Câncer de Mama

Os benefícios da Geoterapia

Seg, 29/06/2009 - 10h05

Os benefícios da Geoterapia

A natureza deixa para nós elementos que nos proporcionam mais saúde e bem estar. A argila, por exemplo, é um importante aliado no tratamento de várias doenças. O mineral já era usado entre os povos egípcios para combater inflamações e úlceras, também curou muita gente durante a Idade Média e na Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, antiinflamatório e cicatrizante. Para cada região do corpo é usada uma argila diferente - verde, marrou ou acinzentada, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos.

Segundo Rosana Batestusso, naturóloga do Instituto Brasileiro de Naturologia, a argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substância utilizada com ela. “Para o fígado, por exemplo, utilizo a argila verde. A mesma vale para eliminar a acne, usada com óleo de melaleuca. Na pele, aplico uma mistura de argila amarela e óleo essencial de grapefruit. A amarela também serve para a estética na região do abdome - absorve gorduras e renova as células. E a branca com óleo de laranja e gerânio tem a função de clarear manchas”, explica.

A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais. Também auxilia nos efeitos da menstruação, como cólicas ou TPM. Por meio da argila, ela troca a energia dos minerais na região doente e melhora a circulação sanguínea.
“No tratamento, a argila não é aplicada diretamente sobre a pele, como se imagina. Ela é misturada com outras substâncias e usada na forma de compressa. Assim que ela seca, novamente é colocada outra gase umedecida”, diz.

De acordo com Rosana, durante a sessão, é comum a região doente ficar bastante quente. Se a temperatura está alta é um indício que o local está bastante comprometido. A naturóloga sempre utiliza a Geoterapia como algo complementar ao tratamento médico, às vezes até após o seu término. “Se é uma inflamação na garganta, por exemplo, nunca indico a geoterapia com o uso de antibióticos, pois na hora da aplicação, o corpo acaba expelindo o medicamento”.

As sessões são feitas entre uma e uma hora e meia, e custam 100 reais cada. Já os tratamentos faciais são feitos em apenas 10 minutos, o valor é de 50 reais.

leia também


Em breve, esta terapia alternativa poderá ser oferecida pela rede estadual de saúde do Rio de Janeiro. Já existe uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada este mês, dia 16 de junho, no Diário Oficial, que permite o funcionamento do Programa de Terapia Natural. Com essa nova medida, hospitais públicos irão oferecer especialidades como massoterapia, acupuntura, medicina ortomolecular, entre outros, incluindo a geoterapia.

Por Juliana Lopes

1 comentário no Vilaclub

Comente!
adriana adriana
Qua, 21/03/2012 - 18h21 - reportar abuso

geoterapia +drenagem linfatica.93918753

responder ao comentário

Especiais Vila Mulher

Especial de Páscoa

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?

VILACLUB - O conteúdo da rede do Vila Mulher

Top Temas

artesanato bolo de cenoura bolo de chocolate cabelos curtos cortes de cabelo emagrecer enfeites de natal lembrancinhas chá de bebê lembrancinhas de natal maquiagem moda verão 2014 orgasmo pensão alimentícia penteados penteados para madrinhas posições de sexo posições sexuais unhas decoradas vestidos