas ou TPM. Por meio da argila, ela troca a energia dos minerais na região doente e melhora a circulação sanguínea.

“No tratamento, a argila não é aplicada diretamente sobre a pele, como se imagina. Ela é misturada com outras substâncias e usada na forma de compressa. Assim que ela seca, novamente é colocada outra gase umedecida”, diz.

De acordo com Rosana, durante a sessão, é comum a região doente ficar bastante quente. Se a temperatura está alta é um indício que o local está bastante comprometido. A naturóloga sempre utiliza a Geoterapia como algo complementar ao tratamento médico, às vezes até após o seu término. “Se é uma inflamação na garganta, por exemplo, nunca indico a geoterapia com o uso de antibióticos, pois na hora da aplicação, o corpo acaba expelindo o medicamento”.

As sessões são feitas entre uma e uma hora e meia, e custam 100 reais cada. Já os tratamentos faciais são feitos em apenas 10 minutos, o valor é de 50 reais.

leia também


Em breve, esta terapia alternativa poderá ser oferecida pela rede estadual de saúde do Rio de Janeiro. Já existe uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada este mês, dia 16 de junho, no Diário Oficial, que permite o funcionamento do Programa de Terapia Natural. Com essa nova medida, hospitais públicos irão oferecer especialidades como massoterapia, acupuntura, medicina ortomolecular, entre outros, incluindo a geoterapia.

Por Juliana Lopes

1 comentários no Vilaclub

Comente!
adriana
qua, 21/03/2012 - 18h17 - reportar abuso

geoterapia +drenagem linfatica.93918753

responder ao comentário

Especiais VilaMulher

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas